Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos
Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (496) 13/11/2009 12h14
Eduardo Giorgini (496) 13/11/2009 12h14
Estratégias?
O governo brasileiro joga na sorte.
Se a economia vai mal, a culpa é dos estrangeiros, e se vai bem(acompanha o crescimento mundial), é porque somos potência.
Dançamos conforme a música.
[]s
Eduardo.
4 opiniões
avalie fechar
Manoel Francisco Pereira (79) 13/11/2009 12h02
Manoel Francisco Pereira (79) 13/11/2009 12h02
AS OLIGARQUIAS E OS CORONEIS NO INTERIOR DO BRASIL

Historicamente quem centraliza e direciona as decisões políticas nos municípios são as oligarquias regionais que normalmente dirigem o poder executivo da cidade, controlam tudo e a todos, até mesmo os aparelhos e a instituição do Estado, exercendo uma forte influencia junto às autoridades dos outros poderes, principalmente do legislativo e judiciário. No interior do Brasil essas oligarquias geralmente são comandadas por um coronel político que tem as rédeas do poder local em suas mãos, detém o controle da situação política e social da comunidade com extremado autoritarismo. Suas ações aparentemente são generosas, mas visam somente ainda mais centralizar o poder em suas mãos, e em situações extremas que ameace sua hegemonia à sua reação sempre será contra o regime democrático e o estado de direito.
O coronel político é extremamente poderoso, manda e desmanda, exerce forte dominação política, econômica e social em todos os setores da comunidade, e qualquer manifestação de oposição, essa atitude é entendida como afronta ao coronel local e a resposta geralmente vem com extremada truculência acompanhada de uma perseguição implacável, tenta até mesmo armar ciladas para desmoralizar publicamente seus oponentes, sua mão tem longo alcance com grande poder de intervenção atinge todos os degraus da pirâmide social, o topo, o meio e a base com a mesma força repressiva. Essas oligarquias comandadas pelos coronéis são truculentas e antidemocráticas, são contra a modernidade nas relações políticas não acompanharam o quadro evolutivo do mundo globalizado, pois a manutenção do atual quadro é fundamental para manterem-se no poder. O que é mais grave, é que essas oligarquias e seus coronéis são os responsáveis diretos pelo baixo nível intelectual e do alto índice de analfabetismo da população, também são responsáveis pela baixa qualidade de vida e péssimas condições sanitárias em que vivem, soma se a isso a ausência de renovação das lideranças políticas.
Os coronéis da política tradicional que são dirigentes das oligarquias locais elevam ao poder somente membros das mesmas famílias ou pessoas que, por algum motivo, dependem desses oligarcas e não podem contrariar seus interesses. Quando penetramos pelo interior do Brasil, podemos constatar a existência das tais famílias tradicionais que geralmente pertencem há uma oligarquia local, é neste cenário que encontramos a figura do velho coronel político que é o oposto da democracia. Nessas regiões, embora o sistema democrático garanta a pluralidade no contexto local, esses preceitos não acontecem teoricamente essas oligarquias respeitam as formalidades democráticas, entretanto nos bastidores a coisa é bem diferente, um lençol oculta uma realidade cruel, eleições são realizadas com voto secreto e tudo, aparentando uma aparente normalidade, mas tudo acontece sob a supervisão, vigilância e controle dos coronéis oligarcas; de tal forma que as manifestações oposicionistas atingem apenas aspectos exteriores e não afetam o poder de comando das oligarquias.
É importante assinalar que, o sistema político atual favorece o predomínio dessas oligarquias. A legislação eleitoral é um recepiciente favorável para que essas diferenças prevaleçam, e quando alguém ligado politicamente ou afetivamente ao coronel político comete alguma ilegalidade é difícil investigá-lo e muito mais ainda efetuar a sua punição nos termos da lei, pois eles pressionam as pessoas, intimidam testemunhas, desqualificam depoentes e o pior de tudo é que persegue implacavelmente seus opositores com a mesma truculência da época da ditadura militar, o que faz muitos da oposição encolher e ficar intimidados pela reação violenta, e o mais grave é que a sociedade sabe de tudo e fica omissa, aceita tudo passivamente.
