Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Pré-sal

A camada pré-sal se estende por cerca de 800 quilômetros, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado está a profundidades superiores a 5 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal, que segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo. A Petrobras é uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração.


Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos
Comentários dos leitores
Alguém sabe como é formado hoje o Gabinete de Crise? Em 26.6.2008, conforme Carta Maior em artigo assinado por BERNARDO KUCINSKI, esse gabinete contava com os seguintes membros: ALI KAMEL, ACM NETO e PAES DE ANDRADE. Isto aconteceu quando instalaram em Brasilia um escritório para unificar a cobertura política da TV Globo, rádio CBN e jornal O Globo. Era a época do mensalão (que nunca foi provado). De lá para cá a coisa deve ter evoluido. Os "analistas" e âncora das organizações Globo devem receber o dever da casa para iniciar seus trabalhos nos dias seguintes. Se você escuta a CBN, o Heródoto começa do dia, às 6 horas, já falando mal do governo, das medidas tomadas nas última horas por Lula, contestando-as como se fosse um membro da oposição. (acaba sendo). Aqui no Rio, pela manhã, creio que às 9h entra na CBN a Lucia Hipólito para tratar das notícias do Rio, capital e interior. Ela aproveita qualquer brecha e "lasca" o pau no governo federal. Um tal de PIOTO, em outros horários, deve ter também sua agenda ditada pelo gabinete de crise, e cumpre a sua missão. Entrevista pessoas que também são contra o governo, faz conparações a seu bel prazer, etc. O pior é que essas entrevistas são repetidas em outros horários. Seguem-se: Merval Pereira, que acha que sabe tudo e aquele ex-cineasta, o Arnaldo Jabor, o Sardemberg, a Miriam Leitão, a Cristiana Lôbo, o Willian Waak, o Carlos Monfort, e apareceu agora um novo reporter no JN, falando diretamente do Congresso. Como sempre...tsc 119 opiniões
avalie fechar
É o Zé Pedagio literalmente afundando o paulistano na enchente.
Parabéns aos eleitores Demo Tucanos , estamos atingindo o ápice da ignoranciacontinuem assistindo Rede Globo e não esqueçam de comprar o super livro do super âncora Willian Bonner. esses caras sabem tudo de Brasil!
Abraço a todos
35 opiniões
avalie fechar
Meus compatriotas, essa eleição - e mesmo antes dela - precisamos arregaçar as mangas e partir para o engajamento de campanha nas ruas. Essa eleição será diferente, porque "Eles" sabem que se perderem só voltarão ao poder por meio de golpe armado, talvez nem isso
pois, do contrário, se vencerem, nunca mais veremos o raiar do dia.
Até então nunca precisaram trabalhar na vida, tudo sempre foi "garantido" pra Eles.
Alguém pode imaginar do que a Elite Saqueadora do Zé Pedágio será capaz nessa eleição?
ENGAJE-SE e não deixe para fazer na semana que antecede o pleito. Se não começarmos hoje, nada vai adiantar
aí já era!!!
46 opiniões
avalie fechar
Sr Roberto Martins, mesmo depois dessa crise que o mundo passou o senhor volta para defender o NEO LIBERALISMO,não acredito ESTADO MÍNIMO. Lá no primeiro mundo o Estado teve que fazer diversas intervenções, ABRE O OLHO, TU NÃO É JAPONÊS. Eu não acredito nisso. Há, tá!.. O senhor não percebeu a crise que quebrou várias empresas nos países do NEO...Sabe por quê? Aqui no Brasil o Estado estava forte, os bancos do Estado atuou firme para que nada acontecesse...aí só foi uma MAROLINHA, isso mesmo marolinha. Sabia que se dependesse dos bancos privados esse país passaria por duras penas, mas graças a Deus, eles estava do nosso lado e o nosso governante pensou no seu povo.
