Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 43 44 45 46 47 48 49 50 51 Próximos
Comentários dos leitores
flavio pierotti mpf (7) 13/05/2009 15h58
flavio pierotti mpf (7) 13/05/2009 15h58
Esse negócio de tributar Poupanças acima de 50.000,00 é CRIME INSTITUCIONAL. É sonho antigo do Lula. Há alguns anos atrás, ele e o ACM (que já estava meio gagá) lançaram a campanha para tributar em 10% as grandes fortunas dos brasileiros mais ricos. Ora, gostaria então de saber quem são esses brasileiros! Talvéz os politicos ??? Por que nós, alguns trabalhadores e donos de estabelecimentos somos no máximo de classe média ou media alta. E isso não é fortuna!!! E pior, a partir de 50.000,00 (valor de um carro classe media). O COLLOR fez coisa parecida mexendo em nossas economias... Mais uma vez o Governo joga a responsabilidade Financeira e Social em cima da classe media. Agente que se vire...
Essa postura de colônia é uma doença pior que a gripe suína. Nós precisamos de algumas mudanças para acreditar que vale a pena!!!
18 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 13/05/2009 12h49
Eduardo Giorgini (496) 13/05/2009 12h49
"Autossuficiência de petróleo no Brasil ainda não é definitiva, diz ANP"
Um tempo atrás o governo estava comemorando a autossuficiência!
"Petrobrás, a nossa energia!"
Eduardo.
10 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 13/05/2009 10h18
Eduardo Giorgini (496) 13/05/2009 10h18
"Na Europa e nos EUA, 59% temem que crise econômica aumente extremismo"
Concordo! Nesses países as pessoas lutam pelos seus direitos e cobram do governo.
Por isso são desenvolvidos.
Eduardo.
8 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 13/05/2009 08h48
Eduardo Giorgini (496) 13/05/2009 08h48
Sentirei saudades da GM e seu belos carros americanos V8 que pelo jeito já eram.
O jeito é dirigir os maravilhosos e lindos "Tatas" de 500cc.
Novos tempos!
Eduardo.
7 opiniões
avalie fechar
fernando ribeiro (200) 13/05/2009 07h38
fernando ribeiro (200) 13/05/2009 07h38
Como sempre o governo brasileiro dá com a mão de 4 dedos e toma com a mão de 5. 51 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 12/05/2009 16h06
João Carlos Gagliardi (2328) 12/05/2009 16h06
Ações da GM caem ao menor patamar desde 1933 nos EUA
É triste ver uma coisa destas, mas a saída mais segura para a GM é ser parcialmente estatizada.
Antes que a petralhada aqui comece a comemorar, dizendo que eles sempre souberam disso, cumpre esclarecer:
Não nos moldes populistas!
Não é para transformar a GM, num imenso guarda roupa, para dependurar os parasitas e amigos inúteis do poder, nos cabides de emprego, como acontece aqui.
Estatizar, significa uma intervenção para sanear a empresa e torná-la competitiva ou vendável.
Coisas que ela não é hoje.
Em todo caso, é uma experiência totalmente nova para o capitalismo.
Isso ninguém pode negar.
10 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 12/05/2009 13h20
Eduardo Giorgini (496) 12/05/2009 13h20
Esse é o jeito PT de governar:
1-Ilude o povo com bolsas e mesadas. Programas imediatistas do governo para mostrar que o país esta melhorando socialmente.
2-Agrados com os companheiros do setor público federal.
3-Declarações sem fundamentos, com jeito fanfarrão feitos com "linguagem popular", mantendo a espectativa sempre em alta, de que o governo irá tomar medidas.
4-Por trás, esquemas milionários com pessoas importantes da sociedade brasileira e o coorporativismo do congresso federal.
Concluindo, PT-Lula tem o Brasil nas mãos.
31 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 12/05/2009 12h39
M Mig (2438) 12/05/2009 12h39
Alguns meios de comunicação comparam a venda de veículos no mês passado (abril) com o mês de abril do ano passado e observam que a quantidade de unidades vendida é semelhante.
Os comentários que defendem o governo lula sempre deixam de foram alguns "detalhes" que são de suma importância na análise da informação.
Nesse caso ficou de fora o aumento superior a 50% na quantidade de confisco de veículos por financeiras devido ao não pagamento dos financiamentos.
Ou seja, aparentemente, mediu-se o que saiu das lojas, mas não o que foi efetivamente vendido.
