Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Reféns das Farc

Impasse em torno da libertação de reféns das Farc mediada por Hugo Chávez causa polêmica na Colômbia, na Venezuela e em todo o mundo.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
A senhoar Ingrid Betancourt não deve aceitar o vonvite feito pelo Senado Brasileiro, posto que este, a exemplo do goerno, não reconhece as FARC como sendo um grupo NARCOTERRORISTA, vez que considera um grupo guerrilheiro muito embora FEERNANDINHO BEIRA-MAR quando evadido do Brasil tenha encontrado abrigo nos seios das FARC, grupo que, segundo notícias veiculadas pela imprensa, após contato passou a lhe fornecer COCAÍNA em troca de ARMAS.
Seria mais i,mportante que o Senado forçasse o governo a declarar ou reconhecer as FARC como um grupo narcoterrorista, pois caso contrário se houver um debandada dos membros das FARC, do jeito que o Governo Brasileiro é simpático com a organização, poderá conceder asilo político e, desse modo, contribuir para o aumento do tráfico no Brasil ou pelo Brasil, visto que o país já considerado a mior rota do tráfico internacional e os potenciais asilados, com certeza, não perderão os contatos que tem com os processadores de coca no país produtor.
5 opiniões
avalie fechar
Pedro Paulo Moreira (111) 04/07/2008 08h21
Pedro Paulo Moreira (111) 04/07/2008 08h21
Para o Sr. Robes Mendes,
Somente o senhor e mais alguns nesse blog ainda consideram nosso governo corrupto por conta do mensalão. As outras falcatruas que o senhor menciona não existem, Sinto muito, sr. Robs, não ter compreendido a diferença de caixa-dois (que existe, e sempre existirá) por conta da nossas leis eleitorais, e mensalão, denuncia evasiva de um político corrupto como Roberto Jeferson, esse sim, tem longa história, inclusive defendendo o Collor.
Entretanto, julgar o mensalão por 50 milhões, considerar o maior caso de corrupção da história, é porque o senhor, infelizmente, ainda acredita na Rede Globo e suas famílias.
Quando leio esses comentários acho mais sábios, muito mais sábios os pobres que não lêem noticiários mentirosos, do que nossa classe média, que "acham" que têm a informação e conhecimento.
Veja bem, a eleição de Lula além de demonstrar sua competência política para governar, veja os jornais internacionais o que dizem dele, nos dão a esperança que não basta ter títulos para ocupar qualquer cargo no governo e empresas. Nos dá a coragem para pensar que podemos, embora não fazermos parte da elite, de ocupar nossos espaços pela nosso próprio esforço.
25 opiniões
avalie fechar
ANNA Ricca (2) 04/07/2008 08h06
ANNA Ricca (2) 04/07/2008 08h06
Ikustres Senadores: se a decisão foi "tomada em momento de entusiasmo", ainda está em tempo de criar vergonha na cara e desistir! Não chega dilapar nosso suado "dinheirinho" nas outras regalias, agora ainda vão fazer turismo na Colômbia às nossas custas?
e Precisam ir CINCO SENADORES? Pensando bem, é melhor q vão logo os OITENTA E UM, DESDE Q FIQUEM POR LA´MESMO!!!!
5 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (459) 04/07/2008 02h50
antonio goncalves (459) 04/07/2008 02h50
Ela ja estava preparada p/ ficar mais 4 anos na selva, mais como o buneco do Bush esta tentando se releger p/ o seu terceiro mandato , ele tinha umtrunfo na mao , ela,AIngred, agora soltou e fez o nome dele, so espero que qdo ela se restabelecer de tudo volte mais com uma forcca tao grade e distrua todaaquela mafia de Colobia,pq foi tudo preparado..deixo um abracoa p/ toodos 11 opiniões
avalie fechar
Marize Schons (3) 04/07/2008 01h22
Marize Schons (3) 04/07/2008 01h22
Ver as FARCS apenas como o bicho papão, o lobo mal, um grupo de terríveis e malvados traficantes e seqüestradores é a forma de encarar a situação de um jeito convencional e de fácil entendimento, porém essa situação é muito complexa. Não podemos ter uma visão unilateral da história, a FARCS é proveniente de um puro movimento guerrilheiro nos anos 60, apenas em 1980 (década que eles aceitaram uma trégua, mas dois candidatos a presindência da UP e mais um senador foram assassinados brutalmente) começou a ter relações com o narcotráfico. A tentativa de impor que as FARCS são apenas um grupo terrorista é, camufladamente, um jogo de interesses tanto dos EUA quanto do governo de Uribe. As Farcs estão interessadas em resolver esse conflitos, na verdade quem nao está muito afim sao os que, de certa forma, incentivam e conseguem vantagens com a guerra: Uribe, Bush e algumas partes da mídia. Enquanto nao houver a negociação de paz, e nao a imposição das rendições, as Farcs nao vão parar com essa forma questionavel de lutar. 29 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (413) 04/07/2008 00h46
Cristiano Garcia (413) 04/07/2008 00h46
A libertação da sra.Ingrid Betancourt deve ser creditada à ação do governo dos Eua. É evidente que logistica, interceptações de celulares via satélite e até a estratégia de infiltração, possuem as digitais do governo norte-americano. Para a sra. Betancourt e os seus queridos é como sair do inferno direto ao paraiso. Mas olhando por outro lado, isso me parece mais um lance no jogo de dominio aqui na America Latina. O Tio Sam ganhou uma vantagem sobre Hugo Chaves.