Outra coisa a PETROBRAX só dava prejuízo no governo entreguista do Fernandinho, hoje é a terceira maior empresa nesse setor nas Américas. Se a Vale do Rio Doce não tivesse sido privatizada pelos entreguista, com certeza seria um outro motivo de orgulho para essa nação Brasileira, claro administrada por esse governo...Deus foi bom com esse povo brasileiro...mesmo com toda essa corja remando pra trás, Ele entregou o timão para uma pessoa comprometida com essa nação e não com os DOLARE$ Americano...Parabéns Brasil!!...
2 opiniões
avalie fechar
Diego Gomez (1) 08/09/2009 17h14
Diego Gomez (1) 08/09/2009 17h14
'O parlamentar acrescentou que, no discurso, o presidente induziu a população a pensar que "o bem" está representado nos projetos encaminhados pelo Executivo ao Congresso e qualquer modificação que seja feita pelos deputados e senadores seria "coisa do mal". '
E desde quando senador e deputado é 'do bem'? :O
sem opinião
avalie fechar
elisabeth gennari (183) 08/09/2009 14h14
elisabeth gennari (183) 08/09/2009 14h14
Nós brasileiros devemos nos ater em não discutir com nossos irmãos que nesta coluna vem para expor suas idéias e condenar aquilo que acham que não esta certo.
Devemos deixar nossos ideais politicos um pouco de lado e pensar mesmo no Brasil, que é o que está ficando em pauta na história dos paises atrazados mais fracassados do globo terrestre.
Temos tudo e não temos nada, saude, escola, educação civil e moral,que é o que realmente fará nos levar para o apíce da lista dos paises bons.
Só temos olhos para futebol, cerveja, mulher, e bandidagem que rola solta em nossa volta.
Onde está o mandante da nação?os juizes?srs. senadores, deputados e vereadores, enfim todos que tinham que nos dar respostas....porque não governadores prefeitos,?
Vamos brincar de que somos os maiores sim, os maiores cegos que não querem enxergar que somos roubados na cara dura....riem com escárnio da nossa cara.
Chega....to com o saco cheio.....
Estão todos sem excessão alguma de olho nas eleições de 2010....
9 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (242) 08/09/2009 14h10
Roberto Martins (242) 08/09/2009 14h10
UM ESTADO TEM QUE SER ADMINISTRADOR, Cuidar das Políticas Públicas, do desenvolvimento do povo: Para isso, precisa implementar uma estrutura viária adequada, solucionar os problemas de habitação, saúde, educação e segurança pública, etc.
O ESTADO EMPRESÁRIO, só cabe aos interesses dos politiqueiros e seus apadrinhados; exemplo da Petrobras, presidente e conselho administrativo nas mãos de políticos do PT! Onde estão os Administradores? Onde estão os técnicos? Onde estão as pessoas que conhecem o assunto e farão a empresa crescer e dar lucros?
UMA PETROBRAS JAMAIS DARÁ PREJUÍZO.
UMA VALE DO RIO DOCE JAMAIS DARIA PREJUÍZO.
MAS, O BANCO DO BRASIL JÁ DEU! QUANDO OS POLÍTICOS METERAM A MÃO NO DINHEIRO DO BANCO.
Não acredito que os PeTralhas sejam tão obtusos a ponto de não enxergarem que * Empresa Estatal * só dá prejuízo, não recolhe impostos, não recolhe direitos sociais, apresentam balanços negativos e o povo é quem sempre pagou e pagará toda a incomPeTência e a roubalheira do cabidaço de emprego..
Só posso acreditar que esses PeTralhas, defensores de * Empresas Públicas *, estejam de olho na boquinha de alguns cargos, para levar uns milhões sem trabalhar.
FORA PT....FORA LULA....FORA DILMA.....FORA CAMADRILHA DA BOQUINHA DO DINHEIRO FÁCIL..........
