Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Bolsa de Valores

Assim como os mercados mundiais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com volatilidade nas últimas semanas, influenciada pela crise de créditos imobiliários de alto risco nos Estados Unidos.
Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
M Mig (2425) 02/12/2008 19h26
M Mig (2425) 02/12/2008 19h26
"Impacto da queda da produção industrial será maior em 2009, diz Miguel Jorge "
Isso por que estamos na crise que lula disse que jamais nos alcançaria..
15 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 01/12/2008 20h54
Saulo Mundim Lenza (679) 01/12/2008 20h54
Pois é. Ninguém está a salvo das dificuldades econômicas/financeiras, ninguém mesmo.
E o marolinha hein?
Ele falou que aqui seria tudo diferente.
E agora?
Bem agora ele pode dizer que não sabia de nada.
Cara de pau para isso ele tem.
17 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1931) 28/11/2008 22h28
Rui Ruz Caputi Caputi (1931) 28/11/2008 22h28
É claro e evidente que não interessa a nenhum de nós brasileiros a queda no prestigio internacional de que dispõe a Petrobras, porém também não nos interessa que sejam escomoteadas supostassituações contábeis desfavoráveis. Esperamos que tudo esteja realmente muito bem. Por que se assim não for, o povo ficará muito, mas muitíssimo decepcionado por tamanha incompetencia gerencial! Esperamos que seja apenas boataria toda essa repercurssão dos emprestimos! 9 opiniões
avalie fechar
José Antônio Tanure (29) 28/11/2008 13h51
José Antônio Tanure (29) 28/11/2008 13h51
Não entendi a ministra Dilma Roussef.Porque o jeitinho exasperado nas entrevistas ou perguntas sobre o empréstimo a Petrobrás? Que história é esta de jeitinho exasperado.Aí tem coisa. Tem que ter postura, calma, responder direitinho. Tá certo que tem muito repórter idiota, pergunta provocativa, burrices fenomenais desta turma entrevistadora. Mas ela não tem que entrar na deles. Pode parar com esta prepotência de que "faço e pronto, estou certa e ninguém pode me questionar". Para com isto. Outra peste feito a Zélia ninguém aguenta.O que poderia até ser normal e ter explicação, acaba por se complicar. Sra. Dilma, a sra. vive do nosso salário, do nosso trabalho, do trabalho de toda a nação que te paga para que a Sra. trabalhe (funcionário público trabalhando, até parece....) e dê quantas satizfações se façam necessárias ao bom entendimento dos fatos. Se é armação política para cima do PT, se reunam, acertem um plano de conduta e dêem logo satizfação do fato para que se pare com esta perda de tempo e este fuzuê danado que vcs mesmos estão ajudando a fomentar por não esclarecerem logo o assunto. A julgar pela demora, aí pode ter coisa. Já vi este filme antes. 25 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Pignataro (59) 28/11/2008 13h45
Ronaldo Pignataro (59) 28/11/2008 13h45
"O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, exaltou nesta quinta-feira a forte regulação e o provisionamento dos bancos brasileiros, que conseguiram manter o sistema bancário local afastado do epicentro da crise financeira global. "A prudência compensa", disse Meirelles em discurso no jantar anual da Febraban (Federação Brasileira de Bancos)."
O que teria querido dizer a eminente autoridade com as assertivas acima?
Exaltou a forte regulação e o provisionamento.
Segundo o Aurélio, quem exalta torna alto, sublime, grandioso, alguma coisa. No caso, o que a autoridade diz ser grandiosa ou sublime é a forte regulação e o provisionamento dos bancos brasileiros. Podemos entender que a regulação é efetuada pelo BC, só que aí deparamos com o primeiro entrave em nossa análise; qual seria o objeto da exaltação?
Descartada a hipótese que o presidente estaria a exaltar si mesmo, nos resta somente a de que ele estaria a exaltar, na posição de presidente da instituição reguladora do sistema financeiro nacional, o bom trabalho das entidades reguladas em se auto-regular e no tocante à questão do provisionamento.
