Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2002 - 09h38

Ioga e acupuntura são alternativas para melhorar concentração

da Folha de S.Paulo

Técnicas orientais podem ser úteis para o vestibulando que tem problemas sérios com o estresse e a ansiedade, mas devem ser feitas com profissionais capacitados.

A ioga, por exemplo, é um sistema que busca o controle da mente através de exercícios físicos, segundo Marcus Rojo Rodrigues, professor de ioga, formado em educação física. Ele recomenda que se procure fazer aulas com supervisão de um professor, mas alguns exercícios simples podem ser feitos sozinhos.

Respirar profundamente, levando para expirar o dobro do tempo gasto na inspiração, segundo ele, é algo relaxante, que pode ser feito em qualquer lugar. "Além disso, o que o jovem pode fazer no ônibus ou no carro, por exemplo, é se espreguiçar."

A respiração profunda é uma das técnicas também utilizadas na meditação. "A pessoa deve se sentar com os pés apoiados no chão, com as costas retas e o queixo levemente para baixo e sentir sua respiração", disse a monja zen-budista Cohen.

Outra alternativa é a acupuntura, que, segundo o médico Hong Jin Pai, do Hospital das Clínicas de São Paulo, proporciona uma sensação de relaxamento por causa da liberação de serotonina no cérebro. "Com isso, a pessoa fica mais calma, consegue dormir melhor, acorda mais desperta e fica mais alerta na hora de estudar, o que aumenta a capacidade de concentração."

O estudante Raphael Lai Wong, 18, faz massagem às quartas-feiras por causa da tensão e de dores nas costas. "Como fico muito relaxado, meu rendimento na hora de estudar aumenta e, por isso, não preciso gastar muito tempo com a mesma matéria."

Leia mais:

  • Atividade física provoca sensação de bem-estar

  • Confira como evitar situações estressantes na hora do vestibular

  • Encontre a forma de lidar com a ansiedade do vestibular

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página