28 opiniões
avalie fechar
Abi Santos (42) 08/09/2009 14h07
Abi Santos (42) 08/09/2009 14h07
O Por que será que o Companheiro da "MAROLINHA" quer atropelar o Legislativo e aprovar urgentemente o projeto do pré-sal? Será que ele ainda não se deu conta de que os interesses dos brasileiros estão acima dos seus interesses, e que chega de querer enganar os brasileiros e fazer aquilo que é apenas de interesse dos seus companheiros; aqueles do "mensalão e outros mais" que se lambuzam do seu governo. Chega de faz-de-conta!!! traidopelolula@hotmail.com 28 opiniões
avalie fechar
Agora pergunto, onde estava o governo do Estado mínimo e da eficiência privada no governo FHC ? E o cabide de emprego que a oposição de hoje tanto acusa, por acaso também eles não a praticaram no passado ? Corrupção e cabide de emprego não é prerrogativa só do Estado no Brasil, mas acontece e muito também na iniciativa privada. Isso só melhora com a maior participação do povo no governo - prestação de contas, transparência, fiscalização popular e não só das elites. Portanto, esses argumentos não colam mais.
A questão mais importante é a questão estratégica. Todo mundo defende seus interesses nacionais: os Estados Unidos não deixaram os japoneses comprarem a IBM (porque era estratégico para eles), o governo americano domina 60% do capital da GM (peso da indústria automobilística), franceses, italianos e espanhóis possuem estatais relevantes em vários setores (teles p.ex.). Então, porque nós, simples mortais da periferia não podemos defender nossos interesses ? Vem a nós tudo, vosso reino nada ? CHEGA?!...
25 opiniões
avalie fechar
A chamada "polêmica" que a grande mídia, principalmente a mídia do PIG, faz do pré-sal, é no mínimo falsa e encoberta de pressupostos ideológicos. Primeiro, porque a polêmica não resiste a argumentos fortes do ponto de vista da economia nacional. Como alguém pode ser contra um projeto que defende os interesses nacionais e o desenvolvimento econômico brasileiro no sentido de desenvolver a autonomia nacional e nossa independência ? Só há uma resposta: um grupo de interesses ligado ao capital estrangeiro poderia defender o modelo antigo (o de concessões) e desta forma a privatização do setor, iniciada no governo FHC em 1997, quando quebrou o monopólio de exploração do petróleo. Esse grupo, chamado de neoliberais, defendem o Estado mínimo, a eficiência do setor privado principalmente estrangeiro, argumentando que o setor privado é mais eficiente na exploração do petróleo. Ligado a esse grupo, pode-se ver claramente na grande mídia, a posição dos líderes do PSDB e DEM que usam estes argumentos. Antigamente, eram chamados de entreguistas - grupo ligado aos interesses do capital estrangeiro e que sempre foram contra a estatização do petróleo, desde o início, quando foi criado a Petrobrás em 1953. (Daniel Miranda Soares é economista e mestre pela UFV) 20 opiniões
avalie fechar
Roberto Martins (242) 08/09/2009 13h26
Roberto Martins (242) 08/09/2009 13h26
É lamentável ler nessa coluna alguns fanáticos PeTralhas achando que todo desenvolvimento, toda tecnologia atual, foi obra de PeTecorrupto. E, de que, toda venda das empresas cabideiras de políticos e suas politicalhas dos montões de apadrinhados foram obra de FHC.
Ora, o petróleo de bacia de santos já é sabido desde de Shigeaki Ueki, como ministro das minas e energias, se não conhecem procurem conhecer, outro safado.
O progeto do álcool combústivel foi implementado em 1980, com carros saindo da linha de produção, dentro da ditadura militar, como gostam de dizer assa CAMADRILHA de PeTralha.
FORA PT......FORA LULA......FORA DILMA....FORA CAMADRILHAS --- CAMARADAS, CAMARILHAS E QUADRILHAS.......