11 opiniões
avalie fechar
Gabriel Mello (1) 12/05/2009 11h36
Gabriel Mello (1) 12/05/2009 11h36
É muito fácil pensar microeconomicamente, porém o macro é realmente difícil de ser analisado considerando o maniqueísmo do senso-comum. Apenas 95% não serão atingidos SE a poupança for realmente taxada, como foi dito antes aqui, as pessoas que pouparam uma vida inteira NÃO seram atingidas, pois será analisado o perfil do investidor-especulador. A economia está sobre dois pilares: consumo e investimento; e segundo a ótica de Keynes todas as crises e flutuações estão no investimento. O que o governo pretende com a taxação da poupança é que o dinheiro entesourado (estéril) seja usado como investimento efetivamente, mas não o dinheiro que é moeda de precaução do poupador de uma vida inteira, mas o dinheiro dos especuladores que com a redução da Selic estão migrando para a poupança, pois a rentabilidade é praticamente a mesma, já que a poupança não tem riscos. Com esse investimento efetivamente gasto como investimento a economia volta a desenvolver, o investimento aumentando a produção gera mais emprego, aumentando também o consumo e assim todos os departamentos da economia se aquecem. Essa é a perspectiva. O governo investiria na construção civil (casas populares) com o dinheiro das poupanças, e isso sim faria bem a economia. Não devemos viver somente com a especulação no campo monetário da economia, precisamos do lado real sólido para um dia o Brasil ser um país desenvolvido! 10 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 11/05/2009 18h22
M Mig (2438) 11/05/2009 18h22
"O Brasil deve continuar registrando forte desaceleração econômica nos próximos seis meses, segundo relatório publicado pela OCDE"
Caros leitores, mais uma vez vemos a diferença entre quem age (China) e quem só fala (Brasil). E eu aproveito para perguntar, dá para acreditar em alguma afirmação do governo federal a respeito de economia .
17 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 11/05/2009 18h19
M Mig (2438) 11/05/2009 18h19
Taxar a poupança que tem mais de cem mil reais de saldo é absurdo. O brasileiro é pesadamente golpeado com impostos, lula prometeu reforma tributária na candidatura para seu primeiro mandato e o que tivemos foi aumento de impostos (só assim lula conseguiu o recorde de arrecadação, às custas do nosso suor)!!
Cem mil reais muitas vezes é o resultado de uma vida inteira de poupança, tudo para uma aposentadoria tranqüila e é esse poupador que lula vai atacar.
Onde está o corte de despesas do governo federal prometido por lula quando a crise aportou no Brasil? E a farra das passagens é o que alem de desperdício do dinheiro do contribuinte? E o fraude do bolsa-vale-voto-familia é o que? E a ajuda que foi prestada a Embraer em 2005 é o que (mais de 300 mi) não é desperdício do dinheiro publico? O PAC então, nem se fala... Enquanto nosso dinheiro é desperdiçado, não temos direito a uma aposentadoria minimamente digna, nem a serviços de saúde decente, emprego então (é uma loteria não ficar desempregado nesse país).
Em outros paises que tem carga tributária pesada (e eu já citei um exemplo que é a Suíça) o governo proporciona serviços gratuitos à população que dão inveja a serviços particulares aqui no Brasil.
16 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vieira de Morais (204) 11/05/2009 17h17
Rodrigo Vieira de Morais (204) 11/05/2009 17h17
Os governos não podem vender a tragédia, tem que vender o otimismo, de que tudo vai melhorar, mas tem que tomar atitudes de minimizar a crise, como fez o governo Brasileiro.
Agora se a economia manter as mesmas características anteriores a crise, o círculo vicioso do capitalismo selvagem continuará.
Gente gorda no hemisfério norte x gente magra no hemisfério sul, é claro que esta conta não fecha. Tem que haver um equilibrio entre as duas partes, porque o desequilibrio é gigante.
10 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 11/05/2009 14h56
Eduardo Giorgini (496) 11/05/2009 14h56
Previsões do PT-Lula são meros comentários que por sorte poderá se concretizar, mas nos últimos tempos deu azar.
Para mim, essa política de discursos e embalagens é totalmente ultrapassada, porém o povo brasileiro acredita nessas jogadas políticas.
Vamos acreditar nas previsões do governo, não há outra saída.
Eduardo.
6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 11/05/2009 13h07
Eduardo Giorgini (496) 11/05/2009 13h07
"Nobeis de Economia anunciam "década perdida" por causa da crise"
Não só por causa da crise, mas tudo tem limites.
Recessão iria ser inevitável.
Supervalorização de produtos e serviços, venda de papéis, tudo isso com o tempo apodrece e gera crise.
São "gambiarras" do capitalismo.
