Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br
Audi projeta produzir 10 mil carros no 1º ano de operação da fábrica no PR
A montadora alemã Audi deverá produzir cerca de 10 mil carros no Brasil em 2016, em sua linha de produção instalada na fábrica da Volkswagen (detentora da marca) em São José dos Pinhais (PR).
A linha, que começará a operar oficialmente no fim deste mês, consumiu R$ 500 milhões em investimentos e tem capacidade para 26 mil veículos por ano. Não há previsão de quando esse limite será atingido.
A produção prevista para 2016, porém, já não deverá ser suficiente para atender a demanda nacional.
Apesar da crise que derrubou as vendas de carros no país em 19% nos sete primeiros meses deste ano, a procura pelos veículos de luxo segue em alta. No mesmo período, as três alemãs do segmento (Audi, BMW e Mercades-Benz) avançaram 29%.
"E agosto foi o melhor mês para as marcas premium no Brasil. Para a Audi, foi o melhor mês na história da empresa", afirma o CEO no país, Jörg Hofmann.
Os emplacamentos da marca chegaram a 1.942 em agosto –alta de 118% na comparação com o mesmo período de 2014–, segundo dados que serão divulgados hoje.
"Mas, se tivéssemos uma economia melhor, com certeza cresceríamos ainda mais."
Hofmann, que credita o resultado positivo à estratégia de investir em concessionárias, marketing e treinamento de funcionários do pós-vendas, projeta uma melhora na economia para o segundo semestre de 2016.
Apesar do desempenho nas vendas, o câmbio deverá impactar de forma negativa o resultado financeiro da Audi.
-
DURMA E ESTUDE
A incorporadora Vitacon investirá R$ 120 milhões em um edifício de dormitórios para alunos da ESPM.
O prédio, cuja construção deverá começar ainda neste ano, terá 325 unidades e será uma parceria com a faculdade, que irá direcionar seus estudantes de fora de São Paulo para o edifício.
"Vamos reter os imóveis e alugar quartos por períodos variáveis, desde prazos curtos até os quatro anos que duram o curso", diz Alexandre Frankel, da Vitacon.
O plano inclui um centro comercial com uma academia e espaço de coworking.
O projeto inicial era erguer um prédio residencial tradicional. Isso mudou depois de um encontro com Emmanuel Dias, da ESPM. A escola terá um porcentual da receita, mas ele não revela quanto será.
Vão ser unidades individuais (com 15 m² ou 20 m²) e compartilhadas (25 m² ou 32 m²), com mensalidades entre R$ 1.000 e R$ 2.500.
300 funcionários
são empregados pela Vitacon
40 lançamentos
foram feitos em cinco anos
-
VITRINE EXPANDIDA
O shopping Taboão, localizado em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e controlado pela Aliansce, iniciará um processo de ampliação que consumirá cerca de R$ 30 milhões na primeira fase.
A etapa envolverá a readequação viária do estacionamento, que passará a ter nove acessos (hoje são cinco).
Os aportes incluirão os projetos técnicos e de engenharia para a expansão das lojas, prevista para 2016 –o valor não engloba o custo da obra.
"Considerando contratos para unidades que abrirão neste semestre, nossa vacância hoje é zero", diz o superintendente, Carlos Alcântara.
Com a retração no varejo, no primeiro semestre, 13 das 205 operações do shopping foram substituídas por outros lojistas. No mesmo período de 2014, foram apenas duas.
"Na maioria dos casos, a troca ocorreu de forma consensual [entre lojistas e shopping]. A ocupação [dos espaços] mostra que há varejistas aproveitando oportunidades mesmo na crise", diz.
Com 19 shoppings, a Aliansce tem 78% do Taboão.