Mercado aberto
MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br
Gasto médio no Natal deve cair 4,48%, diz entidade
O gasto médio do brasileiro nas compras do Natal deste ano será 4,48% menor do que em 2013, de acordo com levantamento da Fecomércio-RJ feito em parceria com a consultoria Ipsos.
O tíquete médio neste ano deverá ficar em R$ 290,61. Em 2013, o gasto havia sido de, em média, R$ 304,26.
A pesquisa mostra também que houve uma queda 1,3 ponto percentual na parcela da população que pretende presentear alguém. O índice ficou em 53,6% ante os 54,9% registrados no ano passado.
"Este Natal está condizente com todo o resto do ano, quando o consumidor pôs o pé no freio para manter seu poder de compra", diz Christian Travassos, gerente de economia da Fecomércio-RJ.
As duas entidades responsáveis pelo levantamento estimam que as compras de pelo menos 77 milhões de brasileiros injetarão R$ 22,6 bilhões na economia. "O Natal é um dos maiores estímulos para uma economia desaquecida", afirma Travassos.
Para a maior parte dos entrevistados (86,2%), a forma de pagamento será à vista. "Isso acontecerá porque desta vez menos brasileiros usarão o dinheiro do 13º salário para quitar dívidas", diz.
Outros 10,7% deverão parcelar o valor das compras no cartão de crédito. A intenção de financiar os presentes de Natal será a opção de 10,4% da população.
A pesquisa entrevistou 1.000 brasileiros que residem em 70 cidades do país.
CARTEIRA NA LINHA
O Santander, em parceria com a MasterCard, começa a testar, nesta terça-feira (9), a carteira virtual MasterPass.
Com ela, depois de fazer o cadastro, o cliente não precisa preencher formulários para comprar pela internet.
O consumidor paga após a autenticação com o uso de senha, o que dá mais a segurança da operação, segundo João Pedro Paro, presidente da MasterCard.
"Pode ser com cartão de qualquer bandeira, daí o nome carteira", diz.
A Caixa Econômica Federal já oferece o produto para seus clientes.
"A cada piloto há uma evolução e a navegação é facilitada", afirma Paro. "O desafio é termos todos os emissores e estabelecimentos com a nossa carteira. A meta é chegar aos 12%, que é o percentual das compras on-line hoje no mercado total de transações no país."
Metrópole... O Plano de Ação da Macrometrópole Paulista será apresentado nesta terça (9) pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).
...planejada O pacote prevê R$ 400 bilhões em investimentos até 2040.
Pacto... A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) está entregando aos governadores eleitos, e também para a Presidência da República, um documento com propostas.
...pela gestão Entre elas, estão redução de custos, reforma tributária e transparência.
ACIDENTE NA ESTRADA
O valor das indenizações pagas pelo DPVAT (seguro de trânsito obrigatório) aumentou 25,41% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2013, segundo a Líder, que administra o seguro no país.
Nos nove primeiros meses deste ano, foram concedidas 559.123 indenizações ante as 445.833 de 2013.
São três as linhas de cobertura do seguro para casos de acidentes de trânsito: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas.
Entre elas, a de invalidez permanente representou 76,96% do total de benefícios disponibilizados neste ano, com 430.322 indenizações.
O desempenho do número de pagamentos da linha de cobertura por invalidez é 32,65% superior ao total do período de nove meses de 2013, quando foram pagos 324.387 benefícios.
Para a seguradora, o aumento do número de seguros por acidentes de trânsito no país está relacionado ao crescimento da frota.
O total de veículos avançou 22,3% nos últimos quatro anos, segundo a empresa. A frota de motos subiu 26,3%.
DEPARTAMENTO ESPANHOL
O grupo Ornatus abriu a primeira unidade da marca de acessórios Morana na Espanha há 15 dias. O ponto foi instalado em Málaga, dentro da loja de departamentos El Corte Inglés.
A empresa negocia nesta semana sua segunda unidade com a espanhola.
"Se essas primeiras derem certo, podemos chegar a 40 muito rápido, pois a instalação é simples, já existe a estrutura", diz Jae Ho Lee, presidente do grupo.
"Mas ainda estamos aprendendo a trabalhar nesse modelo. Exige menos funcionários, mas grande parte do faturamento, 36%, fica com o Corte Inglés."
A companhia também deve ampliar sua atuação nos EUA. Hoje, tem apenas um ponto no país. Em quatro meses, deverão ser cinco.
"Fixar-se no exterior diminui os riscos e dá escala. Ainda tem a oportunidade de um empresário árabe, por exemplo, conhecer a marca e se tornar um master franqueado."
R$ 380 milhões
foi o faturamento do grupo Ornatus em 2013
15%
é o crescimento previsto para este ano considerando as lojas novas (cerca de 80)
5%
é a queda prevista quando se consideram apenas lojas que já operavam em 2013 (350)