Neste processo são feitas concessões aparentes naturais do jogo político, aproveita-se a pobreza e a ignorância do povo que é indispensável para preservar o comando político, e os coronéis querem perpetuar no poder, por isso a transferência do mesmo é feita aos seus descendentes diretos, como na monarquia absolutista imperial. Apesar dos métodos sofisticados de domínio, existe o fato inegável de que em grande número dos Estados, podemos assim dizer, que os dirigentes locais dos partidos são os coronéis, e o que resta ao povo é a pratica das formalidades da lei e aceitar o jogo pesado do poder. Além do que, a presença das oligarquias comandada por um coronel político com poderes quase absolutos e que, freqüentemente abusam desses poderes para favorecer a si próprio, seus familiares e seus comparsas parasitas do poder. A única interferência do povo no governo é quando votam, mas quase sempre a opção de escolha é entre membros dos oligarcas locais em disputa pelo comando do governo, raramente surge alternativa que emana do meio das forças populares, e quando surge a estrutura é insuficiente para romper a hegemonia das oligarquias.
Mas temos que entender como funciona a cabeça do coronel político do interior do Brasil, ele é uma figura presente na política tradicional e cientificamente é considerado um psicopata social extremamente rancoroso e vingativo, do tipo ex-Deputado Federal do Acre Hildebrando Pascoal, que mandava serrar vivo ao meio seus desafetos políticos e pessoais com moto-serra, o coronel político não admite ser contestado ou contrariado, acha que é dono da vida e do destino das pessoas da comunidade, quem se opõem a ele é considerado seu inimigo de morte e não apenas seu adversário político. E o pior é que seus comandados são arrogantes, prepotentes e autoritários, adotam o mesmo estilo, circulam pela cidade de carrões e óculos escuros, se sentem acima do poder e das leis, contam sempre com a certeza da impunidade e da força da influencia política para cometer seus desatinos... Nascem os novos coroneizinhos.
Antigamente os métodos de perseguição eram outros, hoje são mais sofisticados, quase ninguém percebe. Se o opositor é dono de jornal ou algum programa de radio, os anunciantes são pressionados a retirar anúncios e os colaboradores são assediados com proposta financeira, se o opositor é comerciante ou profissional liberal seus caminhos são dificultados ao extremo. Aos inimigos os rigores da lei, e aos amigos a brecha e as benesses da lei, é assim que pensa o coronel político, sua cabeça não comporta o debate democrático, não conhece a ética, joga sempre rasteiro e tem sempre ao seu lado indivíduos prontos pra agir, fazer qualquer coisa pra agradar o patrão e quando surge alguma "atividade" não hesitam um instante em executá-la, ou seja, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, não resta alternativa é ficar e enfrentar a fera.
É essa a leitura que temos. E estou plenamente convencido de que o absolutismo das oligarquias regionais pelo interior brasileiro emperra e muito o progresso de nossa nação, principalmente a alta estima e a elevação intelectual de nosso povo. E esta relação ainda predominante é o que existe de mais reacionário e atrasado nas relações políticas e sociais do mundo moderno. O ponto negativo e grave nisso tudo é que constatamos que um governo nas mãos de um só, sem alternância no poder é o começo da tirania.
10 opiniões
avalie fechar
Itamar Silva (9) 13/11/2009 08h50
Itamar Silva (9) 13/11/2009 08h50
FHC deixou nos trilhos? Agora conta a do papagaio!
Inflação em cerca de 13%;
PIB medíocre;
Risco-país em quase 3000 pontos;
Juros acima dos 20%;
Dívida com FMI;
Projetos sociais pífios que não tinham nenhuma abrangência;
Isto porque FHC não pegou a maior crise da história. Lidou somente com a crise de países de quinta categoria como a Malásia, Tailândia.
Não venha contar bobagens.
FHC quase destruiu o plano real criado por Rubens Ricúpero e pelo Presidente Itamar.