"Meirelles ainda defendeu, durante seu discurso, que o Brasil poderia ter um sistema de provisionamento de crédito que acompanhasse a concessão deste crédito. Atualmente, os bancos fazem o provisionamento de acordo com o tipo de financiamento dado e com o nível de risco que considera ter ao fazer a operação."
Mas o que seria provisionamento?
O nosso habitual socorro, o Aurélio, falha em nos transmitir o significado de tal vocábulo. Talvez tenha sido inventado em função de algum tempero excêntrico presente nas iguarias servidas no jantar.
O que nos salva, contudo, é que a raiz da palavra é conhecida, e tem a ver com provisão.
A idéia coloquial de provisão é de abastecimento, fornecimento, sortimento, provimento, mas no caso, conhecido o ambiente contábil em que se desenrolava a conversa, a idéia é de separação de um valor para uma determinada conta, como na "provisão para devedores duvidosos" em que se separa um valor que se acredita perdido mas que ainda os a custa a admitir o fato.
A dificuldade, agora, em nossa análise é que a provisão, qual como é definida, sempre antecede o que se quer prover, ou antever um valor para. Assim, é desprovido de qualquer sentido o fato da provisão acompanhar o que se quer "provisionar", como o ilustríssimo senhor deixou a entender em sua fala:
"Meirelles ainda defendeu, durante seu discurso, que o Brasil poderia ter um sistema de provisionamento de crédito que acompanhasse a concessão deste crédito. Atualmente, os bancos fazem o provisionamento de acordo com o tipo de financiamento dado e com o nível de risco que considera ter ao fazer a operação."
Contabilmente, o financiamento é que teria que acompanhar o "provisionamento".
Contudo, analisando no contexto e atento à chave "A prudência compensa" o Sr. Presidente, de fato, elogia a atitude dos bancos em se expor menos a riscos separando uma parcela (provisão) menor do dinheiro disponível para financiamentos e empréstimos apesar dos tentadores ganhos prometidos pelas taxas de juros (prudência).
Embora, se saiba que menos dinheiro para o financiamento do desenvolvimento significa mais dinheiro para a especulação e para outros fins menos nobres, a seguir passam para as apostas em quanto deverá crescer o país em 2009, apesar de todos esses entraves.
379 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vieira de Morais (202) 25/11/2008 08h41
Rodrigo Vieira de Morais (202) 25/11/2008 08h41
O pior da crise já passou.
Agora todo mundo já sabe que vai quebrar, é só esperar.
A história é antiga. Há 15 anos um professor meu disse pra turma na aula de economia. "Se você possui uma dívida de 50.000 reais está quebrado, agora se possui uma dívida de 1.000.000 aí te emprestam mais dinheiro pra vc não quebrar".
Por isto que digo: se for devedor, seja, mas um mega devedor.
25 opiniões
avalie fechar
carlos maciel (18) 25/11/2008 06h01
carlos maciel (18) 25/11/2008 06h01
Uma palavra sobre a crise Brasil Equador.
Por que o BNDES emprestou dinheiro ao Equador?
certamente porque a Odebrecht o conseguiu através de lobby e propina.
Sempre assim com as empreiteras. Fabrica-se o cliente para desviar o dinheiro.
