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desempenho estudantil
11/08/2004
Rejeição nas escolas prejudica nota de alunos

Alunos que se sentem deixados de lado na sala de aula, seja pelos professores ou pelos colegas, tiveram pior desempenho no último exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2003. É o que mostra boletim divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O sentimento de rejeição teve efeito negativo mais forte nas notas dos estudantes da 4 série. Na prova de português, cujas questões avaliam a capacidade de leitura, a média dos alunos que se dizem rejeitados foi 145,30 contra 178,51 dos que nunca ou quase nunca têm essa sensação. Ou seja, uma diferença de 33 pontos. A média de quem disse se sentir excluído de vez em quando ficou em 165,25.

"Aspectos subjetivos e afetivos são extremamente importantes para a aprendizagem. Não basta a escola ter recursos tecnológicos: é preciso que seja também um espaço acolhedor", disse o presidente do Inep, Eliezer Pacheco.

300 mil alunos
Na 8 série e no 3 ano do ensino médio, ocorreu o mesmo, mas com menor intensidade. A diferença de rendimento entre os alunos que se sentem rejeitados e os que não se sentem foi de 14 pontos em português, na 8 série, e 10 pontos, no 3 ano. Ao todo, fizeram o teste 300 mil estudantes.

O Saeb é a mais abrangente avaliação da educação básica feita pelo governo.


As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

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