4 opiniões
avalie fechar
jose roberto (100) 12/11/2009 22h39
jose roberto (100) 12/11/2009 22h39
O que FHC fez de bom pra vc? Só se vc for filho de banqueiro. Pq se for empresário, estudante, trabalhador privado, func. publico, afro-descendente, mulher, homossexual, criança, idoso, vc foi sim, amordaçado pela politica neoliberal dele. Agora tem algum lunático aki, deve sofrer de amnésia que afirma que FHC colocou o país no trilho. Só se rumo ao abismo: juros exorbitantes(23,5 taxa selic), desempregop nas alturas, moeda desvalorizada, divida pública triplicada, industria quebrada, infraestrutura inexistente, saldo comercial 1/8 do que temos hj, salários arrochados, máquina publica sucateada, salário minimo um vergonha, imagem do pais no exterior vergonhosa, obediência aos interesses externos e por ai vai o trilho... poupe-me, tenho memória! 7 opiniões
avalie fechar
Cara Profa. Marilia Cunha,
Muito pertinentes e oportunos seus comentários. Gostaria de reforçá-los lembrando a alguns dos Internautas que insistem em emitir comentários falaciosos e mesmo grosseiros contra o Presidente Lula, que no campo educacional Ele foi o primeiro Governante (após a redemocratização do País) que deu a atenção para o Ensino Técnico direcionando recursos para a ampliação da rede de Cefets e Etecs. Adicionalmente, que eu saiba no atual governo promove-se um dos maiores programas (se não for o maior) mundiais de conexão digital de escolas públicas (em banda larga) à Internet e implantação de laboratórios de TIC.
Enfim, tantos exemplos e nos variados campos (a mencionada educação, ciência e tecnologia, inclusão digital, valorização do servidor público, defesa, política internacional => alguém lembra do que representaria a adesão aos preceitos preconizados pela ALCA: vide Argentina de Menem) que causa-me espanto a leitura de alguns comentários.
11 opiniões
avalie fechar
Richard Adams (22) 12/11/2009 12h08
Richard Adams (22) 12/11/2009 12h08
Srs., este forum, ou mesmo qualquer outro, serve para se expresar opiniões e não para se tentar exorcisar os outros, numa discussão para se ver quem tem razão.
O fato é que FHC deu contribuições enormes para o Brasil e deixou muita coisa nos trilhos para que o LULA viesse e colocasse a cereja no bolo. Muitas das realizações do LULA se deram porque o mundo todo vinha numa tocada forte. Nosso sistma bancário não foi criado nem fortalecido pelo LULA, e só por isso não embarcamos na onda mundial com força.
O Brasil, precisa sim, adotar uma postura mais humilde. Estamos vivendo uma sem justificativa em alguns setores que não tem razão. O lucro das nossa empresas não está refletindo a alta na bolsa na mesma proporção. O Brasil está bem, mas precisa de cautela. Muita cautela.
A coisa mais sensata que lí até agora aqui, foi chamar atenção para nossa dívida interna. Este governo está gastando horrores!!!! Olhar as reservas cambiais e se gabar disso é sim um erro grotesco e não precisa ser nenhum catedrático matemático. Minhas filhas em fase de alfabetização fariam esta conta.
Vamos deixar essa disputa de que LULA é melhor que FHC, ou que PT é melhor do que outros...ninguém é melhor do que ninguém...todo mundo erra e todo mundo acerta....nunca na história deste País houve um Presidente perfeito e nem vai existir. São todos parte de um sistema político falido, cheio de conchavos, negociatas e cocitas que estamos cansados de ver todos os dias nos noticiarios.
22 opiniões
avalie fechar
Zeno E. S. Munhoz (1) 12/11/2009 11h19
Zeno E. S. Munhoz (1) 12/11/2009 11h19
O câmbio brasileiro fugiu do parâmetro neutro segundo o ministro e já causa problemas na economia, diminuindo radicalmente o setor de exportações e aumentando na mesma proporção as importações. No curto prazo se continuar a política de câmbio flutuante já serão afetadas todas as contas nacionais. O câmbio deve ser pelo equilíbrio da economia e não como uma biruta a sabor dos fluxos de capitais do mercado internacional e nacional. Defasagem de 50 % significa que o desequilíbrio afeta ou expõe negativamente metade da economia nacional.
