Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Petróleo

O preço da commodity tem disparado por conta da desvalorização do dólar frente a outras moedas e o temor de escassez.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19
Comentários dos leitores
Firmino Medeiros (1) 25/06/2008 07h59
Firmino Medeiros (1) 25/06/2008 07h59
NATAL / RN
O maior problema do Brasil é a falta de educação de qualidade e consequentemente a falta de esclarecimento para saber quais são as verdadeiras necessidades do país.
O povo de uma forma geral costuma ligar de forma direta os principais indicadores do país com o presidente que governa o país durante o período em questão, e isso é errado, principalmente porque a influência das ações de governo não é tão poderosa como se pensa. Quando o país está gerando milhões de novos empregos, é importante lembrar que quem gera emprego é o empresário, desde o grande até o micro-empresário (que é quem mais gera emprego) e não o presidente ou o governo. Na verdade o governo mais atrapalha o país do que ajuda, pelo menos nesse quesito, pois a carga tributária alta aliada ao gasto descontrolado é a pior combinação para a geração de empregos e crescimento do país, e é isso que se vê na atual gestão, que tem sorte de não ter enfrentado nenhuma crise econômica severa. Se não existisse governo não tenha dúvida que o país geraria mais empregos, mas isso não é o ideal porque o governo tem a função de investir em Educação, Saúde e Segurança, além de Infraestrutura para o crescimento e em setores (órgãos) que são de sua responsabilidade.
Um governo que quer ver realmente o país crescer, gerar empregos e ver o povo melhorar de vida faz isso da forma mais eficiente: reduz a carga tributária para gerar mais empregos e aumenta o salário mínimo de forma proporcional a essa redução, ganhando todos.
15 opiniões
avalie fechar
marcelo couto santos (42) 23/06/2008 18h14
marcelo couto santos (42) 23/06/2008 18h14
Caro Juarez Oliveira (5), o Presidente Lula não deixará o governo como o Rei dos Reis, mas apenas como um excelente Presidente, que será lembrado daqui a 50 anos (como poucos na história) por ter governado para os POBRES. Isto é enfoque de governo. Enquanto o PSDB/DEMO governava exclusivamente para os RICOS (para isto foi eleito) e por isto foi tirado do poder pelo voto (da maioria deste país, que é pobre), o LULA foi eleito pelos pobres e por isto é rejeitado pelos ricos. Mas, infelizmente, os ricos tem o poder, a mídia, os jornais, as emissoras etc.. etc.. e por isto, pelo MARKETING que o dinheiro pode comprar, eles podem voltar ao poder, para governar novamente para os RICOS. E aí, o povo de menor renda (80 ou 90% da população) é quem novamente pagará o preço deste tipo de governo, com desemprego, queda de poder aquisitivo, fome... Mas tenho esperança que as coisas continuem evoluindo e que as diferenças sociais continuem a diminuir e os mais humildes continuem a ter emprego e o que comer. 67 opiniões
avalie fechar
juarez de oliveira oliveira (6) 20/06/2008 14h58
juarez de oliveira oliveira (6) 20/06/2008 14h58
Em relação ao petróleo, a oposiçãoPSDB/DEM, só perde por esperar, o Presidente Lula deixará o seu governo como o REI dos REIS em produção REI DO PETROLEO, REI DO BIO DIESEL, REI DO ETANOL, REI DA SOJA, REI DO GADO , REI DOS EMPREGOS FORMAIS, REI DO FRANGO, REI DO MILHO, REI NA FABRIÇÃO DE VEICULOS, REI DOS POBRES E REI DOS EX FAMINTOScomo dizem os ricos. Não tem pra ninguem . Vamos deixar o PSDB/DEM em São Pulo no ringue se matando e o Brasil construindo o seu REI. Se o PSDB/DEM não se entendem para Prefeito em SP imaginem o que eles fizeram e fariam para conseguir a Presidência. Equanto tudo acontece o nosso Brasil aparece. 66 opiniões
avalie fechar
ITAGUAI / RJ
Vladmir, o preço do petróleo está especulado.Isso todos sabem...
Mas se tivesse a 117 dólares com o dolar a 1,63 seria a mesma coisa que em janeiro a 100US com o dolar a 1,90.Cuidado com os números....eles enganam ...e muito.
A sua crítica em relação a outra mensagem do colega não convém, pois ele deixou bem claro que está especulado mas existe a desvalorização da moeda em relação ao euro.O que faz o preço do petróleo que está cotado em dolar mudar tanto.