16 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (210) 24/11/2008 22h54
Julião Villas (210) 24/11/2008 22h54
Ainda estou tentando entender,num aspecto mais generalizado dessa crise, como podem tomar prejuizos bilionarios todas essas empresas, que são na verdade o destino final do dinheiro que circula no mundo.Como pode ir a falencia um banco que paga 0,5% de juros para alguém que deixou seu dinheiro parado ali por um mes, sendo que esse banco pega esse mesmo dinheiro e empresta com 14% de juros no cartão.A conta não bate, como pode uma empresa que vende carros a 100 anos para o mundo todo perceber depois de fazer tanto dinheiro que está a beira da falencia? Me soa muita burrice conseguir perder dinheiro dessa forma, mas provavelmente é uma grande esperteza. O que também não entendo é que todas essas instituições bilionárias até agora só se preocupam em divulgar o quão quebradas estão , o quão fundo é o buraco.Parece que a receita para afundar é o caminho inevitável de todos os gradões.Não vejo um esforço coletivo de se perguntar "onde erramos?" e "como fazer para não errar de novo?" Como se fosse mais facil divulgar por ai, "Estamos a beira da falencia, me empresta ai alguns bilhões?"Será que com essa dinherama toda essas instituições, de filosofia até então "intocáveis" vão botar a mão nesse dinheiro e pensar que agora vão fazer a coisa certa?Essas histerias do mercado estão me parecendo um filho mimado chorando por que acabou a mesada.Se der mais,vai gastar mais.É a ponta do iceberg,que inevitavelmente ainda vai desmoronar,o aviso prévio é esse.Mas filho mimado não escuta, escuta? 51 opiniões
avalie fechar
roberto diaz zanetti (278) 24/11/2008 20h20
roberto diaz zanetti (278) 24/11/2008 20h20
Prezados Senhores;
Eu fico indignado com as coisas que esse desgoverno do PT fala e assina em baixo. Estava assistindo o Jornal da Gazeta e apareceu o Mantega falando sobre a crise. Além das papagaiadas habituais ele me saiu com esta perola. "AGORA COM O DOLAR EM ALTA SE TORNA PROPÍCIO PARA A EXPORTAÇÃO."
E o cara se diz economista e é ministro.
Caro Senhor Mantega, se a crise é mundial e nossos principais clientes comerciais estão em retração, de que vale o dolar esta com um valor maior se não ve venderá o mesmo volume? E afinal de contas, por que tanta retração do crédito já que os banqueiros ganharam os "tubus ao quadrado" com nossos juros astronômicos? Afinal existe um governo nesse desgoverno de Vossa Excelência.
Mamãe me acode.
5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2425) 24/11/2008 10h56
M Mig (2425) 24/11/2008 10h56
"A Divida do brasileiro cresce 70% em Quatro Anos"
O incentivo do Governo Federal para o endividamento do brasileiro como uma forma de tapear a falta de poder aquisitivo gerou um comprometimento, em média , do salário de dez meses. Esse cenário alem de comprometer um valor pesado dos ganhos mensais do cidadão endividado, está se somando aos reflexos da crise (juros altos e restrição de crédito) e aumentando a inadimplência.
Os juros que já eram altos e ficaram enormes para tentar conter a crise e iniciaram uma bola de neve de inadimplência... Juros altos levam a inadimplência, logo o risco dos financiamentos aumenta e os juros aumentam mais...
Isso por que lula jurava que a crise nunca nos alcançaria..... Agora estamos todos vendo a verdade....
8 opiniões
avalie fechar
SIDNEY MORAIS (40) 24/11/2008 10h20
SIDNEY MORAIS (40) 24/11/2008 10h20
Otima quero ver atá quanto tempo vamos aguentar. 7 opiniões
avalie fechar
Caio Soraggi (13) 21/11/2008 22h14
Caio Soraggi (13) 21/11/2008 22h14
Esse negócio de pré-sal não engana mais ninguém. 13 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Pignataro (59) 21/11/2008 16h59
Ronaldo Pignataro (59) 21/11/2008 16h59
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse nesta sexta-feira que o pior da crise já passou, e que a turbulência na economia mundial está em nova fase, marcada pela recessão de países desenvolvidos, como Estados Unidos, membros da União Européia e Japão. Ela disse que hoje está melhor porque não vemos mais grandes bancos quebrando (se bem que ela aí faz uma ressalva, dizendo que não estão mais quebrando porque já quebraram). E assim ela resolveu a crise de forma simples como quem coloca roupas sujas na máquina de lavar, fecha a tampa e pronto. Hummm.
