Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Reféns das Farc

Impasse em torno da libertação de reféns das Farc mediada por Hugo Chávez causa polêmica na Colômbia, na Venezuela e em todo o mundo.


Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos
Comentários dos leitores
Valdir Fiorini (59) 04/07/2008 12h24
Valdir Fiorini (59) 04/07/2008 12h24
As fotos de Ingrid com uma saúde invejável comprovam que realmente ela passou três anos acorrentada 24 horas por dia na selva. Não é à toa que ela era candidata do Partido do Oxigênio. O fato de ninguém morrer numa ação do exército contra as FARCs mostra também que é mentira que o governo colombiano pagou 20 milhões pelos reféns. Pena que o Jack Palance já morreu, senão poderiam convidá-lo para apresentar o show. 53 opiniões
avalie fechar
Eleonora Pereira (3) 04/07/2008 11h43
Eleonora Pereira (3) 04/07/2008 11h43
É a tal história, quando um projeto é bem sucedido, especialmente num caso como esse, aparecem quinhentos "pais"...São os americanos, os israelenses, o dinheiro, etc, etc...Difícil admitir que a Colômbia, ainda que tenha tido algumas consultorias, tenha sido capaz de tamanho êxito...Mas foi, o que prova o talento e a competência latino-americana! Parabéns Colômbia! 29 opiniões
avalie fechar
M Mig (2446) 04/07/2008 11h41
M Mig (2446) 04/07/2008 11h41
CONTINUAÇÃO
Podemos concluir que existem dois tipos de chefes de estado, um deles quer faz muita propaganda, fala demais, chega a ser ofensivo e NUNCA RESOLVE NADA o outr tipo de chefe de estado não faz propaganda, não fala demais e resolve os problemas ou a maioria deles. Nós temos exemplos bem aqui no Brasil (será que eu preciso ser mais claro??)
38 opiniões
avalie fechar
M Mig (2446) 04/07/2008 11h39
M Mig (2446) 04/07/2008 11h39
Sr Carlos Lobitsky,
Corrija-me se eu estiver errado em algum dos pontos:
1 - Quando o segundo no comando as Farc foi morto por uma ação militar colombiana, qual foi o chefe de estado que se doeu com o ocorrido?? Foi Chávez (a escrita correta é com Z e não com S caso o sr não saiba e ou o ache normal traduzir nomes próprios) e foi até cogitada uma retalhação militar, alguma duvida até ai??
2 - O chefe de estado sul-americano mais próximo do sr LULA e que demonstra maior afinidade qual é? Mais uma vez a resposta é o aspirante a Tchê Guevara, Hugo Chávez (alguma duvida nisso??)
Logo podemos concluir que não escreví nenhuma mentira e não há fundamento na sua tentativa de correção.
3 - lutas de classes pela sobrevivencia não inclui o uso de armas, táticas de guerrilha, ataques armados e nem sequestro ou rapto, se fossemos pensar desta forma uma grande parte dos criminosos (inclusive no Brasil) seriam "libertadores das classes oprimidas"
4 - Devo lembrar-lhe tambem que partiu do Sr. Uribe a solução deste rapto, e parece muito estranho a qualquer um com um pouco de senso fingir um rapto por seis anos e envolvendo TERRORISTAS DAS FARC.
5 - Onde esta a participação do lula da solução real do rapto?? Se tiver alguma por favor envie-me o trecho da reportagem.
6 - Que eu me lembre e o sr tambem deve se lembrar, quem falou muito, acusou, apontou o dedo para muita gente e NÃO RESOLVEU NADA foi o Sr. Chávez
CONTINUA...
36 opiniões
avalie fechar
Lúcia Peliano (4) 04/07/2008 11h37
Lúcia Peliano (4) 04/07/2008 11h37
O que sei é que deva-se continuar a batalha para libertação dessa pessoas que estão como animais na selva.
Aquilo é um grupo terrorista e aprovetador, fazendo lavagem cerebral nos jovens quando ingressam na militância. Qualquer dinheiro empregado é válido se a única forma é essa . Nunca vamos saber efetivamente o que ocorre com os sequestrados.