É isso ai. O jogo continua...
É apenas mais um lance nesse jogo de dominio
10 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1819) 03/07/2008 22h52
Carlos Lobitsky (1819) 03/07/2008 22h52
Caro mig, que é phanton, nem LULA, e nem o Chaves gostam ou apoiam "Terroristas", nunca, jamais.
É importante não confundir "luta de classes pela sobrevivencia", que hoje graças a Deus é chamada de "direito sociais", que a França da Da.Bitencourt, já tem e há muito tempo, inclusive os EUA, e nós só de Itamar para cá é que começamos a ter, e ainda falta e muito.
Então apoiar, a necessidade de erradicar a fome, a miséria, o abandono, isto é oque LULA busca e esta fazendo, quanto a Chaves, é um militar e só por ai já é de direita, então jamais vi militar com "terrorista", como guerrilheiro sim com "Terrorista jamais"
Para mim se não fosse a vontade de Chaves inicialmente não teriamos esta sra.solta, nem éla e nem ninguem, pois o sr.Alvaro Uribe esta tentando o 3o mandato, então porque a soltaria?
Isto foi sim pressão internacional principalmente da França apoiando a iniciativa de Chaves para resolver este "EMBRÓLIO", "CRIADO SIM PELO SR.URIBE O UNICO A SE BENEFICIAR COM O RAPTO DESTA SRA."
Se isto é verdade eu de fato acredito, pois na vida tudo que é verdadeiro é cristalino, é auto demonstravel.
Mas somos brasileiros, e é com nosso querido Brasil que nos preocupamos, e nem Chaves e nem Uribe e nem ninguem, só Brasil.
E nisto LULA esta de parabens, muito ainda falta, mais muito já foi feito.
Até os antigos cabides de emprego viraram empresas altamente lucrativas, então viva nosso Brasil, e os bons brasileiros.
149 opiniões
avalie fechar
Paola Silva (46) 03/07/2008 22h19
Paola Silva (46) 03/07/2008 22h19
Ela devia pedir ao nosso moluscular presidente que deixasse de lado essa artimanha de abrigar líder das FARC e dar emprego público para esposa cúmplice de terrorista.Quem paga o salário desta corja somos nós. 7 opiniões
avalie fechar
Jorge Peixoto (5) 03/07/2008 20h03
Jorge Peixoto (5) 03/07/2008 20h03
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
Deus abençoe Íngrid Betancourt. Os seis anos e meio que passou seqüestrada em condições desumanas não podem ser recuperados, mas queira Deus que sua vida futura seja longa, feliz e produtiva. Salve as forças armadas da Colômbia. Salve a democracia. Abaixo aos traficantes, guerrilheiros, terroristas e a todos os políticos e supostos intelectuais que os defendem. Depois de tanto sangue derramado no século XX, que as pessoas entendam que idealismo não justifica violência. 7 opiniões
avalie fechar
Edgar De Cesaro (1) 03/07/2008 19h28
Edgar De Cesaro (1) 03/07/2008 19h28
PASSO FUNDO / RS
Acho tão engraçado certos tipos de comentários, porque eles revelam o desconhecimento completo dos mecanismos de controle psicológico e mental utilizados pela Nova Ordem Global. Discutir qualquer assunto mais relevante em termos de poiticas e atitudes dos governos sem entender o jogo jogado pelas sociedades secretas é a mesma coisa que ser peão no tabuleiro do xadres Financista que controla o planeta. 7 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1819) 03/07/2008 18h57
Carlos Lobitsky (1819) 03/07/2008 18h57
Agóra com a libertação de Ingredi Betencourt, vamos ver a posição deste sr.Alvaro Uribe, que éra o principal, oponente déla para presidente da Republica, principal oponente e tambem principal suspeito pelo sequestro déla tambem, pois é exatamente o unico que se beneficiava com o sequestro déla.
