Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2006 - 09h30

Gonçalves entra no roteiro de inverno como alternativa a Campos

TONI SCIARRETTA
Editor da Folha Online

No topo da serra da Mantiqueira, a mineira Gonçalves guarda ainda o frio de montanhas inexploradas e o charme de cidadezinha tranqüila do interior com tudo para entrar no roteiro de inverno alternativo à badalação. A 190 km de São Paulo (três horas de estradas curvas), a cidadezinha é lugar para deixar o tempo passar, comer bastante e fazer uma siesta sem culpa ao lado da lareira.

Toni Sciarretta/Folha Imagem
Alto da Pedra do Forno tem vista para toda a região da Mantiqueira
Alto da Pedra do Forno tem vista para toda a região da Mantiqueira
Com não mais de 600 leitos para turistas, a cidade oferece montanhas de até 2.100 metros de altura para explorar, todas rodeadas por imensas florestas de araucárias. Cachoeiras convidam para os banhos e as caminhadas, feitos sob medida para justificar eventuais excessos da cozinha local (na verdade, internacional, saudável e requintada). No verão é possível fazer aquatrekking, rapel e bóia-cross. No frio, também é possível, mas precisa coragem para enfrentar a água gelada das montanhas.

Vale um fim de semana para colocar a leitura em dia, respirar ar puro, caminhar pelas trilhas ou simplesmente curtir o frio e namorar. E tudo isso longe de filas, do estresse e do tráfego pesado das vizinhas Campos do Jordão e Monte Verde --a 42 km e 50 km de distância respectivamente.
TSc/Folha Imagem
Pousadas ficam entre as montanhas da serra da Mantiqueira
Pousadas ficam entre as montanhas da serra da Mantiqueira


Gonçalves é daquelas cidadezinhas do interior em que ainda se ouve "causos" de arrepiar sobre mula-sem-cabeça e lobisomem --e os locais são bons de papo, interessados e interessantes. Vale sim interagir.
TSc/Folha Imagem
Centro de Gonçalves tem pracinha com igreja para a paquera dos locais
Centro de Gonçalves tem pracinha com igreja para a paquera dos locais


A história mais contada é a do "corpo seco", destino pós-vida de filhos ingratos que agridem os país e depois, dizem os locais, se transformam em uma espécie de morto-vivo, mumificado, condenado a vagar em meio aos troncos secos das florestas.

TSc/Folha Imagem
Cartão postal de Gonçalves, cachoeira do Simão é destino preferido de turistas
Cartão postal de Gonçalves, cachoeira do Simão é destino preferido de turistas
No pequeno comércio local, os turistas ainda recebem a atenção dos proprietários, geralmente artesãos de lojinhas charmosas com produtos e serviços exclusivos, sempre com uma história para contar. Dá para conversar pelo primeiro nome com o dono da venda, a produtora de orgânicos, o chef criativo do restaurante, e a confeitera de geléias exóticas --a famosa Senhora das Especiarias, cujas geléias são exportadas para os melhores restaurantes e groceries do país.



TSc/Folha Imagem
Pousada Serra Vista tem café da manhã feito em forno a lenha
Gonçalves é lugar para curtir o frio, fazer nada e relaxar
E para quem condena os excessos gastronômicos da cozinha mineira, saiba que a cidade é um pólo privilegiado da agricultura orgânica, sustentável, saudável --enfim política, ecológica e dieteticamente correta. Os restaurantes locais servem as melhores iguarias da produção local de folhas, legumes, frutas e frutos. Dá até para comprar orgânicos e levar para casa tudo fresquinho para a semana.

Pontos negativos: ninguém aceita cartão de crédito (sorte para alguns não voltarem carregados de geléias da Senhora das Especiarias), muito menos Visa Electron. O turista sem cash e sem talão de cheques pode se ver obrigado a contar moedinhas para não passar necessidade. A cidade tem apenas um Banco do Brasil e um posto do Bradesco (que fica, óbvio, na única agência dos Correios, que só abre em horários e dias comerciais; um pesadelo). Celular não pega no local --quem precisa ser localizável pode ter dificuldade. A cidade tem apenas um Posto de Saúde, e não tem infra-estrutura para pronto atendimento médico. O socorro, no caso, será em Paraisópolis (a 18 km) ou Campos do Jordão (42 km).

Vale aproveitar a cidade já, agora, antes que hordas de turistas de Campos do Jordão cruzem a divisa entre São Paulo e Minas, e transforme o que é pacato e exclusivo em férias frustradas. Infelizmente, não vai demorar muito. A estrada de acesso à cidade foi completamente asfaltada, encurtando a distância para quem vem pela Carvalho Pinto. Pousadas e casas para temporadas são construídas a cada temporada --algumas delas em áreas preservadas, irregulares, que os locais denunciam ao Ibama, ainda bem. Como dizem os locais: "Slowdown e Gonçalve-se".