Muitos como Ingrid jamais falarão.
6 opiniões
avalie fechar
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 04/07/2008 11h33
Sylvio L. Almeida Jr. (234) 04/07/2008 11h33
É a hora e a vez do 'teatrinho' na América Latina... 12 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 04/07/2008 11h33
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 04/07/2008 11h33
ALO,NÃO É PARA DEBATER OK . É SÓ CONSTATAÇÃO .
NOTEI PELAS FOTOS INTERNACIONAIS QUE: OS REFENS ESTAVAM COM BOA APARENCIA, OU NÃO ? DENTADURAS MARAVILHOSA(?) . OS AMERICANOS (CIA) FORTISSIMOS
SÓ PARA COMENTAR. ATE PORQUE CONCORDO COM TUDO QUE FOI ESCRITO >
24 opiniões
avalie fechar
M Silveira (1) 04/07/2008 11h19
M Silveira (1) 04/07/2008 11h19
É incrível como alguns insistem em encontrar ideologia apenas "nos outros". Pessoalmente não tenho qualquer simpatia pelas FARC, mas é evidente que a cobertura da mídia sobre o tema é mais ideológica que qualquer guerrilheiro dos anos 60. Numa atitude esquizofrênica, procuram associar o Lula aos sequestradores colombianos (revival das eleições de 89?). Obviamente estão como "baratas tontas" diante da habilidade política do metalúrgico e sua grande popularidade. Afinal, em seus prognósticos Lula seria um revolucionário, facilmente neutralizado pelo joguinho já fartamente conhecido dos poderes tradicionais. Pois é, vão ter que tentar uma outra onda: quem sabe continuarem falando em INFLAÇÂO até que ela volte realmente com toda força? Olha o tiro no pé! (Obs.: não pensem que sou fã do Lula, apenas discordo de suas posições por razões diametralmente opostas àquelas apontadas pelos barões da comunicação). 9 opiniões
avalie fechar
djalma santos (38) 04/07/2008 11h01
djalma santos (38) 04/07/2008 11h01
Prezados leitores, Acho que esta noticia se for verdadeira vai explicar esta oper, de inteligencia no meio da Selva,sem que fosse disparado um unico tiro ,nem tivesse feridos ou mortos,talvez tenha fundo esta coisa de RESGATe,nao se sabe ainda que qubatia de USD! e se foi realmemte pago o resgate,o que se sabe é que tin ha muitos países interresados na liberdade da sra Bitancour,portanto todos estes fatos devem ser esclarecidos em breve!pelas partes envolvidas.o que realmente importa é a liberdade desta senhora que náo merecia sequer ter sido sequestrada por este guupo das Farc. 13 opiniões
avalie fechar
América do Sul ! Uma região do planêta Terra onde ainda existem farc´s, lula, hugo chaves, etc.. Com certeza esse nosso mundo ainda tem muito o que evoluir ! Quem viver verá ! 18 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 04/07/2008 10h59
Ellen . (223) 04/07/2008 10h59
O homem no poder corrompe e isso em qualquer regime. Não defendo as práticas cometidas durante regimes comunistas, mas é muito hipocrisia da extrema-direita, coisa bem senso comum inclusive, atacar o comunismo usando os mesmos discursinhos baratos, baseado em dados."No caso do comunismo, as bibliotecas estão abarrotadas de obras que o incriminam. Não há nenhuma para o capitalismo, que não é acusado de fabricar infelicidade pretendendo trazer felicidade. O capitalismo e trouxe a escravidão, apropriação de recursos naturais, imposição de ditaduras, embargos econômicos, devastação ambiental, fome e miséria. Uma soma de parcelas que tem como resultado não menos que 100 milhões de vítimas atualmente".
No comunismo, somos escravos do Estado, no capitalismo somos escravos das empresas.Por isso que no capitalismo todos defendem a "democracia". Democracia no capitalismo não significa poder do povo, significa que em vez de um grande poder controlar, o poder possa ser dividido em "vários médios poderes". Isso é democracia.