Se esta sra.se candidatar a presidenta, e posivelmente vai, adeus Alvaro Uribe a sua tentativa de 3a Eleição.
136 opiniões
avalie fechar
Oscar Hirabara Hirabara (26) 03/07/2008 18h54
Oscar Hirabara Hirabara (26) 03/07/2008 18h54
Dizer que os estados Unidos estão por trás das Farc é querer espalhar a inverdade. Se alguém se referisse aos governos do Equador e Venezuela (Hugo Chavez ), com certeza teria um pouco de credibilidade. O incrível é que todos os presidentes dos países vizinhos , inclusive o Brasil, não fizeram nada para ajudar a Colombia para resgatar os reféns, pois o resgate do Hugo Chavez está mal contado; Agora que a ingrid Betancourt e outros foram libertados, aparecem presidentes para dar coletivas, tentando tirar proveito político da situação. O próprio presidente Lula,apesar de sua alta popularidade, nestes quase seis anos de mandado, nada fez para ajudar na libertação dos reféns, aliás sempre submisso ao presidente da Bolívia , e principalmente ao Hugo Chaves da Venezuela. Será que o Lula deve alguma coisa às Farc, via Hugo Chavez? É estranho, pois só agora, quando o governo Colombiano nocauteou as Farc, tanto Lula como Hugo Chavez estão dando declarações que parecem combinadas, seguinte a mesma linha de raciocínio, dizendo que aqui na América Latina não tem mais espaço para tomar o poder via-força; Mas porque só agora? Por que não ajudaram o governo Colombiano a libertar a Ingrid e outros antes? Assisti a vários discursos de senadores tentando repercutir o epsódio, porém percebi que o governo brasileiro jamais mostrou interesse por esse assunto, afinal, não tem nenhum político brasileiro sequestrado. Não tem, porém um dia pode ter. 6 opiniões
avalie fechar
Robes Mendes (61) 03/07/2008 17h18
Robes Mendes (61) 03/07/2008 17h18
Corrigindo a meu comentário anterior, para dizer o óbvio: que diante do mensalão e demais vigarices do gov atual, o esquema PC Collor foi coisa de amadores! 9 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 03/07/2008 16h41
Vladimir Tzonev (201) 03/07/2008 16h41
As Forças Revolucionárias da Colombia, FARC, somente existem, porque recebem o apoio secreto dos Estados Unidos.
Sem este apoio já teriam sumido do mapa muitos anos atrás sem sequer deixar lembrança.
As FARC são peça importante na estratégia americana de espalhar as drogas pelo mundo com fim de enfraquecer os países e as suas instituições através da corrupção e a criminalidade comum e desta maneira poder impôr seus interesses mais facilmente.
As FARC dão cobertura logística aos cultivadores de coca e garantem seu escoamento para fora do território colombiano.
Para Uribe não interessa eliminar as FARC e por isso não quer participar no Conselho de Defesa Sul-Americano.
A "luta" do governo colombiano contra as FARC não passa de um teatro para a opinião pública mundial, cujo objetivo é preservar tanto os interesses dos Estados Unidos, quanto os interesses inconfessáveis dos políticos colombianos.
Para o Brasil esta situação é altamente indesejável, pois é um fator de permanente instabilidade na fronteira, com consequencias imprevisíveis a longo prazo, mas é isto que os Estados Unidos querem.
71 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (434) 03/07/2008 16h30
Carlos Gonçalves (434) 03/07/2008 16h30
Já dizia um existencialista quanto aos crimes de guerra "um crime não deixa de ser crime, mesmo quando cometido por muitos". Qualquer ato que atente contra a liberdade, o direito de ir e vir, de manifestar a insatisfação contra quem quer que seja, mesmo na ilegalidade, deve ser respeitada. Quando um atenta contra o outro, não importa se o Estado, ou o cidadão ofendido, é crime. Não é a maioria, e toda maioria é burra, já dizia Nelson Rodrigues, se não me engano, que é senhora absoluta da verdade. A ditadura do Zimbabue e outras tantas que vimos ao longo desses anos, inclusive a americana, que impõe sua verdade ao mundo e assim o submete.
É uma grande hipocrisia que reina no império americano. Seus algozes fazem tudo o que eles querem. Sequestram, matam, roubam, fraudam, prendem, traficam. E como têm o controle de tudo, tudo é feito dentro da métrica do império. Que teatro essa libertação. Se comparadas as imagens da prisioneira com as imagens pós libertação, veremos que ela estava num Resort. Não em uma tapera sem leito e sem comida, nem remédio para dor de barriga. Me desculpem. A libertação foi mais uma peça novelesca da mídia global que da rdtv.
