Próximo passo do Youtube é fazer cinema para concorrer com Netflix
Plataforma anuncia produção de conteúdo próprio nos EUA e já planeja adaptar modelo ao Brasil
Redes e canais de vídeo populares na internet, como Amazing Pixels e Parafernalha, são parceiros potenciais
Há três semanas, em meio aos "upfronts", eventos para apresentação de novas produções por TVs e agora também por gigantes de internet nos EUA, o YouTube anunciou sua entrada no cinema.
Serão filmes para estrear no próprio YouTube, com parceiras como AwesomenessTV, da DreamWorks, e estrelas de canais da plataformas nos EUA, como Smosh.
Questionado se existe a intenção de trazer o projeto para o Brasil, recorrendo às estrelas locais, Álvaro Paes de Barros, diretor de conteúdo do YouTube no país, confirma que "existem conversas".
Lista até os eventuais parceiros, como a Amazing Pixels, do Jovem Nerd, que "tem projetos interessantes", assim como Felipe Neto, do Parafernalha. E, é claro, "o filme do Porta dos Fundos".
"São projetos de altíssima qualidade, esteticamente sofisticados. Eu gostaria muito de trazer o programa para cá e tirá-los da gaveta, em parceria com os criadores."
Mas tudo vai depender da experiência nos EUA. "É a primeira vez que o YouTube comissiona produção de conteúdo e está todo mundo ansioso pelo resultado", diz, descrevendo "toda a corporação animada, desejosa de que vá para a frente".
Se der certo por lá, o Brasil estará na etapa seguinte, "seguramente, porque é um país muito importante no quebra-cabeças global do YouTube".
Segundo Barros, o objetivo do programa é "que as pessoas busquem no YouTube, cada vez mais, conteúdo de qualidade", em linha com a concorrência de Netflix e, nos EUA, HBO Go. "É uma próxima fase do YouTube."
Ele diz ver com bons olhos a maior disputa em vídeo on-line, porque força o YouTube a buscar mais inovação.
Sem citar o Facebook, que vem sendo criticado por desrespeito ao direito autoral em vídeos postados por usuários, Barros destaca o Content ID. "Talvez o YouTube seja a única plataforma que tenha um sistema tão sofisticado de proteção aos direitos do autor. Para mim, é uma grande conquista destes dez anos."
O executivo afirma não ver problema também na diversificação que vem sendo buscada pelos principais canais do YouTube no Brasil.
Pelo contrário, diz que o avanço de Galinha Pintadinha ou Porta dos Fundos para outros campos "mostra o poder da plataforma para lançar uma nova geração de propriedades intelectuais", como chama os produtores de conteúdo.