Os especuladores aproveitam esses ajustes quase que automáticos e elevam as comodities(especulando), causando este desequilibrio de 117US a 133US.O preço teórico (calculado ano passado)seria a 70US mas isso quando a moeda americana tinha outro valor em relação ao Euro...e por aí vai...
16 opiniões
avalie fechar
Frank Martins (60) 13/06/2008 16h41
Frank Martins (60) 13/06/2008 16h41
NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA QUE ESSES PREÇOS DO PETRÓLEO É UMA BOLHA ESPECULATIVA. É SOMENTE PAPEL. QUANDO ESTOURAR NÃO VAI SOBRAR PEDRA SOBRE PEDRA. VAI SE EQUIPARA A BOLHA IMOBILIÁRIA, OU ATÉ MAIS. ESSES OTÁRIOS ADORAM PERDER RIOS DE DINHEIRO. SÓ POQUE ESTUDARAM EM YALE, HAVARD, ACHAM QUE SABE TUDO. QUEM VIVER VERÁ. O TOMBO VAI SER GRANDE. 49 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1918) 13/06/2008 12h02
Rui Ruz Caputi Caputi (1918) 13/06/2008 12h02
É muiiiiiiiiiiiiiiiiiito petróleo......................
Brasil torna-se exportador de nafta!
É o estado brasileiro, uma conquista de todos os cidadãos
25 opiniões
avalie fechar
Luis Donadio (77) 12/06/2008 16h17
Luis Donadio (77) 12/06/2008 16h17
Com relação ao preço da nafta é interessante notar que o governo protege os preços da gasolina e do diesel, mas dos outros insumos petroquímicos como nafta, querosene de aviação, entre outros, sempre tem correções rápidas em relação ao preço europeu...
Ou seja, quem trabalha no ramo dos plásticos já percebeu aumento nas resinas em torno de 30 a 40% ao ano. Só neste próximo mês de julho, já informaram reajuste de 20%.
Interessante notar que a Rio Polímeros (agora Quattor) utiliza gás natural em sua produção de resinas e nem por isso possui preço abaixo dos concorrentes que utilizam nafta. Logo concluimos que o cartel das resinas continua mais ativo do que nunca.
15 opiniões
avalie fechar
Ronaldo Pignataro (59) 12/06/2008 15h44
Ronaldo Pignataro (59) 12/06/2008 15h44
Vladimir,
Muitas das matérias da Folha não passam de traduções do que é veiculado na imprensa internacional, sem análise. Se diz bastante lá fora, principalmente na CNN-Money, embora seja discutível, que as oscilações no preço do petróleo se devem, pelo menos em parte, as oscilações do dólar. Bem, a correlação é provada empiricamente porque os índices hoje são atualizados em tempo real. Assim, observou-se que quando o dólar enfraquece em relação ao euro o óleo sobe e o inverso também acontece. Como as commodities são cotadas em dólar, isto é lógico que aconteça. Por exemplo, se o petróleo é cotado a US 100 e o real é cotado a 3 dólares, eu vou precisar de 300 reais para comprar um barril. Porém se o dólar passa a valer 1,5 real eu vou precisar somente de 150 reais para comprar o mesmo barril. Então, neste caso hipotético, ele se tornou mais acessível para mim, e por causa disto eu vou querer comprar mais só porque ele está mais barato, uma barganha, e assim pressionar ainda mais a demanda. Seria uma viagem sob o aspecto de que o petróleo não é uma mercadoria comum, os povos compram somente o que necessitam. Mas existem os especuladores atuando no mercado futuro. Eles compram contratos para fornecimento a prazo, são como atravessadores atentos ás pequenas variações da mercadoria e do cambio. Logo podemos creditar alguma verdade na asserção mas difícil identificar os componentes do conjunto causa-efeito. A verdade é que, e isto vai ficando cada vez mais patente, falta óleo no mercado. A produção mundial está estacionada nos 86 milhões de barris diários já por três anos e a demanda mundial vem crescendo, principalmente nas economias emergentes e, dentre essas, principalmente na China onde o preço é subsidiado.
27 opiniões
avalie fechar
Gabriel Veiga (1) 11/06/2008 17h16
Gabriel Veiga (1) 11/06/2008 17h16
BELO HORIZONTE / MG
Essa incerteza perante às reservas do EUA é grande. A possível alta do dolar. E o anuncio de que "se não fosse a à especulação o preço do seria $70". Tudo isto tensionou o preço da commoditie, juntamente com a nossa mãe Petrobras.
