Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 01h00

Tom Maior conta história do Piauí no sambódromo

Publicidade

da Folha Online

A escola de samba Tom Maior contou hoje, no sambódromo do Anhembi, a história do Estados do Piauí. A apresentação dividiu seu foco entre aspectos científicos da região --como os fósseis de dinossauros-- e também os musicais. Referências ao forró e ao músico Frank Aguiar fecharam o desfile da segunda escola a se apresentar na segunda noite do Carnaval de São Paulo.

O destaque no início do desfile ficou por conta da referência ao carbono 14, um método utilizado para definir a datação de descobertas científicas. Dentro deste tema, a saia da porta-bandeiras era composta por grandes bolas, criando um efeito diferente.

Ainda nos elementos científicos que contaram a história do Piauí estava um carro alegórico que mostrava um fóssil de dinossauro --uma referência à riqueza arqueológica da região. Neste clima, os integrantes que ocupavam o carro estavam vestidos com roupas que lembravam o desenho "Os Flintstones".

Diversas fantasias --como as das baianas-- levavam palha e fibra de babaçu, dois itens bastante comuns no Piauí. Também típicas, no estilo "Lampião", eram as fantasias dos cangaceiros.

O destaque dado a Frank Aguiar no samba-enredo "Em grandes sertões veredas, o elo perdido se achou... Piauí a terra do sol me encantou! Com Frank Aguiar o rei do forró eu vou!" só apareceu no sambódromo na última ala e carro alegórico. Os integrantes, com cachorros pendurados na fantasia, antecediam o carro ocupado pelo músico.

De acordo com Marko Antonio da Silva, presidente da escola, inicialmente, a idéia era cantar apenas a vida do músico, mas após uma conversa com o próprio artista, ele preferiu algo mais abrangente e sugeriu homenagear sua terra natal.

A escola conta com 3.200 integrantes e 26 alas.

Desfiles

Antes da Tom Maior, a Peruche passou pelo sambódromo. Depois, desfilam Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Pertencente ao Grupo das Escolas Esportivas, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações, mas não disputa o título pelo grupo.

Ontem desfilaram Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Leia mais
  • Com fantasias exuberantes, Unidos do Peruche encerra desfile no Anhembi
  • Galo da Madrugada leva multidão às ruas em Recife
  • Diversidade de temas marca primeira noite de desfiles em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página