.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

dna brasil
21/09/2004
Projeto de inclusão de deficientes nas escolas não é o suficiente

Vanessa Sayuri Nakasato
Enviada especial a Campos do Jordão *

Elaborar dezenas de projetos para incluir deficientes físicos nas escolas não basta. Antes de mais nada, é necessário possibilitar acessos em todo o complexo escolar. Essa foi a conclusão dos profissionais que debateram "Educar para quê?", no encontro DNA Brasil - 50 Brasileiros Param para Pensar a Vocação do País, em Campos do Jordão, São Paulo, entre os dias 16 e 18 de setembro.

Embora tenha aumentado o número de portadores de deficiência física nas escolas, segundo números do Ministério da Educação (MEC), a porcentagem é ínfima e o Brasil ainda é um país excludente.

O psicólogo italiano Contardo Calligaris, que estuda a exclusão social do Brasil, afirmou com exclusividade para o site GD que é impossível projetos de inclusão funcionarem quando a cidade onde o deficiente vive não o oferece acesso físico para que ele tenha uma vida normal.

No caso da educação, o resultado jamais será completo à criança especial. Ela poderá se sentir bem ao conviver com coleguinhas que a aceitam, mas se sentirá frustrada quando se deparar à realidade e começar a encontrar obstáculos à sua frente. "É como se a criança pensasse "eles não pensaram em mim" ao encontrar uma escadaria ou um simples degrau", explica Calligaris.

Ele conta que nos Estados Unidos, onde morou nos últimos 10 anos, existe uma lei obrigando a instalação de rampas e elevadores em todos os lugares públicos e privados.

"Quando eu era professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, alguns alunos estrangeiros perguntavam se os americanos sofriam muitos acidentes. Eles comentavam admirados que nos Estados Unidos há muito deficiente físico. Não há mais nem menos que nos outros países. A diferença é que eles vão para as ruas, circulam, não ficam trancafiados em casa como no Brasil", conta.

O psicólogo diz que o Brasil precisa aprender a aceitar e a conviver com portadores de necessidades especiais, principalmente nas escolas. Conforme Calligaris, é muito saudável para a criança crescer com as diferenças e trata-las de forma natural. "Quem exclui é tão excluído quanto a pessoa que está sendo excluída, porque quem não convive com o outro se empobrece."

Na opinião do educador e escritor Rubem Alves, é muita hipocrisia falar em inclusão de deficientes nas escolas."As instituições educacionais são feitas em linhas de montagem. Muitas têm lindos projetos, belas idéias, mas são poucas as que adaptam seus ambientes. Não tem como tratar a inclusão de deficientes sem espaço físico para elas."

O consenso de todos os debatedores do assunto é que as barreiras arquitetônicas são apenas o começo de um enorme problema. E para o processo inclusivo acontecer, é preciso que haja acessibilidade a todos.

(*a jornalista foi convidada pelo DNA Brasil.)

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
21 /09/2004 Encontro nacional discute execução de medidas socioeducativas
21 /09/2004
Globalização não beneficia a todos
21 /09/2004 Bolsa-escola não tira criança do trabalho
21 /09/2004
Tecnologia é mal utilizada na educação brasileira
21 /09/2004
Escola pública de qualidade ainda existe, diz Fernando Almeida
21 /09/2004
Brasileiro é educado pela TV
21 /09/2004
EUA atacam proposta de imposto contra a fome
20 /09/2004
Cresce oferta de emprego para mais velho
20 /09/2004
Escolas públicas vão receber equipamentos apreendidos pela Receita
20 /09/2004
Pedido de Lula contra a fome tem apoio de 47 países