Descrição de chapéu Páscoa

Conheça 4 curiosidades sobre os coelhos

Você sabia que os dentes deles crescem sem parar?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

1) Dentes que crescem sem parar

Enquanto nós, humanos, temos que cortar as unhas e aparar os cabelos de vez em quando, os coelhos precisam cuidar dos seus dentes, que nunca param de crescer. "Exatamente por isso eles precisam estar sempre roendo coisas, para desgastar esses dentes", explica a veterinária Manu Karsten.

Coelho é mamífero e não bota ovos - zcy - stock.adobe.com

2) Eles roem, mas não são roedores

"Apesar de roerem o tempo inteiro, os coelhos não são roedores, e sim mamíferos da família lagomorfos", ensina a veterinária Manu Karsten. Uma diferença importante entre os lagomorfos e os roedores é que os primeiros (coelhos, lebres etc) têm quatro incisivos na mandíbula superior, e não só dois.

3) Fofinhos, sim, mas pets, não

Manu Karsten sabe que coelhos são muito fofos e quase irresistíveis, mas acredita que eles não são uma boa opção de pets para crianças. "A maioria deles não tem paciência para abraços apertados e beijos. Não dê coelhos nessa Páscoa, pois o números de animais abandonados é muito grande."

4) Ovinhos, só de chocolate

Os coelhos não botam ovos, diferentemente do que se possa pensar por causa da tradição do Coelho da Páscoa. Quando eles vão ter filhos, a coelha fica grávida ("prenhe" é a palavra certa no caso de animais) de, em média, 8 filhotes por vez. E as coelhas podem ter até 5 gestações a cada ano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.