Como chegar

De São Paulo, o caminho mais fácil é seguir pela Carvalho Pinto, como quem vai a Campos do Jordão. Depois da Carvalho Pinto, siga para a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro no sentido Campos do Jordão. Após o túnel, entre no acesso a Santo Antônio do Pinhal e siga no sentido sul de Minas. A estrada local passa por Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí e, 10 km depois, Gonçalves.

Também é possível seguir pela rodovia Fernão Dias, um caminho mais curto, mas com 25 km de estrada de terra. Na Fernão Dias, entre em Cambuí, siga até Córrego Bom Jesus antes de enfrentar 25 km de terra, passando pelo bairro dos Costas e depois mais 9 km até Gonçalves.

Onde comer (veja reportagem sobre gastronomia)

Le Gourmet Bristot - O restaurante fica em frente à cachoeira do Simão. O cardápio traz inúmeras criações do chef Toninho Basile, que vão de confit de canard com geléia de cachaça a filé ao molho de café, passando pelas trutas e alcachofras orgânicas locais. Fica na estrada dos Venâncios, nº 10, em frente à cachoeira do Simão (35) 3654-1240 e (35) 9977-0306.

Porto do Céu - Fica no centro de Gonçalves. Nos finais de semana tem música ao vivo. No cardápio, destaque para o capelete in brodo e as fondues feitas pelo chef Sergei Kotolevzev, que utiliza orgânicos locais. Rua Cel, Procópio Ribeiro, 80 Centro (035) 3654.1233

Restaurante da Vilma - Oferece a típica cozinha mineira, com tutu de feijão e outras perdições. Fica na rua principal do bairro dos Venâncios.

Zé do Ouvideo e Dona Glória - No pé da Pedra do Forno, também serve a farta cozinha mineira. Destaque fica para legumes e folhas produzidas pelo próprio Zé.

Onde ficar

TSc
Pousada Serra Vista tem visual privilegiado da Mantiqueira
Pousada Serra Vista tem visual privilegiado da Mantiqueira
Pousada Serra Vista - No alto da serra, a 5 km do centro e a 1.650 metros de altitude, a pousada tem vista para a Pedra do Baú e fica exatamente no início do roteiro das cachoeiras geladas de Gonçalves. Chalés todos são novos, têm varanda com deck, lareira central e hidromassagem --alguns têm área zen, com tatame. Também é possível agendar uma massagem. Café da manhã é feito no fogão a lenha. Nos finais de semana, vale ainda o papo com os donos da pousada, que são entusiastas do turismo na cidade. (011) 8196.3880 e (035) 3654.1314 faleconosco@pousadaserravista.com.br.

Pousada do Rio - A 12 km do centro de Gonçalves a pousada tem chalés charmosos, com lareira, varanda e rede. Também fica próximo das trilhas. Tem piscina com água de nascente e uma horta orgânica. (035) 3654.1346 reservaspousada@uol.com.br

Pousada Trem das Cores - A 1,5 km da cidade, a pousada tem oito chalés com lareira e varanda. O destaque fica para a coleção de vinil do proprietário, uma sala de meditação, além dos serviços de acupuntura e massagem terapêutica. (035) 3654.1438 pousadatremdascores@sbs-net.com.br

Pousada O Montanhês - A 9 km do centro, a pousada tem restaurante com vista panorâmica e piscina aquecida. Os chalés têm lareira e hidromassagem. (035) 9984.4761 omontanhes@micropic.com.br

Pousada Solar D'Araucária - A 2 km do centro, a pousada é uma das maiores da cidade, com 18 chalés. Tem trilhas próprias, cachoeira e quatro lagos de criação de peixes. (035) 3654.1398 e 35.36541398 solardaraucaria@tutopia.com.br

Pousada Pousada Bicho do Mato - A 7,5 km do centro, a pousada tem sete chalés com lareira e hidro. Tem restaurante panorâmico com fogão a lenha, mata nativa, horta orgânica própria e lago. (035) 3654.1350 pousada@pousadabichodomato.com.br

Veja outras opções de pousada e hospedagem no site Gonçalvestur

O jornalista se hospedou a convite da Pousada Serra Vista.

Leia mais
  • Gonçalves cria infra-estrutura para ecoturismo e esportes radicais no sul de Minas
  • Circuito de artesanato tem achados de Minas
  • Sul de Minas tem cozinha variada e sofisticada

    Especial
  • Confira galeria de fotos de Gonçaves
  • Leia o que já foi publicado sobre Gonçalves
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade