Haddad nega ter decidido congelar plano de 40 km/h
Prefeito diz que só vai 'recalibrar' programa se não surtirem impactos esperados
Pela nova diretriz, conforme apurou a reportagem, só haverá mudanças pontuais, e não iniciativa ampla
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), negou nesta terça-feira (1º) ter tomado a decisão de congelar o plano de redução da velocidade para 40 km/h em vias coletoras da cidade no ano eleitoral de 2016.
Segundo ele, só haverá a revisão do programa se os impactos das medidas já adotadas não surtirem os efeitos esperados no número de acidentes e lentidão do trânsito.
"Deixei claro quando o cronograma foi lançado que nós íamos acompanhar duas variáveis. Primeira, queda dos acidentes, sobretudo com vítimas. Segunda, lentidão do trânsito. As duas variáveis estão em queda. Enquanto isso estiver acontecendo, o programa não será revisto. Se isso se alterar, nós vamos divulgar os resultados e eventualmente podemos fazer uma recalibragem", disse.
Conforme publicou a Folha, a prefeitura adiou a ideia impopular de padronizar a velocidade em 40 km/h nos 2.000 km de vias coletoras (que fazem a ligação das grandes avenidas com as ruas menores dos bairros), que representam 13% do total.
Pela nova diretriz, conforme apurou a reportagem, poderão ser implantadas mudanças pontuais, mas não haverá iniciativa ampla –nem fiscalizada ostensivamente por radares da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A informação foi confirmada por integrante do alto escalão da prefeitura.
A previsão da prefeitura era implantar o plano mais ousado após a redução dos limites para 50 km/h em todas as vias arteriais (avenidas que ligam bairros diferentes, com fluxo intenso e semáforos) –anunciada por Haddad para terminar até dezembro.
Apesar de mencionar a possibilidade de "recalibragem", Haddad chamou de "obra de ficção" a informação de congelamento e disse que poderia repreender e, "no limite", até demitir quem der informação diferente.
Em nota, a CET disse manter as mudanças de velocidade para 40 km/h programadas, mas citou casos pontuais.
Em algumas vias, como em Santana e na Lapa, essa alteração já ocorreu. Segundo a CET, haverá ainda a implantação de "áreas 40" (programa de limites de 40 km/h) em Santo Amaro, Vila Prudente, Campo Limpo, Rio Bonito e Parada Pinto, além da região central de São Miguel Paulista e da Bela Vista.
23 DE MAIO
Nesta terça, começaram a vigorar os novos limites de velocidade nas avenidas do corredor norte-sul. Na 23 de Maio, a máxima caiu de 70 km/h para 60 km/h. Em outros trechos, passou de 60 km/h para 50 km/h.Utum