O governo deve equilibrar a economia levando em consideração os players maiores da economia mundial ou seja China e EUA e formular a sua estratégia. Uma desvalorização da moeda aos níveis adequados com cambio fixo temporarimente é a proposta. Quem teme câmbio fixo? O mal já está instalado.
6 opiniões
avalie fechar
Marilia Cunha (2) 12/11/2009 09h40
Marilia Cunha (2) 12/11/2009 09h40
"O problema do Lula é pura falta de cultura."
Meu amigo, que frase mais infeliz, provavelmente ele fez mais do que voce faria tendo muito mais "cultura" do que ele.
Meu querido Cássio Távares, Desinformado é Vc que diz que bolsa família só ajuda politicos e que Lula não fez nada pela educação. Meu bem, como assim?Graças a esse governo, eu estou fazendo uma faculdade que antes eu urrava para pagar, já tranquei diversas vezes a mesma porque com um salário mínimo eu pagava a faculdade, tendo que morar com meus pais, ficar sem dinheiro o mês inteiro. Isso foi no governo do FHC. E agora eu sou professora, e digo o sistema escolar, todos os projetos pedagógicos que temos agora, com o governo lula, melhoraram bastante a rede de ensino, os salários estão melhores, não estão 100% mas estão melhores.Você por acaso conhece pessoalmente algum beneficiário do bolsa família? pois é, eu conheço, muitos, pois além de serem a maioria, pais dos meus alunos, eu vivo fazendo projetos sociais e para isso faço pesquisa e levantamentos de dados.
Me faça um favor, antes de vir aqui falar algo que você não sabe por estar preso na sua classe mérdia, digo, média, saia um pouco, vá conversar com os pobres assalariados, diga-lhes que o bolsa família só beneficia os proprios políticos, pra ver o que eles vão te dizer.
6 opiniões
avalie fechar
Luciano Cruz (1) 11/11/2009 11h48
Luciano Cruz (1) 11/11/2009 11h48
FHC, chamou textualmente os aposentados de vagabundo. Já, Lula da Silva disse: Aposentados, levantem a bunda da cadeira e vão trabalhar. O que dá no mesmo, não????? 11 opiniões
avalie fechar
Isaías Santana (36) 10/11/2009 17h00
Isaías Santana (36) 10/11/2009 17h00
É impressionante a maneira tosca com a qual algumas pessoas se reportam ao presidente. Queria muito saber em qual faculdade existe o curso de PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA? O Lula ñ foi o responsável por todos os êxitos, e c/ toda certeza as pessoas de bom senso tb percebem q algumas escolhas dele poderiam ser mais acertadas. Mas a verdade é q há muito ñ víamos alguém cair nessa balança e sair em saldo. O FHC até o primeiro mandato estava caminhando p/ isso, mas conseguiu fazer o país estagnar no segundo mandato. Há muito tempo não víamos o mundo (qdo digo o mundo, digo desde pessoas comuns de outros países até seus meios de comunicação nacional) olhar para o Brasil e acharem q sua administração coleciona acertos. Interessante lembrar q não faz muito tempo, alguns desses nem sabiam onde ficava o Brasil. Ao eloquente pessimista: permita-se conversar com alguém q está fora e pergunte a ele o q tem ouvido sobre o país, já q você ñ consegue abrir os olhos pra enxergar alguma diferença q seja. O pessimista atribui ao crescimento mundial o sucesso brasileiro desta década, se fosse assim teríamos uma África em crescimento e até vizinhos nossos esbanjando a mesma robustez brasileira. Queira acreditar no país e no rumo q ele está tomando! Ñ há como retroceder agora. Fazer vc perceber isso ñ tem nada a ver com o Lula, apenas com a sua própria postura diante do mundo. 49 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (813) 10/11/2009 10h43
Cassio Tavares (813) 10/11/2009 10h43
Antonio Rodrigues, as escolas públicas do ensino básico são estaduais ou municipais e cabe ao governo federal apenas repassar as verbas da educação conforme manda a lei. A aplicação desses recursos transferidos pelo governo federal, são utilizados pelos governadores e prefeitos de nossas cidades conforme a vontade deles. O pior é que muitos governadores e prefeitos desviam recursos que lhes são repassados para a educação para outras finalidades, e com isso violam as leis. Há poucos dias a Folha publicou o montante dos recursos destinados a cada estado e o maior desvio dessa aplicação se deu no Rio Grande do Sul, ou seja, o que mais desviou esses recursos e em penúltimo lugar estava o Estado de Minas Gerais. Acontece também é que os alunos das escolas públicas de todo o Brasil participaram de um teste e os alunos das esolas públicas de São Paulo, de responsabilidade do estado e da prefeitura ficaram nos últimos lugares. A segurança pública também é de responsabilidade dos estados através de suas policias militar e civil. Acontece que também a Folha publicou dias atrás um comunicado da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo dizendo que a criminalidade apresentou um crescimento nos últimos 3 trimestres. Pesquise e analise se achar conveniente. 15 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (813) 10/11/2009 10h25
Cassio Tavares (813) 10/11/2009 10h25
Isidório Silva, o governo não pode dar aumento em dólares. Nós aposentados recebemos em reais e esse governo, embora com pequenos aumentos reais acima da inflação, tem dado esses aumentos.