Creio que as falas das autoridades são objeto de um estudo à parte, às vezes são realmente espantosas e até mesmo divertidas de tão inocentemente descabidas. Vai ver que a ministra se postou na praia esperando que a crise viesse pelo mar, e como não a viu chegando acompanhada de ares marinhos, passou, então a acreditar que já tenha passado, como o trem de Jaçanã.
Como a matéria a que se trata, nada tem a ver com o cancioneiro popular, voltemos à realidade fria.
O que vemos é o alastramento da crise pelos cantos do globo enquanto ela ainda amplia seus efeitos no epicentro. Nos EUA o monstro da deflação desferiu os primeiros golpes nos heróis do noroeste lançando-os fora de seus cavalos de aço e ainda ameaçando a fortaleza de Detroit. Os analistas, que mais parecem magos, tentam visualizar algum termo por além das brumas, no tempo, não chegando a nada menos que 14 meses em que ainda se deve predominar o atual "mist". Eles ainda antevêem os tentáculos da besta atingindo os que se diziam imunes.
Traduzindo, já colocam fichas na possibilidade do Brasil entrar em recessão em meados de 2009 com o desembarque por estas paragens de um filhote do monstro que hoje combatem lá, e que pode encontrar bom alimento por aqui, ou seja, a desvalorização que tomou conta dos papeis em bolsa poderá passar a corroer também os chamados ativos reais, representados pelos bens móveis e imóveis.
Se vamos, de fato, entrar nessa ninguém pode dizer, mas convenhamos, tudo se tem sido feito para que o pior aconteça na forma de uma grande festa de núpcias.
226 opiniões
avalie fechar
SIDNEY MORAIS (40) 19/11/2008 21h35
SIDNEY MORAIS (40) 19/11/2008 21h35
Com está crise toda tem presidente mandando o povo gatar comprar a prazo, é isto que esse presidente sabe fazer-COITADO.
por falar na crise não temos mais nenhuma empresa com derivativos, duvido com a ganancia que esses empresarios tem, DUVIDO QUE NAO TENHA ALGUM BANCO ENVOLVIDO.
- E ESTE TAL PRE-SAL - SERA QUE EXISTE - OS ESSES POLITOCOS SINDICALISTAS ESTÁ QUERENDO ENGANAR A QUEM.
- NAO TEM MAIS UMA PETROBRAS - CONSTRUIDA EM ALGUM PAIS DA AMERICA DO SUL - PARA DOAR.
- POVO ACORDE QUANDO ESSE PESSOAL DEIXAR O PODER VOCES VÂO VER O TAMANHO DO ESTRAGO.
20 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (134) 19/11/2008 20h00
isidorio silva (134) 19/11/2008 20h00
Eu gostaria de entender como as ações da Bolsa de Valores caíram tanto no brasil ultimamente ,que uma aplicação de( hum mil reais) aplicado nas ações de uma das maiores empresas ,que operam na bolsa de SP já está em R$ 557,90 (QUINHENTOS E CINQUENTA E SETE REAIS E NOVENTA CENTAVOS ) em pouco mais de 04 meses de aplicação , só no mês de setembro caiu 30%. E se continuar assim em queda vai chegar em pouco tempo num saldo devedor.( ou seja: a aplicação vai virar pó ).E pra complicar o meu entendimento, esta empresa anunciou um lucro tremendo no seu balanço no último trimestre de 2008. (Como nunca teve antes). 11 opiniões
avalie fechar
Edvaldo Angelo (45) 19/11/2008 18h36
Edvaldo Angelo (45) 19/11/2008 18h36
Como diria um sábio bêbado, a crise está nos olhos de quem vê. 6 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (285) 18/11/2008 21h35
sergio barbosa (285) 18/11/2008 21h35
Havia, há não muito tempo, uma série de economista mandamdo vê no governo, face dollar abaixo de R$ 2,00. Ora taí o dollar no patamar que queriam. Haaaaa mas é que não esperavam.
Economista é assim..... engenheiro de obra acabada......
