Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

'Sou muito amiga do povo japonês', diz Hello Kitty em entrevista exclusiva

Ela fala sobre imigração japonesa no Brasil e responde perguntas das crianças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 1908, o navio Kasato Maru atracou em Santos, no litoral de São Paulo, trazendo os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil. Os 781 passageiros tinham feito uma viagem de 52 dias, e vinham cheios de esperança de uma vida feliz em um lugar muito distante de casa.

Imigrantes são as pessoas que entram em outro país, seja para ficar só por um período, seja para se estabelecer para sempre. E a chegada do Kasato Maru marca o início desta imigração japonesa no Brasil, celebrada todo dia 18 de junho, há 113 anos.

Para falar desta data tão importante, a Folhinha conversou com Hello Kitty, uma das maiores especialistas em cultura japonesa no mundo. Leitores mandaram perguntas, e ela contou tudo que sabe sobre a relação do Japão com o Brasil, além de dar dicas para quem quer conhecer mais sobre o assunto.

Folhinha entrevista Hello Kitty
A Folhinha conseguiu uma entrevista exclusiva com Hello Kitty - Catarina Pignato

Hello Kitty, a Olivia quer saber se você nasceu no Japão.

Na verdade, eu nasci em Londres, na Inglaterra, mas visito bastante o Japão. Eu sou muito amiga do povo japonês, e fiz tanto sucesso por lá, que acabei me tornando um ícone do Japão no mundo inteiro.

As crianças querem saber algumas coisas pessoais antes de falarmos sobre imigração japonesa. A Cora pergunta se você é um coelho ou um gato, e se você é adulta ou criança.

Eu sou uma menina e tenho cinco anos, meu nome completo é Kitty White. Moro com o papai, a mamãe e tenho uma irmã gêmea chamada Mimmy. Sou do signo de escorpião e meu tipo sanguíneo é o A. Agora tenho uma curiosidade para contar que aposto que você não sabia. Lá no Japão é muito comum perguntarem o seu tipo sanguíneo em vez do seu signo, pois eles acreditam na teoria da personalidade por tipo sanguíneo.

A leitora Pina gostaria de saber se você se acha fofa.

Sim! Me acho muito fofa, igualzinha a você. Adoro fazer amigos e espalhar felicidade.

Várias crianças perguntaram se você vai para a escola e se tem muitos amigos, porque aqui no Brasil, por causa da pandemia, muitas delas têm tido só aulas online.

No momento estou estudando aqui em casa junto com a Mimmy, mas adoro ir para escola e encontrar meus amiguinhos. Minhas matérias favoritas são inglês, música e artes, inclusive pinto quadros muito bonitos. Não fiquem tristes, logo tudo isso irá passar e poderemos voltar a ver nossos amiguinhos novamente. Agora, continuem ficando em casa e lembrem-se que, se precisarem sair, usem a máscara e lavem bem as mãos.

Como é que você veio parar no Brasil?

Gosto de viajar pelo mundo e resolvi conhecer o Brasil junto com a minha família. Quando cheguei por aqui, me apaixonei pela fofura de todas as crianças e isso é o que eu mais gosto no Brasil. Meu lugar favorito aqui é o bairro da Liberdade. Lá você pode encontrar muitas referências da cultura japonesa com um toque especial dos brasileiros.

A Diana gostaria de saber se você gosta de sushi, e qual é seu peixe favorito.

Eu amo sushi, mas o meu prato favorito é a torta de maçã da mamãe.

Aliás, é verdade que os pratos de restaurantes japoneses aqui no Brasil são bem diferentes dos que são servidos no Japão? O temaki existe lá?

Aqui no Brasil existem muitos restaurantes que servem os pratos japoneses iguaizinhos aos que são oferecidos por lá. Sim, claro que tem temaki no Japão! Seria muito legal se um dia vocês pudessem visitar o Japão e experimentar as delícias que tem lá!

Quando os primeiros imigrantes japoneses iam chegando ao Brasil, acontecia de alguns deles sofrerem preconceito de quem já morava aqui. Você acha que isso melhorou e acontece menos hoje em dia?

Eu participei de um café com o Embaixador do Japão e ele me contou que no início da imigração para o Brasil os japoneses e nikkeis (imigrantes japoneses e seus descendentes) sofreram muito por estarem longe de casa, e com um idioma diferente. Mas eles trabalharam muito e, aos poucos, foram se adaptando à região, conquistando a confiança dos brasileiros e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. A maioria dos imigrantes trabalhavam na lavoura, mas, hoje em dia, os nikkeis atuam em várias áreas dentro da sociedade como na política, economia, jurídica, medicina, entre outras. Isso é incrível!

No geral, quais você acha que foram e ainda são as principais contribuições dos imigrantes japoneses para o Brasil?

Me contaram que os imigrantes japoneses e os nikkeis trouxeram para a sociedade brasileira valores japoneses como a dedicação, honestidade, entre outros. Também trouxeram ao Brasil a culinária e o judô. Graças aos nikkeis, que transmitiram a cultura e os valores japoneses, os brasileiros se sentem próximos do Japão. E, assim, o laço entre o Brasil e Japão se aprofunda e isso me deixa muito feliz.

Onde você recomenda que quem se interessa em saber mais sobre o Japão e a imigração japonesa busque informações?

Vocês podem assistir ao vídeo que eu gravei com o embaixador do Japão no Brasil, o senhor Akira Yamada. Foi um bate-papo muito legal onde eu aprendi bastante sobre a comunidade nikkei. Ele está disponível nas redes sociais da Sanrio e da Embaixada do Japão.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.