Muito pior foi o governo do Sr. Fernando Henrique que, além de não dar nenhum aumento ainda disse assim : ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. Pelo visto o senhor não sabia dessa frase do Sr. Fernando Henrique em Paris. Mas porque em Paris ? Porque talvez ele pensou que por estar longe do Brasil ninguém nem perceberia o que estava dizendo. Acontece que alguns repórteres estavam por ali e ouviram o que ele disse e publicaram em toda a imprensa brasileira. Espero ter esclarecido a dúvida do Sr. Isidório.
10 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (134) 09/11/2009 21h04
isidorio silva (134) 09/11/2009 21h04
SE o Pres. LULA TÁ com tanto dinheiro sobrando,(pra fazer reserva de caixa) , porque ele não aprova a recuperação dos salários dos velhinhos aposentados.Que tão aí sofrendo as perdas nos ultimos anos. 12 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (134) 09/11/2009 21h01
isidorio silva (134) 09/11/2009 21h01
Não gosto de fazer critícas aos comentários de quem tem a coragem de dar a cara a bater neste espaço,mas gostaria de responder ao depoimento do colega internáuta ,que citou que nós devemos comparar o Governador José SERRA ,que fugiu do Brasil num porta mala e a nossa Ministra que participou de assaltos, sequestros e outras coisas e depois foi torturada nos porões do DOI-CODI .Pelas palavras dele ,até parece que ele tá defendendo ela agora,mas na época da sua prisão ele deveria ser ,um dos que a torturaram. 2 opiniões
avalie fechar
adali adali (208) 09/11/2009 17h51
adali adali (208) 09/11/2009 17h51
Na eleiçõe, os brasileiros tem duas opções: escolher um homem froucho que na hora da luta na ditadura militar foge para o exterior de calças borrada num porta malas ?, ou escolher uma Mulher corajosa, competente e patrióta que decide ficar no Brasil e arriscar sua própia vida pelo ideal da democracia!. Quem voce escolherá para presidir o Brasil: Um homem froucho borrado e fujão? ou uma Mulher patrióta corajosa e determinada! serra ? ou Dilma! 41 opiniões
avalie fechar
Adriano Ferreira (19) 09/11/2009 17h49
Adriano Ferreira (19) 09/11/2009 17h49
O problema do Lula é pura falta de cultura.
O homen é pura expressão do brasileiro, ingnorante, pouco estudo, e preguiçoso.
Se ele fosse capaz de ler um livro e esse livro fosse a bibiografia de algum grande presidente poderia dar um rumo para o seu governo.
Os grandes governantes fazem questão de serem de ser julgados pela sociedade, e eles tem o rabo preso agora.
O companheiro vendeu a alma.
4 opiniões
avalie fechar
Antonio Rodrigues Ferreira (55) 09/11/2009 13h41
Antonio Rodrigues Ferreira (55) 09/11/2009 13h41
Sr. CASSIO TAVARES - Sobre seu comentario:
Querer culpar o FHC pela pessima qualidade do ensino no Brasil é PURA FALTA DE BOM SENSO. O LULA já gastou sete dos oito anos e NADA FEZ.
Então porque não dizer que a culpa é dos DOIS??
