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Vítima de acidente em obra do Rodoanel deve passar por cirurgia na sexta-feira
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da Folha Online
O ferramenteiro Carlos Fernando Rangel, 38, ferido na última sexta-feira (13) na queda de três vigas de uma obra do Rodoanel em Embu (Grande São Paulo), permanece internado e deve passar por cirurgia na próxima sexta (20).
Veja as fotos do acidente
Saiba mais sobre o Rodoanel Mário Covas
"Tenho sorte de estar viva", diz sobrevivente
Segundo o último boletim médico, divulgado nesta quarta, pelo Hospital Alvorada , Rangel está estável e passa bem. Apesar disso, ele deve passar por uma cirurgia devido a uma fratura exposta sofrida no punho esquerdo.
No acidente, ele teve o carro atingido pelas vigas quando passava pela rodovia Régis Bittencourt. Após o acidente, o ferramenteiro disse à Folha Online que acredita ter sido salvo por uma manobra feita quando as vigas caíram. Segundo Rangel, tudo aconteceu em uma fração de segundo.
"Estava na Régis a uns 80 km/h. Uma viga começou a rachar de cima pra baixo. Quando eu vi, já tinha despencado. Desviei pra direita e acho que foi isso que me salvou", disse.
Outras duas pessoas também ficaram feridas no acidente, entre eles está o Reginaldo Aparecido Pereira, 40, teve alta na segunda-feira (16). A terceira vítima, a bancária Luana Augusto Coradi, que dirigia outro carro atingido pelas vigas, teve alta ainda na madrugada de sábado (14).
Acidente
As vigas, que pesam 85 toneladas e têm 40 metros de comprimento, haviam sido instaladas no começo da semana. Por volta das 21h15 de sexta elas despencaram de uma altura de aproximada de 20 metros e atingiram um caminhão e dois carros --um deles ficou totalmente destruído.
As causas do acidente estão sendo investigadas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e um laudo será elaborado pelo IC (Instituto de Criminalística). O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e o Ministério Público também vão investigar o acidente.
Na segunda o presidente do Crea-SP, José Tadeu da Silva, afirmou que a instalação de quatro, e não de cinco vigas previstas, é a principal hipótese para explicar as causas do acidente. Para Silva, a instalação de uma viga a menos é um procedimento incorreto e inadequado e, como a quinta viga quebrou, nenhuma delas deveria ter sido instalada.
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Por que nao terminam?
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- É inacreditável as Vigas (85 ton) terem caido após a ação de um Tornado Brasileiro !
- Também, devido as vibrações de um Terremoto Paulista !
- Falaram, também, pela falta das escoras de madeira 45 graus, mão francesa !
- Também, que se tivesse a 5a. viga nada teria acontecido ???
- Também, provável defeito no aparelho de apoio neoprene !
- Que a viga teria tombado lateralmente (vento e vibração),
- Que a sobre-elevação da Pista de 3% facilitou o tombamento lateral.
- Chamem o Encarregado Geral de Obras, aquele antigão, acostumado com o Serviço, que Ele dará o Laudo Pericial mais correto.
- Com certeza foi Erro Grosseiro,
- Vejamos, 42,5 ton em cada apoio não é qualquer vento, tempestade, furacão, terremoto capaz de tirar do lugar ou derrubar.
(Estamos apenas curiosos para saber o que aconteceu, nada mais !!! )
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