Mas parece que todos investidores ainda esperam um resultado em realação ao consumo de combustivel dos americanos no dia 4 em diante. Será que eles realmente perderam o vigor?
PETROBRAS é NOSSA!
13 opiniões
avalie fechar
UMUARAMA / PR
Gostei do comentario acima, e graças ao Getulio Vargas o Brasil poderá se tornar uma potencia em
Petroleo, "O petroleo é Nosso" disse o Estadista.
18 opiniões
avalie fechar
Acho a privatização de empresas de modo geral benéfica ao país, haja vista os exemplos da CSN, Vale e companhias de telecomunicação.
Entretanto no caso das companhias de petróleo as 13 maiores empresas do mundo são estatais, com a Exxon Mobil vindo a seguir como a maior multinacional. 77% das reservas de petróleo do mundo estão em poder de companhias nacionais.
A Petrobrás atualmente conforme informações da imprensa teria um valor de mercado equivalente ao PIB da Argentina. Como privatizar nestas circunstâncias? É mais lógico defendermos a permanencia da Petrobrás como empresa estatal, porém com administração profissional , transparente e não sugeita a interferencias políticas.
25 opiniões
avalie fechar
Claudio Rodrigues Nunes (1) 11/06/2008 10h08
Claudio Rodrigues Nunes (1) 11/06/2008 10h08
RIO DE JANEIRO / RJ
Bruno Anjos,
"ela tem um custo altíssimo", fala sério! Já ouviu aquele ditado popular "Empresa petrolífera mesmo mal administrada dá lucro!"? Sou petroleiro, e vou lhe dizer uma coisa q o público não sabe, que a Petrobras é uma mãe para o povo brasileiro por ser estatal, onde ela não dá mais lucro por estar investindo em projeto que algumas vezes não dará lucro para ela mas será benéfico para algumas prefeituras. Se você pegar o investimento do governo federal no país e comparar com o investimento da Petrobrás aqui no nosso pais verá que a Petrobrás é quase um "governo federal"
Será que a Petrobrás se fosse privatizada ela teria participação taum forte no PAC em projeto que algumas vezes não seria prioritário e nem taum pouco lucrativo?
Cito a Vale do Rio Doce, Hj VALE. Voce vê na mídia dizendo que a Vale está participando do PAC (ou outro projeto desenvolvimentista) como o Sistema Petrobrás e o Sistema Eletrobrás?
O PAC é eleitoreiro, certamente que sim. A Petrobrás é usada para financiar eleições, certamente que sim. O Brasil precisa do PAC e da Petrobrás, certamente que sim.
Privatização, NÃO!
Melhor gestão, SIM!
25 opiniões
avalie fechar
Bira Monteiro (22) 11/06/2008 09h19
Bira Monteiro (22) 11/06/2008 09h19
Privatizar? E sumir com o dinheiro, como fez FHC? Se voces não sabem, há uma CPI, com maioria Governista, na AL de SP(ou seja também não vai dar em nada) que a imprensa não comenta sobre a privatização da Eletropaulo. Eles privatizam(PSDB/DEM) quem compra são os "irmãos" e não pagam nada pelas empresas pois é financiado pelo proprio governo e ainda ganham isenção de impostos por decadas, ou seja passam as empresas para outros de graça, como a mafia que tornou a União Sovietica Capitalista, privatixzam e o povo continua a morrer de fome. Pelo menos algum dinheiro da Petrobras é investido no social. Deveria sim ter uma lei para evitar cargos politicos e sim tecnicos nas estatais. 25 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 09/06/2008 17h57
Vladimir Tzonev (201) 09/06/2008 17h57
Eu não acredito aos meus olhos: " ...Um dos pontos negativos, no entanto, é o efeito sobre o preço do petróleo: com o dólar desvalorizado, o preço do barril (que é cotado em dólar) fica mais acessível a mais compradores, o que aumenta a pressão da demanda. Hoje o petróleo voltou ao patamar de US$ 135 depois de ter atingido, na sexta-feira (6), dois recordes --durante as negociações, o preço chegou a US$ 139,01, maior da história..." a Folha escreveu !
------------------------------------------
Alguém de vcs conhece algo, que depois de se tornar mais caro, se torna mais acessível, justamente porque esta mais caro?
Folha, merecemos mais que isso!...
13 opiniões
avalie fechar
Bruno Anjos (1) 08/06/2008 20h49
Bruno Anjos (1) 08/06/2008 20h49
SANTA MARIA / RS
Pelo nível do português do comentário acima já dá para perceber como o colega é bem informado, deve ler bastante..
