Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Irmão do Jorel vira livro e resolve mistérios que a série deixou

Será que é dessa vez que a gente descobre o nome dele?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ninguém sabe como ele se chama, mas isso não o impede de ser muito famoso —tão famoso que agora, além do desenho que passa na TV, ele também ganhou um livro. Ele, no caso, é o Irmão do Jorel, um menino de oito anos com uma família legal e maluca, e de quem ninguém nunca descobriu o nome.

“Não há motivo para guardar mais esse segredo. Vou revelar para você, em exclusividade, o verdadeiro nome do Irmão do Jorel”, prometeu Lucas Pelegrineti, co-autor e ilustrador do “Livro Fenomenal do Irmão do Jorel”, em entrevista por email.

Imagem do Irmão do Jorel em sua estreia na TV Cultura - Divulgação

“O nome dele é OLJFS22~ÇDSX,M,09-CEWCPCV,Ç14S,as~cf-. Ops, desculpe, meu gato subiu no teclado enquanto digitava. Qual era a pergunta mesmo?”, despistou. É, não vai ser dessa vez que alguém vai revelar como o menino se chama...

Mas falemos sobre a novidade. Lucas explica que o “Livro Fenomenal do Irmão do Jorel” é legal para todo mundo, até para quem nunca viu um episódio do desenho.

“Ele não é só para quem já assiste, mas também para adultos, patos e cebolas cheias de personalidade que ficaram esquecidas no fundo da prateleira de legumes da geladeira. Só vai ser difícil traduzir pra língua delas”, diz.

E, se você faz parte desse time dos que não conhecem nem o Jorel, nem o irmão dele, nem está entendendo direito do que estamos falando, Lucas dá uma ajudinha. “Jorel é o rapaz mais bonito e popular do bairro, da cidade e talvez do universo”, resume.

O desenho “Irmão do Jorel”, criado pelo humorista Juliano Enrico, estreou em 2014 no canal Cartoon Network, e já foi exibido pela TV Cultura. Hoje também está disponível na Netflix.

Nas histórias, o Irmão do Jorel vive algumas aventuras engraçadas que nunca deixam claro se acontecem na vida real ou na imaginação do menino. “O Irmão do Jorel não é superbonito ou popular, mas dizem que é muito autêntico, assim como seus familiares”, conta Lucas.

“Danuza é a mãe e lutadora nas horas vagas. Edson é o pai paranoico que se sente perseguido por cocos mágicos voadores. Nico é o irmão do meio que toca na banda ‘Cuecas em Chamas’. Gigi é a avó durona especialista em jiu-jitsu. Juju é a vovó doce que, quando ninguém está olhando, canta rap sobre os benefícios da alimentação saudável.”

Para ele, a família do Irmão do Jorel poderia ser qualquer uma, incluindo a sua ou a minha. Se bem que na minha não há três patos superdotados chamados Danúbio, Gesonel e Fabrício —na sua há?

“O pato Gesonel não é só mestre dos disfarces, como também é graduado em prefácio pela Academia Intergaláctica de Patos do planeta Hein. Apesar de serem as únicas aves que sabem correr, voar, nadar e soltar raios laser dos olhos, nenhuma ave sai do ovo já sabendo tudo. A jornada de estudos e treinamento desde marreco-mirim até pato veterano é longa e árdua”, continua Lucas, tentando explicar mais sobre os patos da Vovó Juju (esperamos que ele esteja conseguindo).

Toda essa aula sobre aves é porque, logo no começo do “Livro Fenomenal do Irmão do Jorel”, ficamos sabendo que os bichinhos ajudaram a escrever todas as páginas.

Capa do 'Livro Fenomenal do Irmão do Jorel', da editora Harper Collins Brasil - Divulgação

“Ouvi dizer até que Gesonel está pensando em fazer doutorado, para um dia se tornar doutor em disfarces. Já Fabrício sabe fazer os melhores cortes de cabelos, e Danúbio é um ótimo amigo, além de escrever lindas poesias”, acrescenta Lucas. Deu para entender?

Lucas diz que acha bom que agora exista também um livro sobre isso tudo, porque é uma forma de resolver alguns mistérios que ficaram sem resposta na série de TV, tipo qual o melhor filme do ator Steve Magal, o grande ídolo do irmão do Jorel, ou como ser um doidão tão doido quanto Billy doidão.

“O livro fenomenal, que antes de se tornar um livro era apenas o caderno do Irmão do Jorel, é onde ele anotou esses e vários outros segredos nunca antes revelados. Por isso, foi bem fácil criar o livro: a gente só pegou o caderno, fez um monte de cópias e escreveu ‘livro’ na capa”, brinca.

Livro Fenomenal do Irmão do Jorel

  • Preço R$ 49,90
  • Autoria Elena Altheman, Juliano Enrico e Lucas Pelegrineti
  • Editora Harper Collins Brasil
  • Páginas 192

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.