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Publicação levanta debate sobre financiamento de candidatos

Miguel Vieliczko
Equipe GD

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançou ontem (24-5) a publicação "A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral". Ela será distribuída entre as 267 empresas associadas ao instituto e formadores de opinião.

O objetivo é aprofundar a discussão sobre o financiamento de campanhas políticas pela iniciativa privada.

De acordo com Oded Grajew, presidente da instituição, o envolvimento com o processo eleitoral, além de contribuir para o combate à corrupção e à ineficiência no governo, evidencia a preocupação social das empresas e se reflete em maior produtividade.

Segundo Guilherme Leal, presidente executivo da Natura e membro do conselho deliberativo do instituto, essa participação deve ser um ato de cidadania e não uma troca comercial. "A sociedade cada vez mais valoriza o componente ético como critério para escolher um produto", disse.

O envolvimento político, segundo Leal, não melhora apenas a imagem de uma companhia. "A eleição de candidatos populistas - que prometem obras sem que o governo tenha recursos e depois aumentam os impostos para viabilizá-las - prejudica o setor privado, pois aumenta as cargas tributárias", explicou. "É mais vantajoso gastar com campanhas do que arcar com os custos de um governante corrupto", opinou.

Uma das principais medidas sugeridas na publicação é a transformação da empresa numa escola de cidadania. Isso seria possível com o envolvimento dos funcionários em debates que proponham a reflexão sobre o passado dos candidatos. "Vivemos numa democracia participativa, a empresa tem que entender que ela é um centro de referência e criação de valores", alertou Grajew.

 

 
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