Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Bolsa de Valores

Assim como os mercados mundiais, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera com volatilidade nas últimas semanas, influenciada pela crise de créditos imobiliários de alto risco nos Estados Unidos.
Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Ronaldo Pignataro (59) 15/07/2009 17h32
Ronaldo Pignataro (59) 15/07/2009 17h32
Segundo Mantega, o novo pseudomodelo tem maior equilíbrio nas contas públicas e nas contas externas e alguma participação do Estado, além de maior regulamentação financeira e dos bancos públicos.
Isso não tem nada de novo. Este foi o modelo criado após a grande depressão. No entanto, desde o final da segunda grande guerra, o chamado primeiro mundo vem tratando de desregular o sistema financeiro em nome do liberalismo, e a ele vamos seguindo com uma certa defasagem, digamos, uns trinta anos de diferença.
A receita para o caos, vamos seguindo à risca;crédito mais fácil, prazos enormes, tributos reduzidos e crescente endividamento da população.
"É preciso que a gente facilite para que o povo consiga comprar carro. O carro continua sendo, depois da mulher ou, depois do homem, a paixão do ser humano. Quem já tem quer trocar todo ano. Quem não tem quer ter o primeiro", disse o presidente Lula, totalmente contaminado pelo mesmo mal que acomete o Mantega, na defesa de seu programa "Rodinhas Para Todos", durante o anúncio de novos investimentos pela GM do Brasil, hoje, em Brasília.
"Às vezes, o cidadão pensa em ter o primeiro carro antes de ter a primeira mulher. Ele começa a querer ter carro com 14 anos, 15 anos", continuou ele, atarantado, à platéia de executivos da montadora.
Valha-nos Deus! Que virá a seguir?
Um programa de construção de garagens populares?
215 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Pignataro (59) 15/07/2009 15h43
Ronaldo Pignataro (59) 15/07/2009 15h43
Agora que a política monetária volta aos trilhos se comportando coerentemente com o desenvolvimento da crise com a redução gradual da taxa básica de juros, chegou a vez da política fiscal entrar em delírio apenas para confirmar a tese de que nada é perfeito. Mantega surtou. Não consegue entender porque o Brasil permanece com expectativa de crescimento negativo apesar do programa "Rodinhas Para Todos" lançado pelo governo, no qual isenta do IPI as montadoras. "Por que a China continua com o crescimento positivo? E a Índia?", perguntou ele ontem ao participar da divulgação de um documento sobre a economia brasileira elaborado pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no dia 14 de julho, no qual consta de maneira sutil que o tal programa é uma tremenda furada apesar de defendido veementemente pelas necessitadas de estímulo.
"Os Estados Unidos vêm vivendo há muito tempo com déficit interno e externo. Isso não dá. Nós, aqui, acumulamos reservas e não perdemos na crise. Os países avançados deveriam caminhar para o novo modelo colocado pelos países emergentes", continuou ele na evolução do surto.
-Como poderão os Estados Unidos nos seguir se nós o seguimos- Pergunto eu. Como pode ser isso, a cobra em busca de seu próprio rabo?
Vai ser o Ó!
28 opiniões
avalie fechar
J A (76) 08/07/2009 22h32
J A (76) 08/07/2009 22h32
Pois eh Jose Antonio, de certa forma voce esta certo.
Ninguem sabe o que vai acontecer amanha, pouquissima gente sabe o que vai acontecer o ano que vem, mas quase todo mundo sabe o que vai acontecer nos proximos 5 anos.
Por isso mesmo a bolsa nao eh investimento pra amanha, nem pro ano que vem, ela eh investimento de longo prazo e historicamente rende mais do que qualquer outra aplicacao.
Por isso, se voce for por seu dinheiro suado em algum lugar, pense antes em quanto tempo voce pretende deixa-lo la. Se for deixar la por uma semana, poe na carteira; se for deixar por seis meses poe na poupanca; se for deixar por um ano poe no fundao e se for deixar por 5 anos ou mais poe em acoes...