Ah e as montadoras (veículos), não repassou a valorização do real pra o consumidor, nem a extinção da CPMF (que em cascata representava 2,5% do valor do veículo), aliás carro no Brasil, daquele TIPO MUNDIAL ( MODEL AROUND THE WORLD), CÁ ESTAVA CERCA DE US$ 5.000,00 (antes de imputar os impostos), maior que no resto do mundo. E agora ??? ah vamos mandar a mão de obra (barata) embora.
E a gasolina? com o Barril cerca de US$ 50,00, cade de a imprensa ficar falando todo dia sobre a recomposição (assim como fazia qdo o barril era US$ 145,00); Aqui pagamos US$ 1,07.....Lá fora a gasolina é US$ 0,56 sim centavos de dollar. E o salário aqui.....0,2 % dos de lá.
68 opiniões
avalie fechar
marxy martinuzo (8) 18/11/2008 15h59
marxy martinuzo (8) 18/11/2008 15h59
Ao tentarmos entender as origens da crise sempre chegamos a por a culpa no capitalismo...no sistema... A crise faz parte do processo econômico, é inevitavel. Se a economia cresce muito, alguma coisa tem de errado aí. È impossivel crescer perto dos 2 digitos com sustentabilidade. O problema é que, por mais que o governo de um determinado país mantenha sua própria economia num ciclo de cescimento sustentavel, se todas as economias não fazem o mesmo... quando a bolha estoura o prejuízo é rateado, e a conta sai até mais salgada para governo que andou "certinho", principalmente se for um emergente. O que fazer? aproveitar a bonança e pegar carona na bolha para ter uma boa reserva quando chegar os tempos de vacas magras, ou se solidificar a cerca do conservadorismo...
Por estas situações que decisão alguma é 100% correta. Fica fácil criticarmos as decisões agora que as consequencias ja apareceram, dificil é prever uma futura crise em tempos de fartura...
8 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 18/11/2008 13h53
Geraldo Buss (378) 18/11/2008 13h53
Desculpem-me os senhores mas não pretendo fazer comentário sobre esta matéria. Procurava algum lugar onde pudesse externar a minha total repulsa aos políticos deste governo que alegam que aprovar o projeto do senador Paim que recompõe a aposentadoria é causar um rombo de 76 bilhões ao ano aos cofres do governo. Mesmo vários deputados petistas e o Paim é um deles - não reconhecem esta alegação como verdadeira. Como é que se pode aumentar milhares de funcionários públicos - civis e militares - e não pode pagar um salário digno aos que por mais de tres decadas contribuiram bem mais que o salário mínimo. Nos últimos 5 anos, o mínimo aumentou e o salário paga aos aposentados aumentou apenas 0,89% .
Quem se aposentou com o equivalente a cinco salários mínimos em pouco tempo deixará de receber o equivalente a cinco salários para receber menos que um salário a continuar este sistema. Não se paga um valor justo aos aposentados porque a previdência socia vai quebrarl. Ministro Bernardo o brasileiro aposentado está cansado de ouvir esta conversa fiado desde os idos da formulação da nova constituição ou desde a época que o senhor era criança. Ninguém acredita mais nesta fantasia, senhor ministro .
34 opiniões
avalie fechar
Dólar estável a R$ 2,27! Estável para quem, cara pálida? Para quem sobrevive de remédios e aparelhos importados? A arrecadação federal é mais importante que a vida de milhares de brasileiros que dependem da indústria farmacêutica e da tecnologia exteriores? Vamos voltar a 100 anos atrás, quando a falta de vacinação exterminava a população? Onde Lula pode achar um Oswaldo Cruz? Será Dilma, Será Patrus Ananias? Será Tarso Genro? Será que esse partido não tem ninguém chamado Joaquim ou Manoel? José parece que não dá certo! Triste país, cujo destino está nas mão de gente que é apenas nome (que nem rima, como o Raimundo do Drummond), mas nenhuma solução! 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (871)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página