HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

pesquisa
11/08/2004
Rio e São Paulo são mais caras que Buenos Aires

A variação da moeda brasileira frente ao dólar fez com que Rio de Janeiro e São Paulo ultrapassassem Buenos Aires na lista das cidades mais caras do mundo, informou ontem o site da BBC Brasil, citando dados da pesquisa da consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) divulgada segunda-feira.

A capital argentina caiu duas posições em relação à pesquisa anterior, publicada em fevereiro último, ficando no 121 lugar entre as cidades mais caras do mundo. O Rio subiu da 122 para a 115 posição, e São Paulo da 125 para a 117.

Na América Latina, a Cidade do México é a mais cara, tendo ficado em 64 lugar depois de ultrapassar San Juan de Porto Rico. A capital da Venezuela, Caracas, ficou na lanterna: só é mais barata que Teerã.

Paris fica em terceiro
Segundo a EIU, que pertence ao grupo que publica a revista “The Economist”, a variação do custo de vida tem duas origens: as mudanças de câmbio (o caso da moeda brasileira) e de preço. Como todos os preços são convertidos em dólares, se uma moeda se fortalece ou a inflação sobe, o custo de vida relativo do país aumenta.

A pesquisa, feita a cada seis meses, compara os preços de produtos de 133 cidades em todo o mundo. Os dois primeiros lugares continuam com o Japão: Tóquio e a região Osaka-Kobe.

Paris subiu quatro posições, para o terceiro lugar, empatada com Oslo. Copenhague ficou na 5 posição, enquanto Zurique e Londres empataram no 6 lugar. Fechando a lista das dez cidades mais caras estão, nesta ordem: Reykjavik (Islândia), Genebra e Viena.

Lisboa, ocupando a 54 posição, é a única cidade da antiga União Européia (UE) — sem considerar os dez países que entraram no bloco este ano — que não está entre as 50 mais caras do mundo.

Segundo a EIU, o avanço das cidades européias no ranking é conseqüência da valorização do euro em relação à moeda americana.

O outro lado desse fenômeno foi o fato de cidade dos Estados Unidos não figurar entre as 25 primeiras posições da lista. Nova York, a mais cara cidade americana, despencou do 13 para o 27 lugar. A cidade é a única americana entre as 30 primeiras. Outras seis cidades dos EUA estão entre as 50 mais caras.

Euro acumula
“Apesar de as condições de preços locais não terem mudado, a continuada fraqueza do dólar e a valorização das moedas européias levou as cidades da Europa a avançarem no ranking do custo de vida global”, afirma a EIU em seu relatório.

O euro acumula valorização de 7,1% frente ao dólar no período de 12 meses encerrado em março. Desde então, a moeda única européia já avançou mais 2,4%. Ontem o euro era negociado a US$ 1,22.

A pesquisa do custo de vida nas cidades da EIU é normalmente usada por empresas para calcular os salários de seus executivos quando eles são transferidos de seus países de origem.

As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
11/08/2004 Governo retoma projeto de PC popular
10/08/2004 Vistoria vê más condições na Febem de Alckmin
10/08/2004 Estudo mostra que cotas não trarão mudanças na UEL
10/08/2004
Educação mobiliza 750 mil alunos contra a hantavirose
10/08/2004
Metas da ONU: Brasil tem avanço desigual
10/08/2004 Parceria público-privada leva adultos de volta às escolas
10/08/2004 Bastos propõe revisão da lei de crimes hediondos
10/08/2004
Lula pede esperança e diz que dá para criar emprego com pouco
10/08/2004 Novo provão abordará globalização e ética
09/08/2004 Jovens ganharão mais um espaço de manifestação cultural