Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2006 - 14h56

Japão reforçará segurança militar por causa da Coréia do Norte

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou neste domingo que seu governo melhorará a capacidade militar do Japão para fazer frente às "ameaças a sua segurança" que surgiram após o teste nuclear efetuado pela Coréia do Norte há poucos dias.

"À luz das drásticas mudanças derivadas das novas circunstâncias, é uma tarefa peremptória o reforço de nossa capacidade para enfrentar a crise", disse o primeiro-ministro japonês a bordo do destróier Kurama, na baía de Sagami.

Nessa costa da Província de Kanagawa, sul do Japão, Abe assistiu uma parada naval na qual participaram 48 navios [entre destróier, fragatas, submarinos e navios de transporte), 50 aviões e helicópteros, além de milhares de marinheiros.

Em uma das provas do exercício aval, o destróier Yubari disparou vários foguetes contra mísseis e a navio-tanque Tokiwa mostrou como se faz o abastecimento de navios norte-americanos e de seus aliados no Oceano Índico, onde vários outros japoneses partem para sua campanha do Afeganistão.

Abe condenou o teste nuclear realizado pela Coréia do Norte no último dia 9 e o lançamento de mísseis balísticos em 5 de julho, testes que provocaram uma grave crise de segurança no Nordeste da Ásia.

Tais experimentos supuseram uma "ameaça grave" para o Japão e "faremos tudo o que esteja em nossas mãos para garantir a segurança de nossa nação e de sua gente, em estreita coordenação com os EUA e outros países afetados", disse Abe.

O Japão é um dos países que preconizaram a imposição de sanções à Coréia do Norte pela realização do teste nuclear.

O regime norte-coreano tem ameaçado desatar um conflito armado se o Japão colocar em prática algumas dessas medidas punitivas, como por exemplo a inspeção e captura de navios que possam transportar armas de destruição em massa.

Leia mais
  • Veja cronologia dos conflitos entre EUA e Coréia do Norte
  • Excêntrico, líder da Coréia do Norte é hábil estrategista
  • Entenda o caso dos testes nucleares da Coréia do Norte

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise da Coréia do Norte
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear da Coréia do Norte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página