Crítica - Comédia
Roteiro prioriza ritmo frenético a boas piadas
Insistência em confinar personagens nos banheiros da casa empobrece as possibilidades de 'A Noite da Virada'
Primeiro longa-metragem de Fabio Mendonça, que começou dirigindo séries de televisão, "A Noite da Virada" não se destaca pela inovação ou pela qualidade do humor, mas está um pouco acima da avalanche de vulgaridade que caracteriza a comédia brasileira contemporânea.
O filme é uma adaptação da peça teatral "O Banheiro", escrita por Pedro Vicente nos anos 1990, e transcorre durante uma festa de Réveillon na residência do casal formado por Ana (Júlia Rabello) --uma estressada crônica-- e o roqueiro quarentão Duda (Paulo Tiefenthaler, o maluco beleza do programa "Larica Total", do Canal Brasil).
Ana convida uma multidão para a festa, que tem os ingredientes clássicos: música, bebida, drogas e fofoca. O desembaraço do casal anfitrião contrasta com o ar empertigado e arrogante da segunda dupla que integra o núcleo central de personagens, o casal de vizinhos formado por Rosa (Luana Piovani) e Mario (Marcos Palmeira).
Completam o grupo um casal obcecado por sexo (João Vicente de Castro e Luana Martau) e Sofia (Martha Nowill), irmã de Ana, que não quer ficar sozinha de jeito nenhum naquela noite.
A festa é uma sucessão de confusões nos banheiros da casa (e em um banheiro químico), cujo desfecho dá novos rumos à vida de parte dessa turma. A balbúrdia é movida por um coquetel de revelações, ciúmes, traições, brigas, maledicência e rivalidades. Nada muito surpreendente.
Outra coisa que não surpreende é o clichê do banheiro como palco onde tudo acontece. Os personagens se sucedem sem parar nesse espaço confinado, enquanto quem realmente se esbalda são os convidados "anônimos".
A insistência com o banheiro acaba sendo uma limitação, pois empobrece as situações e as possibilidades que elas poderiam criar.
As confusões não são exatamente engraçadas, com raras exceções. E essas não são trabalhadas como mereceriam, pois o roteiro escolhe claramente o ritmo frenético como valor principal.