Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2006 - 09h33

Gonçalves cria infra-estrutura para ecoturismo e esportes radicais

da Folha Online

Com uma geografia privilegiada, a mineira Gonçalves criou uma pequena infra-estrutura de serviços para atender à crescente demanda de turistas interessados em esportes radicais. O forte da região são as descidas de bóia-cross no rio Capivari, organizadas pela agência Tribo da Montanha.

Mas há também um local para a prática de rapel e aquatrekking, as caminhadas em meio às águas de rios e cachoeiras --a região tem cinco diferentes.

O problema maior é a água fria das montanhas da serra da Mantiqueira, que espanta os mais friorentos, mas não chega a intimidar turistas estrangeiros acostumados a baixas temperaturas, e que já descobriram os encantos do sul de Minas.

Trilhas convidam ainda os menos radicais a caminhadas. Há várias, em diferentes níveis de dificuldade, aptidão e interesse. As principais são:

TSc/Folha Imagem
Alto da Pedra do Forno tem vista para toda a Mantiqueira
Alto da Pedra do Forno tem vista para toda a Mantiqueira


Pedra do forno - Uma hora e meia de caminhada de média a fácil intensidade até o topo, a 1.970 metros de altura --e outra hora de volta. O trekking passa por mata atlântica nativa, com riachos, xaxins e bromélias exóticas. No sopé da pedra, há uma escada de ferro preso na rocha que pode assustar os mais sedentários. No topo, uma capelinha dá as boas-vindas para vista incrível para a Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí), Campos do Jordão, Monte Verde, Pedra de São Domingos. Detalhe: do alto da pedra, pode-se usar o celular.

Divulgação
Alto da Pedra do Forno tem uma capelinha, cercada de vista por todos os lados
Pedra do Forno tem no alto uma capelinha, cercada de vista por todos os lados


No retorno do forno, a recompensa: O bufê (ninguém quer esperar, né?) do Zé do Ovídeo. Salada de folhas produzidas no quintal pelo próprio Zé, mais o melhor tutu de feijão da Mantiqueira, uma perdição da cozinha mineira. Tem ainda galinhada, leitão a pururuca, e compotas variadas de sobremesa (a melhor é a de jaca).

Pedra de São Domingos - A 15 km do centro de Gonçalves, o acesso é por trilha pelo bairro do Cantagalo. O pico está a 2.050 metros de altitude e permite uma visão espetacular de 360º da serra da Mantiqueira, Campos do Jordão e Monte Verde.


Pedra Bonita - Pico a 2120 metros de altitude, é o ponto mais alto da região. O acesso é por trilha, passando por riachos e bosques em diferentes estágios. É desaconselhável seguir sem guia. A trilha começa em um vale a 1.650 metros de altitude. O topo é formado por um platô com grandes blocos de rochas e escarpas cobertas de bromélias e musgos. Em dias claros, é possível avistar parte do sul de Minas, o Vale do Paraíba e a serra do Mar.


TSc/Folha Imagem
Circuito das cachoeiras tem trilhas dentro e fora da água
Circuito das cachoeiras tem trilhas dentro e fora da água

Circuito das cachoeiras

Ao todo, a região tem cinco cachoeiras. Três delas --cachoeira do Cruzeiro, do Retiro e do Simão-- podem ser conhecidas em pouco mais de uma hora de caminhada, que começa não muito distante das principais pousadas.




Cachoeira do Cruzeiro - Cachoeira leva águas para uma bela piscina natural, a 3 km do centro de Gonçalves, pela estrada que liga a cidade ao distrito dos Costas.
TSc/Folha Imagem
Cachoeira do Retiro tem piscinas naturais
Cachoeira do Retiro tem piscinas naturais


Cachoeira do Retiro - Conjunto de várias quedas d'água e piscinas naturais a 2 km do centro de Gonçalves, próximo da estrada que vai para o bairro de São Sebastião das Três Orelhas. O carro deve ser deixado na estrada e o acesso é por trilha.

TSc/Folha Imagem
Cachoeira do Simão atrai turistas em Gonçalves
Cachoeira do Simão atrai turistas em Gonçalves
Cachoeira do Simão - Bela queda do ribeirão com cerca de 7 metros de altura dividido em dois segmentos. Deságua em uma larga piscina que a recebe as águas de outro riacho. Fica ao lado do restaurante "Le Gourmet".

Cachoeira das Andorinhas - Está a 2 km de Gonçalves, saindo da cidade pela estrada que liga ao bairro dos Martins, siga até o final da fileira de araucárias ao longo da estrada; entra-se à direita pelo pasto até o fundo do vale, numa abertura da mata ciliar. Não existe trilha demarcada.

Cachoeira Fazendinha - A cachoeira fazendinha desce por uma longa encosta inclinada, formando pequenas piscinas em campo aberto até terminar numa queda maior, dentro de um bosque cercado de samambaias gigante. Acesso só com permissão do proprietário.


Bóia-cross, rapel e treking
- Tribo da Montanha - Organiza bóia-cross e rapel, além de trekkings e aquatrekkings. Guia e proprietário Alecsandro Menino Borges dá atenção especial a grupos de crianças e idosos. (035) 3654-1172.

Guias Rurais - Informe-se com a sua pousada.
- S. Sebastião das Três Orelhas - Ivan e Flávio / Suelen e Célio
- Terra Fria - Josuel

Aluguel de Cavalos Informe-se com a sua pousada.
- S. Sebastião das Três Orelhas - Sandro e João Alves
- Cachoeira das Andorinhas - Refúgio do Marvão: cavalgadas ecológicas, aluguel de baias e hospedagem para cavalo;
- Estância Haras Boa Vista - Aluguel de cavalos e de baias.

Leia mais
  • Gonçalves entra no roteiro de inverno como alternativa a Campos do Jordão
  • Circuito de artesanato tem achados de Minas
  • Sul de Minas tem cozinha variada e sofisticada

    Especial
  • Confira galeria de fotos de Gonçaves
  • Leia o que já foi publicado sobre Gonçalves
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade