.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

injustiça
21/09/2004
Globalização não beneficia a todos

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram nesta segunda-feira, na sede da ONU, em Nova York, que a globalização ainda não beneficiou os pobres. Ambos frisaram que o mundo precisa aumentar os esforços para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio — uma série de metas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, incluindo áreas como renda, saúde, educação e gênero.

“Não estamos aproveitando o potencial que a globalização oferece para reduzir a fome e a pobreza, para prover de condições dignas o mundo do trabalho, para atender as demandas de homens e mulheres por alimentação, moradia, água, saneamento, educação e cultura”, declarou Lula em discurso na reunião da Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização.

Annan frisou que há benefícios, mas não para todos. “Os benefícios da globalização têm sido distribuídos de maneira desigual. Muito de seu peso recaiu mais fortemente sobre aqueles que menos podem se proteger. Muitas pessoas, particularmente nos países em desenvolvimento, sentem-se excluídas e ameaças pela globalização”, afirmou.

Segundo o secretário-geral, ainda há “um longo caminho” para se atingirem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Para tornar os Objetivos mais próximos da realidade, precisamos reforçar a vontade política para manter nossas promessas, e encontrar um ponto comum necessário para renovar nosso sistema multilateral”, disse Annan.

Lula também destacou a necessidade de colaboração entre os países. “Os desafios e dilemas de nossa sociedade planetária exigem soluções integradas e vontade comum”, defendeu. “Precisamos globalizar os valores da democracia, do desenvolvimento e da justiça social para dar resposta ao preocupante déficit de governança mundial”.


As informações são do site PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
21 /09/2004 Bolsa-escola não tira criança do trabalho
21 /09/2004
Tecnologia é mal utilizada na educação brasileira
21 /09/2004
Escola pública de qualidade ainda existe, diz Fernando Almeida
21 /09/2004
Brasileiro é educado pela TV
21 /09/2004
EUA atacam proposta de imposto contra a fome
20 /09/2004
Cresce oferta de emprego para mais velho
20 /09/2004
Escolas públicas vão receber equipamentos apreendidos pela Receita
20 /09/2004
Pedido de Lula contra a fome tem apoio de 47 países
20 /09/2004
Decisão da AGU preocupa universidades federais
20 /09/2004
"Saúde deve ser vista como cultura", diz diretora do Opas