Algumas empresas já dominam o mundo todo e podem ter certeza de que elas não estão interessadas na educação, na saúde, na educação, na cultura e na solidariedade. Isso não dá lucro!Quem quiser tudo isso, compre!Quem não tiver dinheiro, se vire!!
25 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 04/07/2008 10h47
Geraldo Buss (378) 04/07/2008 10h47
Oras bolas! Será que esta rádio suiça está querendo informar ao mundo que durante todos estes anos tem estado junto dos bandidos e traficantes das FARC's colombianas? Será que tanto os Estados Unidos, como a França, como a própria Colombia - levaram 6 anos para juntar 20 míseros milhões de dólares para pagar pelo resgate da senhora Betancourt e mais treze outros reféns? Será que o comércio de cocaina e outras trocas que estes bandidos negociam está tanto falido para aceitarem liberar a senhora Betancourt e mais treze outros reféns por esta quantia tão pequena? Será que o mundo (Chaves, Morales, Lula, Correa e outros governantes que não tinham coragem de criticar e de combater estes bandidos e às vezes até davam guarita a eles) não pode reconhecer que houve sim uma grande inteligência neste resgate? Mesmo que tivesse ocorrido este pagamento, é um assunto interno da Colombia e o mais importante que liberou 14 reféns - 14 vidas. Quero ver estes governantes latinos e populistas abrirem a boca contra uma ação destas. A inveja e o ciúme do presidente Uribe deve estar sendo enorme no íntimo destes senhores. Bem feito. Uribe fez tudo em silêncio e sem os holofotes das televisões do mundo e só divulgou quando os reféns já estavam a salvo. 4 opiniões
avalie fechar
Ellen . (223) 04/07/2008 10h31
Ellen . (223) 04/07/2008 10h31
Há um plano muito bem arquitetado por trás de tudo isso. Ingrid é refém por 6 anos e até o ano passado, poucos sabiam de sua existência. De repente, a mídia mundial começou a dar ênfase ao caso. E mais surpreendente ainda: do nada, coincidentemente, Ingrid e justo os 3 norte-americanos mercenários são libertados.
E tudo isso justo no momento em que a esquerda começa a dominar o cenário na América Latina.
Com o objetivo de levantar a moral da extrema direita, os Estados Unidos, a Colômbia e a França, e mais a mídia mundial uniram-se para ofuscar um movimento popular que avança e ameaça os interesses dos Estados Unidos.
É incrível como as pessoas são manipuladas pela mídia e pelos interesses norte-americanos.
É muita coincidência o McCain ter marcado sua viagem à Colômbia justo no dia em que Ingrid foi libertada!!
Para os senhores q defendem a "democracia", saibam que Uribe já conspira a favor do terceiro mandato.
A Colômbia é praticamente colônia dos Estados Unidos. É por meio da Colômbia que o governo norte-americano se infiltra na América Latina, envia mercenários, penetra na floresta amazônica, instala bases militares, etc.
31 opiniões
avalie fechar
javano reis (107) 04/07/2008 10h26
javano reis (107) 04/07/2008 10h26
Felizmente, não sou humanista e posso, desse modo, enxergar a verdade. É claro, que o "resgate", foi isso mesmo: resgate, como na linguagem bancária.
Nenhum dos envolvidos é minimamente confiável:
A biografia do Sr. Uribe é bem conhecida. E as tais farcs não existem mais, são simplesmente um grupos (diversos) com um nível de coesão menor dos que as "famílias" das máfias italianas.