14 opiniões
avalie fechar
José Antônio Tanure (29) 06/07/2009 18h39
José Antônio Tanure (29) 06/07/2009 18h39
ATENÇÃO: Já estão os engravatados, os analistas, as Leitoas, os jornalistas e outros istas dizendo que a crise acabou, melhorou, etc. Na verdade ninguém sabe nada deste treco. Ninguém tem bola de cristal. Mas uma coisa é certa: se estão falando que melhorou, que acabou, etc, é porque não acabou nem melhorou coisa nenhuma.Esta bolsa está subindo porque? O que EFETIVAMENTE levou a isto? E quem garante o que? Isto é mercado, jogo e especulação. Todos três tem "regras". O mercado as mais variadas, como oferta e procura, protecionismo, cartel, e inúmeras outras. O jogo é roleta, mutreta, azar, sorte, etc. A especulação nem tem mãe. Seu dinheiro é suado? É aí que vc vai colocar? Bôa sorte. 19 opiniões
avalie fechar
J A (76) 05/07/2009 00h15
J A (76) 05/07/2009 00h15
Wilson, nao tem nenhum OCO no IBOV nao, tem sim um suporte forte de alta desde janeiro.
Mais, investidor sozinho nao faz volume nenhum, nem em Nova Iorque e muito menes em SP...aos jornalistas podem falar o que quiserem, quem manda nos mercados sao os fundos.
13 opiniões
avalie fechar
Wilson Santos (70) 04/07/2009 21h19
Wilson Santos (70) 04/07/2009 21h19
VAI CAIR!!!!! Eu disse a semanas atrás:"quando a Miriam Leitão e o Joelmir Betin começam a falar bem da bolsa, uma porção de otários entram e os malandros saem". George Soros já afirmou que estamos em uma correção de uma grande queda. Vai despencar mesmo, formou ou O-C-O (ombro cabeça ombro) vai chegar aos 35.000 pontos o IBOV. 11 opiniões
avalie fechar
J A (76) 04/07/2009 01h12
J A (76) 04/07/2009 01h12
Preparem-se para uma queda ainda maior do dolar...se saiu $1 Bi e o dolar ainda esta a R$1.95, quando comecar a entrar dolar denovo o preco vai pro chao...
Eh simples, qd o dolar sai os investimentos em reais tem que ser convertidos pra dolar, isso aumenta a demanda por dolar e consequentemente aumenta o preco da moeda....quando o dolar entra eh o contrario, alguem tem que vender dolar pra pegar reais p/ investir no Brasil...qd os investimentos voltarem o dolar pra pra perto do R$1...acho que por final de 2010.
Exportadores que se segurem.
5 opiniões
avalie fechar
carlos silva (1) 02/07/2009 20h41
carlos silva (1) 02/07/2009 20h41
O pior da crise já passou, frase escrita por comentarista econômico em maio de 2008.
A crise será revertida e no ano que vem o Brasil deve voltar a crescer economicamente, frase dita esse mês por vários economistas.
A crise chegou ao fim e a economia se estabiliza, apesar que permanecer em patamres baixos, frase dita essa semana por alguns economistas.
Numa parafrase, em tempos de crise econômica a primeira vítima econômica é a verdade.
11 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Pignataro (59) 30/06/2009 16h08
Ronaldo Pignataro (59) 30/06/2009 16h08
Não sei dizer quais são os processos cerebrais e químicas resultantes que fazem com que as pessoas vejam "coisas", ou resumindo, o princípio científico das miragens. Mas qualquer que seja ele, parece ter tomado conta de muitos, e Brasília parece deter um dos focos do que pode virar uma pandemia grau máximo em pouco tempo.
O que acontece é, o que parece, o abandono dos velhos compêndios das teorias macroeconômicas e, em seus lugares, o estudo dos livretos "O Segredo" , "A lei da Atração" , "O Universo Conspira a Seu Favor" e outros do mesmo calibre, adotados, agora, com maestria, pelas autoridades que ditam os destinos da economia nesse país.
Não sou contra ao otimismo e nem à teoria da predisposição positiva na boa influência dos acontecimentos, mas o que se vê é uma distorção grotesca da realidade, a negação dela ou da cegueira diante de fatos que lhes batem na cara.
Quantas vezes, por exemplo, o "pior já passou"?
E a "estabilização da queda"?, alguém já ouviu falar em queda estável? Vi essa invenção na Folha On Line, mas tiraram a matéria do ar antes que eu pudesse copiá-la, ou exibir aqui o link. A realidade é que o ritmo de piora permanece inalterado ou o fundo do poço mais embaixo, nada de estabilidade.
