O personagem

Reuters
Scottie Pippen

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Terça-feira, 6 de junho de 2000

O COLUNISTA
RESPONDE

Melchiades Filho
     

"Participo de uma lista de discussões com mais de 20 integrantes, de todo o Brasil e alguns nos EUA, e estamos escolhendo, pelo segundo ano, os vencedores do prêmio sMVPc (‘Seu Merda Vai Pra Casa’), cujas categorias são Pior Jogador, Pior Técnico, Pior Reserva, Amarelão do Ano, Time Mais Decadente e Jogador Mais Decadente. Seria interessante contarmos com seu voto!"
(Rogério Tomaz Jr, São Luiz - MA)


Suponho que você queira nomes de atletas da NBA, já que de seu grupo participam pessoas que moram nos EUA.
Então lá vai minha lista. Evitei dar o nome de jogadores coadjuvantes, atletas desconhecidos, calouros de segundo escalão, porque aí não haveria graça, certo?

Pior Jogador: Escolho Luc Longley, que o Phoenix contratou a peso de ouro (mais de US$ 20 milhões) para tentar sobreviver aos ótimos pivôs da Conferência Oeste. Nos playoffs, o gigante australiano sumiu diante de David Robinson (3,0 ppj, 3,3 rpj e 31% nos arremessos) e Shaquille O’Neal (5,2 ppj, 3,4 rpj e 37%).

Pior Técnico:
Fico com Butch Carter, do Toronto, que perdeu os parafusos nos mata-matas ao desprezar os veteranos que ajudaram o time a se classificar. Charles Oakley, Kevin Willis, Antonio Davis, Dee Brown e Doug Christie foram escanteados do esquema tático ofensivo, em favor dos jovens Vince Carter e Tracy McGrady.
O time foi humilhado pelo New York e todo mundo ficou insatisfeito. Oakley, Brown, Christie e McGrady já disseram que querem sair.

Pior Reserva: Toni Kukoc é um bom jogador, mas rendeu aquém do esperado pelo Philadelphia. Não foi uma opção no ataque (também por conta da "fome" da estrela do time, Allen Iverson).
E foi um buraco na defesa, explorado seguidamente nos playoffs por Charlotte e Indiana.

Amarelão do Ano: O armador Jason Williams, tão festejado pelas acrobacias durante o campeonato, não correspondeu às expectativas e levou a pique o Sacramento.
Seu desempenho despencou nos playoffs (-20% nos pontos e -60% nas assistências).

Time Mais Decadente: É o Utah, que, apesar da sólida combinação entre os vovôs John Stockton e Karl Malone, deixou de ser uma potência no Oeste. Sofreu diante do Seattle no primeiro e foi esmagado pelo Portland no segundo "round" dos playoffs.
As perspectivas para 00/01 não são boas. O time deve sentir muito a aposentadoria de Jeff Hornacek. O melhor seria negociar Malone e começar desde já a reconstrução.

Jogador Mais Decadente: A saída mais "fácil" seria eleger Patrick Ewing, mas a realidade é que o pivô do New York vem declinando continuamente já há algumas temporadas - e, neste ano, até que ele foi bem (foi o responsável pela classificação diante do Miami). Por isso, meu voto não vai para ele. Aliás, nem para outro veterano.
Escolho, sim, outro jogador dos Knicks. Nas finais da Conferência Leste em 1999, Marcus Camby registrou 14,3 pontos, 10,7 rebotes, 3 tocos e 2,1 desarmes contra o Indiana.
Foi consagrado como o "fator X", o fiel da balança que desequilibrou naquela decisão. No duelo com os Pacers neste ano, porém, o ala-pivô anotou 3,3 pontos, 6,5 rebotes, 1,2 tocos e 0,5 desarme. No sexto jogo, que desclassificou os nova-iorquinos, Camby nem sequer pontuou.



E- mail: melk@uol.com.br


Leia mais:


Leia as colunas anteriores
:

18/04/2000 - Joalheria
25/04/2000 - A temperatura das mãos
02/05/2000 - A Vasco x Vasco + Vasco = ?
09/05/2000 - A lista dos Romários
16/05/2000 - A histeria e a hipocrisia
23/05/2000 - A regra do predador
30/05/2000 - O inverno paulista