Ganha quem tem acesso das informações certas no momento certo.
Eduardo.
5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 11/05/2009 12h06
M Mig (2438) 11/05/2009 12h06
A luz no fim do túnel para os chineses.
A semanas atrás ouvi dizer que o Brasil seria o primeiro país a sair da crise, mais uma vez vimos que os fatos mostram um cenário diferente (novamente, mais uma vez, de novo... uma previsão do nosso governo que não se concretiza).
Semana passada a China anunciou que sairá da crise nesse trimestre, e ainda projetou o crescimento invejável de 7%. Essa é a diferença entre quem só fala e quem faz.
6 opiniões
avalie fechar
Richard Adams (22) 11/05/2009 11h30
Richard Adams (22) 11/05/2009 11h30
Uma medida simples seria taxar a poupança para aqueles que migrarem seus investimentos a partir de uma determinada data. Onde já se viu mudar a lei e a lei passar a valer sobre o passado? Quem apostou uma vida inteira na poupança deverá sofrer com mais uma imbecilidade política?
Lamentável...mas afinal...nossos digníssimos eleitos pelo povo, nossos " Vossa Excelência"...estão se lixando para a opinião publica não é mesmo?
Por fvr povo brasileiro...continuem votando neles!
10 opiniões
avalie fechar
J. R. (1266) 11/05/2009 06h51
J. R. (1266) 11/05/2009 06h51
"Taxar poupança será inevitável, diz presidente do Itaú-Unibanco","Lula quer cobrar IR de grande poupador". Quem tiver na poupança as economias de anos, o que dá aproximadamente 1 mês de salário de um deputado fora as mordomias, já pode ser taxado como grande poupador. Se é verdade que a remuneração da poupança paga juros altos, porquê não se reduzem os juros? O governo prefere taxar a poupança assim como taxou os fundos de pensão em absurdos 30%, destinados a aposentadoria de quem trabalhou a vida inteira e tinha o I. R. descontado em folha, o que configura Bi-Tributação. Aposentadoria virou investimento, assim como a poupança. A verdade é que o governo destruiu o primeiro tipo de poupança (o da velhice) e está destruindo o segundo e último, que na visão do governo é o investimento chamado Caderneta de Poupança. O que será que a Dilma pensa sobre isso? Ou será que está reservada a ela a missão eleitoreira de devolver a caderneta de poupança ao povo? 24 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 10/05/2009 22h10
M Mig (2438) 10/05/2009 22h10
Caro Julião.
É claro que devemos nos encaixar dentro dos padrões que nosso poder aquisitivo nos permite, caso contrário nos afundamos em dividas.... ou ganhamos na loteria... rs..
Concordo com que em geral gastarmos de forma não adequada o dinheiro.
Você comentou sobre carros, você se lembra quando foram lançados os veículos de mil cilindradas? Eram veículos criados para atender a classe mais baixa e em muitos casos a quem estava adquirindo o primeiro carro, hoje é o tipo de veiculo mais comum na classe média (ahhh e como é difícil pagar o financiamento)e curiosamente vemos pessoas que tem poder aquisitivo mais baixo com veículos mais caros é por isso que existe um aumento na quantidade de veículos tomados por financeiras.
Um abraço e boa semana
3 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 10/05/2009 21h22
Eduardo Giorgini (496) 10/05/2009 21h22
Concordo.
E ainda penso que as elites política e economica não querem que o país cresça.
Tudo é proposital nesse sentido.
Concentração de renda, gera concentração de poder.
Super-salários com dinheiro público, estabilidade, regalias, tudo esquematizado e protegido por lei gera coorporativismo, nepotismo e ineficiência da máquina pública, que é o que temos (e sempre tivemos).
Isso, os estudiosos estrangeiros não veem, apenas as belas praias, Amazônia, as festas.
Eduardo.
1 opinião
avalie fechar
celso assis (99) 10/05/2009 18h39
celso assis (99) 10/05/2009 18h39
É parece que ainda existem pessoas sensatas no mundo. Mas será considerarada como pessimista como o foram alguns antes de estourar a bolha.
O euforismo iniciado politicamente pelos governos dos Paises, foi aproveitado com muito oportunismo pelos especuladores de sempre, e alimentado por analistas e a midia; a maioria destes ou mal informados, ou enganados, ou"interessados, ou adeptos do "pensamenro desejante.
Incrivel mas em tão pouco tempo alem de não atacarem a causa inicial, parecem deixar iniciar nos nossos narizes uma outra bolha!!!!!!
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 43 44 45 46 47 48 49 50 51 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página