24 opiniões
avalie fechar
Marcos Luiz (35) 08/09/2009 13h05
Marcos Luiz (35) 08/09/2009 13h05
"Uma pergunta que não quer calar": Será que com o crescimento na arrecadação que o pré-sal vai proporcionar não deveríamos de determinar um percentual desse montante para desonerar os tributos do povo brasileiro? Será que não seria uma maneira de garantirmos mais investimentos privados e mais empregos? 10 opiniões
avalie fechar
Alvaro Risso (49) 08/09/2009 13h01
Alvaro Risso (49) 08/09/2009 13h01
Amigos,
o pré-sal assim como o proalcool, tem um problema basico econômico. No proalcool, ele só é viável se o petróleo custar acima de 40 dólares (preço dos anos 80), pois o custo da produção de alcool equivalente gira por volta disso. Considerando a inflação do dolar, esses valores estão mais altos hoje. No pré-sal é a mesma coisa. No governo Itamar, a descoberta do pré-sal não o tornava explorável por dois motivos: custo e tecnologia. Hoje, continuamos no mesmo patamar, o custo estimado é de US$ 600 bilhões, e a tecnologia, apesar de ter avançado, ainda não existe para essa profundidade. A grande pergunta que se faz hoje nos meios econômicos, é: com o modelo de exploração proposto nessas medidas, de onde o governo irá tirar recursos, já que a maior parte está com ele? Só que o PT é eficiente em propaganda, e está utilizando isso como uma grande tacada do governo Lula, só que não é. Com todo esse investimento necessário, para quanto irá o preço da nossa gasolina, uma das mais caras? Vocês que debatem, tem idéia de quem irá pagar por isso?
11 opiniões
avalie fechar
Tiago Fernandes (39) 08/09/2009 12h39
Tiago Fernandes (39) 08/09/2009 12h39
Caro Abi Santos, essa idéia que o governo não deve participar do controle de empresas é muito boa, "NO PAPEL", porque não foi isso que vi quando CITIBANK, GM e AIG ficaram correndo atrás do governo dos EUA para dar "pequenas ajudinhas" de bilhões de dólares a esses oportunistas que "famintos" por dinheiro e poder apostaram o futuro de instituições respeitadas no tal de derivativos. Mas no fundo acho que você está certo mesmo, o governo não deveria interferir no controle de empresas, talvez tivesse sido melhor deixar essas três irresponsáveis falirem, e com elas milhares de pessoas ficarem desempregadas. Enfim, um governo existe para produzir bem estar social e empresa para produzir lucro, às vezes, produtos estratégicos necessitam sim da participação do governo e se há pouca produtividade ou cabides de emprego, infelizmente é um problema que tem que ser resolvido, sobretudo sem minimizar o papel do estado, até porque, graças a ele, através de ações corretas, nosso país produziu um consumidor interno forte e preservou bancos de capital misto que tiveram um papel importante no combate ao spread bancário e ao oportunismo dos bancos privados, que captavam o compulsório para investir em títulos da dívida pública, pouco se "lixando" para o fomento através do crédito a sociedade. Por essas e outras que a crise se tornou uma "VERDADEIRA MAROLINHA", e hoje o presidente Lula está surfando nela. 7 opiniões
avalie fechar
Sergio Lavinas (272) 08/09/2009 12h38
Sergio Lavinas (272) 08/09/2009 12h38
Na entrevista que o Sergio Gabrielli deu para o jornalista Kennedy
Alencar, soube algumas coisas desse dinheiro do petróleo do Pré-sal.
Existe, quase comprovado, na área do Pré-sal, de 9 a 14 bilhões de barris de petróleo. Os demais números, 400 ou 200 bilhões de barris ou etc, são especulação.
As Reservas brasileiras de petróleo, se somarmos esses 14 bilhões do pré-sal às outras reservas já em produção, dobram em valor. O Brasil ficará sendo o décimo maior do mundo.
A extração comercial do óleo de Pré-sal começará em 8 anos, no mínimo.
Fornecedores e clientes da Petrobras (válvulas, de tubos, de navios, refinadoras, etc) terão de dobrar a produção.
Concessão Atual: o governo entrega a área para uma cia. extrair o óleo. A empresa gasta equipamento, material e mão de obra. Ela vende os produtos. O governo recebe royalties e os impostos decorrentes dos produtos.