Quando há sequestro aqui no Brasil, ou morre o refém, ou o sequestrador, ou o agente policial. Alguem sai ferido. O sequestrado perde uns 20 a 30 por cento do peso e olhe lá. A cara de Ingrid não estava nada dantesco. Ela será a próxima presidente da Colômbia. Era o medo de Uribe. Mas a vontade americana. Trucou.
39 opiniões
avalie fechar
Edison Filho (165) 03/07/2008 15h30
Edison Filho (165) 03/07/2008 15h30
A libertação de Ingrid Betancourt é uma vitória da democracia, que sirva para por fim de uma vez por todas a essa guerra de mais de 40 anos e que estimule governo e Farc a negociar a libertação de todos demais reféns.
O que é lamentável é a exploração política do feito por Uribe, um presidente com ambições de se perpetuar no poder quase tão grandes quanto as Chavez, com o agravante de ser assumidamente corrupto e bancado por traficantes e paramilitares (seu padrinho, o procurado n.1 pelo FBI, foi preso em 2007). Não é a toa que mesmo com as vitórias sobre as Farc a quantidade de droga produzida no país aumentou em quase 30% no ano passado. Uribe não tem compromisso algum com o combate às drogas e até os EUA sabem disso e por isso têm tomado a dianteira das ações policiais no país.
Só não consigo entender os comentários de alguns leitores aqui, que além de endeusarem Uribe, falam num tal Forró de São Paulo e outras bobagens sobre ameaça comunista ao continente. Esse pessoal tá falando sério? Pelo visto não foi só as Farc que esqueceram de avisar que a Guerra Fria, ainda tem gente achando que tem comunista embaixo da cama.. Vão procurar se informar antes de falar bobagem por aqui, pessoal. Se vcs conhecessem um décimo da biografia de Uribe pensariam duas vezes antes de puxar o saco dessa figura, um pau mandado de traficantes e ladrões envolvido em mais escândalos que FHc e Lula juntos e que vendeu a soberania de seu país por um punhado de dólares pra se reeleger.
24 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (121) 03/07/2008 14h43
Paulo Roberto Brunialti (121) 03/07/2008 14h43
Caro Frutuoso,
Marx , Farc , pessoas e grupos que devemos esquecer , ultrapassados e fora do contexto do mundo atual.
Precisamos pensar maior , nas pessoas , como viveremos , etc..
Abraço,
8 opiniões
avalie fechar
Robes Mendes (61) 03/07/2008 14h38
Robes Mendes (61) 03/07/2008 14h38
Marxismo é Stálin e Lênin-ditadura que matou mais de 20.000.000 de seres humanos, sem contar outro tanto presos nos Gulags-, Mao- 60.000.000 de mortos, fome e miséria na China-, Pol Pot (um dos regimes mais sanguinàrios da história-, Fidel, etc. Enfim, morte, muitas mortes; ditaduras- sempre!
As Farc comparadas com isto são amadoras, assim como o mensalão, comparado à corrupção PC-Collor, é coisa pequena.
Tirando o lado religioso dos dogmas marxistas, sobram os fatos, e jorra muito sangue - que, não casualmente, é vermelho- até hoje de uns 100.000.000.
7 opiniões
avalie fechar
Rogerio Rocha (660) 03/07/2008 14h37
Rogerio Rocha (660) 03/07/2008 14h37
Srs. Paulo Frutuoso e José reis Barata,
sei que estou indo onde não sou chamado, mas a grande verdade sobre o marxismo é que ele é mais uma daquelas teorias que são muito bonitas no papel, mas na prática são inviáveis.
Mikhail Bakunin (anarquista russo 1814 a 1876) já tinha visto isto no seu comentário que reproduzo abaixo:
"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: O governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.
Quem duvida disso não conhece a natureza humana."
Comentário bastante lúcido e atual. Uma pena que as pessoas insistem em não ver a verdade, ou pior, usar estas teorias em proveito próprio que é o que acontece em todos os governos ditos marxistas.
Quem não reconhece isto é cego pro conveniência.
10 opiniões
avalie fechar
Sara Santos Cota (1) 03/07/2008 13h52
Sara Santos Cota (1) 03/07/2008 13h52
PONTE NOVA / MG
Embora, a libertação de Ingrid.Seja vista como puramente politica, as pessoas se esquecem da batalha da humanização.As libertações, não representam puramente a derrota da Farc ou a vitória do governo Colômbiano, mais sim o resgate de vidas.E é pela humanização, já tão esquecida, que devemos lutar.Lutar com o mesmo clamor de um guerrilheiro. 8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página