Para se fazer algo, é preciso ter um diagnostico do problema, o que foi feito no Governo anterior. O PROVÃO, o ENEM dá ao Governo todas as informações para ele saber onde deve colocar os recursos e melhorar. Cadê a ação?
Ter uma população DESINFORMADA, SÓ AJUDA AOS POLITICOS. Dar bolsa familia também, quando não se ajuda a inserir os beneficiarios no mercado de trabalho. Esse era o projeto anterior. Cadê ação nesse sentido? Porque não copiaram essa parte do projeto do Governo anterior??
VOU REPETIR SEMPRE; Neste apaço, vejo MUITAS OPINIOES SENSATAS, MAS AINDA PREDOMINA AS TENDENCIOSAS.
PORQUE NÃO PARAMOS DE DISCUTIR QUEM É O MELHOR ENTRE LULA E FHC E APONTEMOS OS ERROS DE MODO A CONTRIBUIR PARA QUE SEJAM CORRIGiDOS?
Antonio R. Ferreira - B.Horizonte-MG
13 opiniões
avalie fechar
O Pacificador (271) 09/11/2009 11h59
O Pacificador (271) 09/11/2009 11h59
Se o Brasil crescer 5% em 2010, como chutou o ACHÓLOGO Lula, ainda crescerá aproximadamente a metade da China e da Índia, por exemplo.
E quanto ao outro chutão dele, que as reservas chegariam a US$ 300 bi "em breve", seria interessante ele complementar a informação, dizendo a quanto chegará nossa dívida interna, que consta já estar acima de R$1 trilhão.
De qualquer forma, o governo federal, poderia então, com toda está abundância de caixa, dar o exemplo e pagar os precatórios federais, essa indecência que é tomar algo do cidadão, e pagar quando quiser, e se quiser.
Quem sabe assim os Estados, não seguissem o exemplo também, não é?
36 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (813) 07/11/2009 22h14
Cassio Tavares (813) 07/11/2009 22h14
Marcos Hundsdofer, me desculpe se escrevi seu nome errado por ser um nome não muito comum a nós brasileiros. Mas o assunto é outro. Voce diz que a educação é fundamental para o desenvolvimento do país, qualquer que ele seja. Concordo plenamente. Acontece que o Brasil foi governado por 8 anos por um senhor que disse assim : ESQUEÇAM DE TUDO QUE ESCREVI. E aí. Um cidadão que fez curso superior, sabe falar, ingles, frances, polones, noruegues, chines, japones, paquistanes, mas não sabe portugues. É que ele fez uma confusão tão grande que no fim não sabia nem portugues. Como podemos ter uma educação de qualidade se o mais alto mandatário diz que é para botar fogo em tudo que escreveu e que vai um dia ( que Deus o tenha, apezar de ateu ) morre de uma doença rara : dor de cotovelo ou a conhecida, inveja.
E como tratar bem os aposentados se ele disse assim :
ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. Não tentem consertar o que ele disse porque senão a emenda vai ficar pior que o soneto.
15 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (813) 07/11/2009 20h03
Cassio Tavares (813) 07/11/2009 20h03
Antonio Gonçalves, obrigado seus elogios até porque aqui eu só divulgo dados e verdades irrefutáveis tomando por base aqueles já publicados pelo próprio governo anterior. Verdades são verdades e continuaram sendo verdades quer queiram ou não os que aqui me criticam. Para mim não faz a menor diferença. Se quizerem botar aí 100 vezes uma 1 estrelinha para mim, não estou nem aí. Eu admiro muito o Presidente Lula e tenho motivos de sobra para isso, até porque não votei nele nas eleições de 2.002 mas com muito orgulho coloquei meu no atual presidente em 2.006. pena que ele não pode se candidatar novamente em 2.010 até porque ele é um democrata que disse por várias vezes que para ele não existia essa hipótese, ao contrário do tão badalado presidente da Colombia Alvaro Uribe, que " arrancou " um 3° mandato no congresso daquele país, que só ele, e os " mui democratas " de lá sabem como. O curioso é que a Colombia é o maior produtor e exportador de cocaina do mundo. Será que há alguma ligação entre esses 2 fatos ? 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página