Na partilha, para um investimento total de 100%, a BR investe 30% e a cia. extratora investe os outros 70% do necessário. O governo estabelece que 80% do lucro daquele poço é dele. A BR fica com 6% do lucro e cia.partilhadora com 14% do lucro.
Vai ser criada uma companhia chamada Petrosal para ficar de olho nos custos, naqueles valores de 30% e 70% aplicados pela BR e pela partilhadora.
Os políticos estão agoniados para aprovar, pois quem ficar com a BR e com a Petrosal a partir de 2010, será dono dos políticos brasileiros e do Brasil.
Não ví como os 80% serão aplicados na tecnologia, no social e etc
2 opiniões
avalie fechar
Denilton Linhares (30) 08/09/2009 12h25
Denilton Linhares (30) 08/09/2009 12h25
A uol poderia fazer uma gentileza de tirar o nome
deste ser chamado Dilma do seu conteúdo, pois isso faria bem aos meus olhos
chega de mentiroso no brasil
29 opiniões
avalie fechar
Flávio da Silva (8) 08/09/2009 12h18
Flávio da Silva (8) 08/09/2009 12h18
PARABENS SR. NELSON VAUGHAN. SUA COLOCAÇÃO RETRATA EXATAMENTE O QUE ACONTECE E AINDA, ACRECENTO QUE PRECISAMOS TODOS NOS MOBILIZAR PARA PODER PARAR O QUE VEM DE RUIM POR AÍ. 15 opiniões
avalie fechar
Sr Nelson Voughan, disse
" Se ainda assim acreditarem nisso, não deixem de olhar o exemplo da Venezuela, pois esse será o nosso fim"...vejo bem que o senhor é um leitor ávido de informação, deve ser um leitor voraz da revista veja e assinar partidariamente como dizimista o jornal O Globo ou Estadão, tanto faz!...Leia!
"Milhares de admiradores saudaram o líder venezuelano e alguns gritavam "presidente, presidente". Chávez lançou uma flor para a multidão e tocou seu coração. Em um ponto, ele pegou uma câmera de um fotógrafo para tirar uma foto.
Em uma entrevista coletiva à imprensa em Veneza, o diretor americano Oliver Stone disse que fez o documentário para mostrar "os ataques ridículos da imprensa (americana) contra Chávez". Ele acrescentou que não fez o filme somente por este motivo, mas por acreditar que o presidente venezuelano "é um grande fenômeno, protagonista de mudanças positivas em seu país"....lançamento de um documentário sobre Chaves...na Europa...
Fico com a pergunta: "Que legado esses jornalistas empenhado em manter essa população brasileira desinformada vão deixar para o futuro dessa nação".
Código de ética não existe...nenhum.
11 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (813) 08/09/2009 12h11
Cassio Tavares (813) 08/09/2009 12h11
Nelson, deixe de ser idiota dizendo que eu não sou engenheiro. Já trabalhei em 9 estados mas não tenho nenhuma satisfação a lhe dar, mas lhe digo que sou formado pela UFMG da turma de 1.965. Consulte a UFMG e voce vai cerificar que o meu nome está lá como um dos formandos. Se voce está incomodado com o progresso que o Brasil passa por ele ( consulte Revista Veja ) é problema seu. Mas como essa oposição já perdeu tudo, como projeto de governo, metas, discurso e principalmente votos, pode espernear porque não incomoda a nenhum de nós. Enfie a viola no saco e boa viajem. 91 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (150) 08/09/2009 11h49
Nelson Vaughan (150) 08/09/2009 11h49
CASSIO TAVARES. O Sr. está se utilizando do metodo Petista, cópia idêntica do método nazista, onde "uma mentira repetida por mais de cem vezes se torna uma realidade". Então, esforce-se para não ser tão repetitivo em seus comentários e tente, ao menos, deixar de fazer propaganda "eleitoreira". Senão, ninguém acreditará que o Sr. é engenheiro e que trabalha na iniciativa privada. 45 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1179)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página