Eu torço pela privatização da Petrobrás, ela tem um custo altíssimo devido a influência política do governo, se fosse de gestão privada seria o maior motor de crescimento do país.
35 opiniões
avalie fechar
Fábio Fereira Tonelotti (1) 07/06/2008 21h57
Fábio Fereira Tonelotti (1) 07/06/2008 21h57
TAUBATE / SP
Tudo leva a crer, que o verdadeiro motivo para alta repentina do petróle, se deve a tentativa dos grandes bancos norte americano e europeu, em tentar reduzir seus prejuízos com o mercado imobiliário americano, em detrimento da crise inflacionária que isso vem causando nos demais países. Capitalismo da pior qualidade, orquestrado por instituições financeiras, fundos de pensão, e bancos de investimento em defesa de seus interesses e no interesse de seus cliente milionários, é a força dos grandes investidores, esmagando o mundo em devesa de seus interesses. Isso tem de acabar.
Obs: note que o preço do petróleo e a crise imobiliária caminham juntas desde o começo.
25 opiniões
avalie fechar
Wilson Santos (70) 07/06/2008 14h32
Wilson Santos (70) 07/06/2008 14h32
"Vamos pensar...." O petróleo está em alta, as ações das petrobrás, logicamente, deveriam subir. Porém, ocorre inflação nos EUA e cai a bolsa DowJones. Os "grandes economistas brasileiros" concluem que o momento da Bovespa deve ser de realização e todas as ações caem. Se, por outro lado, o Petróleo está em baixa, também não é o momento de investir na Petrobrás. Se daqui a alguns meses a Petrobrás entrar para a OPEP e o petróleo bater US$180,00 o que dirão os grandes economistas brasileiros? Não invistam na Petrobrás para não falirem os EUA!!!! 16 opiniões
avalie fechar
Francisco Ramos (103) 04/06/2008 19h37
Francisco Ramos (103) 04/06/2008 19h37
Fico satisfeito em ler o noticiario sobre os investimentos em que a petrobras, tem anunciado quase que diariamente alavancado a ecomonia do brasil e craindo muitos empregos diretos e indiretamente, e participando intençamente na qualificação dos profissionais, os elogius aqui não é novidade em que a petrobras recebe diaramente de todos inclusive dos noticiarios do exterior, faz o que me deixa mas feliz é da graças a deus que esta empresa não ter cido privatizado escapou pelo fio das garras do governo do FHC, e dos partidos politicos do PSDB e os DEMOS. Essa mesma felicidade não tenho quando vejo a empresa VALE DO RIO DOCE, essa foi privatizada e economicamente tem crescido para o mundo porque tem comprado ativos de outras empresaa do exterior rescendo no ranck das grades mineradora de ferro, só que essas aquisição não cria se quer um emprego para o povo brasileiro, e digo mais o minero de ferro é um produto muito mas simples de se retirado desta terra que deus abençoa do o petroleo que demanda de muita tecnologia e investimos dos engenheiros de tecnico brasileiro, o minério de ferro muitas das vezes esta ali na flor da terra, com maquinários se retira essa riqueza que deus nos deu e vende para o exterior a preço de banana, poque esta empressa não entra no ritimo da petrobras e faz o melhoramento deste minerio para vender produto acabado e melhorar sua imagem perante a opinião publica o esta os investimentos que se comprmeteu quando adiquiriu a empresa. 60 opiniões
avalie fechar
Will Carvalho (61) 02/06/2008 11h55
Will Carvalho (61) 02/06/2008 11h55
Numa coisa todos concordam:
Nunca antes na história do Brasil, tivemos um Presidente que incentivasse tanto a produção de ETANOL e (principalmente) seus derivados.
Não seria isso legislar em causa própria?
60 opiniões
avalie fechar
O que está ocorrendo não só no Brasil como no mundo é o alto consumo de combustivel, há uma necessidade de ser estabelecido um limite de consumo por habitante, para reduzir a poluição e o consumo seria necessario que fosse estabelecido a cota de 500 cilindradas por habitante, neste caso seria economizado no minimo 500 cilindradas por usuario de carro. Se você olhar o transito maioria dos carros andam com um passageiro na maioria; tem passageiros que anda em uma camionete com 5.800 cilindrada, isto alem de ser um grande despedício é um crime ecologico. Se for estabelecido a quota de 500 cilindrada vai haver uma grande economia e poluir a metade. 49 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (368)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página