"A minha posição é de que nós precisamos transformar isso em uma política permanente", disse Lula. Disse isso a respeito da política de redução de IPI para os veículos, mas falta pouco para esse governo assumir que a política é a arte de bem governar as elites e não os povos, que a provisão de recursos é infinita, e que o futuro um mundo em que todos teriam quatro rodinhas, mais redondas as dos chineses, e as nossas mais ovais.
247 opiniões
avalie fechar
Richard Adams (22) 29/06/2009 11h34
Richard Adams (22) 29/06/2009 11h34
Bolsa é risco e pronto. Quem quer e tem estômago pra ficar na corda bamba em momentos de incertezas que vá em frente!
O Brasil quer estimular a economia baixando IPI dos carros, como se só a venda de carros expressa se a economia está bem...e o resto? O governo isenta o IPI mas ocntinua arrecadando nos IPVAs, no imposto das seguradoras, na venda do combustível, na venda dos acessórios...e por ai vai! E dá-lhe trouxa comprando carro!
E na contamão, sai na semana passada a notícia do aumento dos indices de inadimplência!!! Parabéns para um povo inteligente como o brasileiro!
E de fato, os cassinos chamados Bolsa de Valores, só servem para exploradores de finanças, fazendo com que cada vez mais o "gap" entre ganhos e perdas aumente.
O que as empresas estão apresenando de resultado, versus a alta que a bolsa tem mostrado (apesar de ter puxado freio de mão), é totalmente inconsistente, o que demostra mera especulação.
A verdade é que os grande especialistas em economia e prognósticos não tem bola de cristal.
Não é difícil ser sensato e ver que a crise está longe de acabar...eu particularmente acho que vem mais coisa ruim por ai...basta ver que os governos estão estimulando consumo em cima de quem já está endividado! Totalmente na contra-mão!
12 opiniões
avalie fechar
Marcelo Pedrosa (8) 26/06/2009 21h06
Marcelo Pedrosa (8) 26/06/2009 21h06
O Brasil têm é que tomar cuidado com o déficit em suas contas públicas e, também, com o nível de individamento da população, que segundo dados chega a 35%. No caso do deficit se extender por um longo período, o Brasil pode perder credibilidade no exterior e gerar uma onda de vendas de ativos que derrubaria a bolsa fortemente, já que o fluxo comprador dos investidores internacionais é que tem sustentado a recupareção do Ibovespa. Já no caso do endividamento, quando este chega a um patamar com esse de 35%, conclui-se qua já não há mais muito expasso para expansão, o que geraria retração no consumo interno e, como pedras de um dominó, derrubaria o emprego, a renda, a arrecadação e aprofundaria a recessão. Como se vê, em bolsa e economia as verdades simples e as soluções fáceis não existem. Tais assuntos requerem equilíbrio e moderação. 5 opiniões
avalie fechar
Samuel da Silva Souza (2) 22/06/2009 13h45
Samuel da Silva Souza (2) 22/06/2009 13h45
Pessoas inteligentes sabem que momentos de crise como o que vemos na bolsa hj, são momentos opoetunos para se crescer, talves há quem reclame, mas este é o momento ideal para investidores, os especuladores da bolsa talvés precisam rever o momento pois especular em um mercado tão ocilante pode não ser muito vantajoso. 30 opiniões
avalie fechar
AS BOLSAS DE VALORES NOS MOLDES ATUAIS DEVERIAM SER FECHADAS POR ATO DOS GOVERNOS, ELAS NÃO PASSAM DE CASSINOS. BASTA VER O VOLUME BRUTO DOS MOVIMENTOS NUM SÓ DIA E PERGUNTAR SE ESSE DINHEIRO PRODUZIU UM SÓ PARAFUSO OU ASSOU UM SÓ PÃO. CLARO QUE NÃO. OS PAPEIS SERVIRAM DE FACTÓIDES PARA TIRAR DINHEIRO DO BOLSO DOS IDIOTAS E PASSA-LO PARA OS ESPERTOS. AS BOLSAS NASCERAM NA INGLATERRA LOGO APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, 1850, QUE FOI QUE A INDUSTRIA NASCENTE PARA SE LIVRAR DOS ALTOS JUROS DOS BANQUEIROS CONSQUITARAM CAPITAL DE RISCO, SE TIVESSEM LUCRO DIVIDIAM COM OS APLICADORES E SE TIVESSEM PREJUIZO NÃO FICAVAM DEVENDO NADA, O MESMO NÃO SE DAVA COM OS BANCOS QUE SEMPRE GANHAVAM E EXECUTAVAM OS PENHORES E AS HIPOTECAS GARANTIDORAS. ANTHERO 71 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio Marcelino (238) 19/06/2009 17h00
Luiz Antonio Marcelino (238) 19/06/2009 17h00
Antigamente, investir na Bolsa de Valores, era investir no "parque fabril", comércio, empresas de serviços...