19 opiniões
avalie fechar
Luiz Antonio R. Dias (1) 04/07/2008 10h16
Luiz Antonio R. Dias (1) 04/07/2008 10h16
SAO GONCALO / RJ
Prezados, considerando que libertar os reféns das FARC é prioridade, acredito que todos os meios devem ser empregados para tal. Com relação ao resgate da Ingrid Betancourt e dos três americanos, desde o anúncio da libertação foi muito difícil acreditar na versão oficial. Devo crer que os guerrilheiros "emburreceram" de um momento para outro? Infelizmente, os traficantes ainda detêm muitos que, provavelmente, não contarão com a mesma pressão internacional e nem com o pagamento do resgate. 4 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (347) 04/07/2008 09h58
MAC Castro (347) 04/07/2008 09h58
20 MILHOES, TA BOM, essa radio deve ter recebido quanto então ??? 19 opiniões
avalie fechar
MAC Castro (347) 04/07/2008 09h57
MAC Castro (347) 04/07/2008 09h57
AGORA OS "COMPANHEIROS" estão saindo em debandada, NINGUEM conhece as FARC'S , ninguem nunca ouviu falar das FARC'S , ninguem nunca teve contato com as FARC'S, acham as FARC'S guerrilheiros sanguinarios e terroristas. É AS COISAS MUDAM, ainda bem que muitos tem em seus arquivos materiais e materias suficientemente grandes para desmentir a todos. LOGICAMENTE NO TEMPO CERTO. 12 opiniões
avalie fechar
Robes Mendes (61) 04/07/2008 09h41
Robes Mendes (61) 04/07/2008 09h41
Sim, senhores, aqueles governantes que, por absoluta ignorância e fanatismo ideológico, apoiaram ou fizeram vista grossas ao crimes do narco-terrorismo - que chamam ridiculamente de "guerrilha"- das FARC, como Lula, Correa e Chávez, merecem o repúdio de todo os verdadeiros humanistas: os que, de fato, acreditam e defendem efetivamente a liberdade individual, a livre iniciativa e os direitos humanos, acima do Estado e de qualquer ideologia.
Eu, como brasileiro, me sinto envergonhado pela postura covarde, ideológica e primitiva com que o governo atual (Lula, Amorim e Marco Aurélio Garcia ) vinham adotando em relação ao caso.
Que vergonha!
(é bom não esquecer que os trogloditas das FARC ainda mantêem 800 prisioneiros!)
38 opiniões
avalie fechar
Robes Mendes (61) 04/07/2008 09h35
Robes Mendes (61) 04/07/2008 09h35
O indisfarçável desapontamento e tristeza mesmo dos políticos, "intelectuais" e militantes de esquerda com a libertação de Ingrid Betancourt revelam escandalosamente o quanto a cegueira ideológica é capaz de tornar as pessoas insensíveis ao sofrimento humano -torná-las desumanas mesmo. As manifestações tardias e constrangidas daqueles que, pelo seu apoio ou mesmo deliberada 'neutralidade", deram ( e dão ainda) a força necessária para que a suprema barbárie do narco-terrorismo possa ainda existir- em pleno século21!
Estarão aí, com certeza, as razões pelas quais aqueles que se arvoram em defensores de causas humanistas sejam exatamente aqueles que cometeram ou co-optaram com os maiores crimes já cometidos contra a humanidade. Foi essa esquerda que construiu os maiores desatinos já cometidos por seres humanos, que superam em muito os crimes cometidos pelo seu irmão siamês- o nazismo.Foi com a ação e apoio desses "humanistas" que mais de 100.000.000 de seres humanos foram assassinados nos regimes comunistas da URSS, China, Cambodja, Coréia do Norte e Cuba. Foi assim que outros tantos milhões de seres humanos foram deportados, presos, torturados e submetidos à escravidão em campos concentração e de trabalho forçados naqueles "paraísos" socialistas.Foi esse tipo de crendice fanático-religiosa-marxista que, além de destruir milhões de famílias, arrasou as economias daqueles países.
Como brasileiro me sinto envergonhado pela postura do Gov Lula em todo este episódio!
23 opiniões
avalie fechar
Edvan Coutinho Van Eeghem (1) 04/07/2008 09h12
Edvan Coutinho Van Eeghem (1) 04/07/2008 09h12
BELEM / PA
Caros, uma rádio suíça acaba de informar: foram 20 milhões de razões (em dólares, of course) que libertaram Ingrid Betancourt e os demais reféns. A operação exitosa da Colômbia não passa de um mise en scène. 20 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página