Hoje, a maioria dos investimentos vai para papéis, títulos de governos, bancos, especuladores de toda a sorte.
Some essa especulação toda a ingerência governamental e ambição de poucos (que ganham muito) e, um País onde não se estimula a poupança interna a pelo menos 13 anos, imagine o futuro disso...
13 opiniões
avalie fechar
jose valias (383) 19/06/2009 16h20
jose valias (383) 19/06/2009 16h20
os brasileiros compram ações caras, esperam o preço cair, vendem aos estrangeiros perdendo bastante e depois de valorizadas nas mãos dos estrangeiros são novamente adquiridas pelos otários. Realização de lucros ? Não, especulação!!! 37 opiniões
avalie fechar
JORGE REPULA (3) 19/06/2009 10h21
JORGE REPULA (3) 19/06/2009 10h21
Bolsa de Valores....
haja fôlego, dia sobe - dia desce... na semana com quedas quase ao patamar de 5%, quem tem muito dinheiro investido fica com a cabeça a mil... porém quando ocorrem as altas é todo mundo sorrindo!! Bolsa de Valores necessita de muito estudo, comporeensão, acompanhamento das noticias, fuga de opiniões de especialistas... Investir é poupar e buscar ganhos! para ganhar, temos que apostar... façamos boas apostas!!
18 opiniões
avalie fechar
Sr. Galhardi: Bolsas de valores do mundo inteiro são assim mesmo, não é apenas de aqui que comportam assim. Nos dias de hoje, queira ou não, o principal indicador é a bolsa dos EE.UU. Quando sobe ali, aqui sobe, e vice versa. Quanto a seu uso do termo "governo populista", acho relevante afirmar que para os desafetos de Lula um governo da direita é "popular" (como, por exemplo, de Uribe, da Colômbia), enquanto os de Lula, Chávez, Morales, etc., são "populistas". Na realidade, esse tipo de etiqueta não vale um tostão. 33 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 15/06/2009 16h04
João Carlos Gagliardi (2328) 15/06/2009 16h04
Bolsa de Valores no Brasil é uma grande brincadeira.
Pelo menos para o capital especulativo mundial, que perambula Bolsas pelo mundo todo, à procura das melhores taxas de retorno, no menor espaço de tempo.
Aqui é assim.
Com raras exceções, os bilhões de dólares que ouvimos que haviam "retornado" ao país após a crise, têm esta conotação: Pura especulação.
Também, com um governo populista no comando, até entendo os investidores internacionais.
Vai que do nada, começam a querer estatizar tudo como na Venezuela, Bolívia ou Paraguai...
Para eles, somos todos iguais, até nisso...
32 opiniões
avalie fechar
Vade Mecum (2) 09/06/2009 14h53
Vade Mecum (2) 09/06/2009 14h53
"O Bradesco anunciou hoje" EM COMUNICADO CONSIDERADO FATO NÃO RELEVANTE "que deve adquirir o banco Ibi, braço financeiro do grupo de varejo C&A por R$ 1,4 bilhão". A CVM já pediu explicações porque o fato não é relevante e o Bradesco respondeu que para ele, os valores não são significativos. Pelo sim, pelo não, curiosamente, o Diretor de Relações Com Investidores renunciou (ou renunciaram ele?). 9 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (492) 04/06/2009 10h48
Eduardo Giorgini (492) 04/06/2009 10h48
"Bovespa avança 0,25% nos primeiros negócios; dólar marca R$ 1,95"
O que é real nisso tudo?
Hora o dólar esta barato, hora esta caro e uma massiva interferência do Banco Central.
Tudo bem disfarçado na "forte" economia de uma pátria sem indústrias nacionais, onde o governo esta pouco se importando com as escolas e hospitais públicos. So se fala em Petrobrás, Terceiro mandato e ainda sim, com 70% de aprovação.Dai penso:
1- O povo quer realmente estudar?
2- O povo quer realmente fazer uma boa universidade de qualidade, "ralar" para se formar?
3- O povo quer realmente produzir?
4- O povo quer realmente trabalhar?
Eduardo.
44 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (871)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página