Pequenos estabelecimentos emitem cartões próprios
Dentistas, cantinas e pet shops já oferecem o serviço para atrair mais clientes
Iniciativa pode reduzir a inadimplência, com o fim do fiado, e clientes ainda ganham descontos
Aos moldes de varejistas e companhias aéreas, pequenos estabelecimentos como clínicas odontológicas, cantinas escolares e pet shops, também passaram a oferecer cartões de crédito próprios com o objetivo de atrair e manter seus clientes.
O movimento é impulsionado pelo surgimento de companhias especializadas em atender pequenas empresas interessadas no serviço.
A rede de franquias Carto imprime e gerencia cartões a partir de um lote mínimo de 100 unidades. A ideia da empresa é que eles substituam os cadernos dos lojistas usados para anotar as contas em aberto, o fiado. A prática, comum no interior, leva a prejuízos por falta de pagamento, diz Enio Cursino, diretor comercial da empresa.
O serviço é usado por papelarias, clínicas de estética, mercados e pet shops. São cerca de 600 estabelecimentos que oferecem a seus consumidores cartões pré-pagos, pós-pagos e de fidelidade.
No modelo oferecido pela Carto, o lojista é quem faz a análise sobre o limite de crédito que cada cliente terá direito a utilizar.
Para isso, ele usa informações fornecidas pela empresa a respeito do histórico do consumidor. Assim, ele assume o risco de calotes. Os cartões só são usados na loja que os emitiu.
DESCONTOS
A rede de clínicas odontológicas Sorridents lançou neste ano um cartão em parceria com a empresa de serviços financeiros Sorocred.
Segundo Cleber Soares, vice-presidente da Sorridents, uma das motivações foi a busca pela redução na inadimplência dos clientes.
Cerca de 6.000 pacientes já têm o cartão, que dá descontos em serviços da rede e é aceito em outras lojas.
A auxiliar administrativa Adriana Vieira, 31,fez o cartão de crédito de olho na redução na mensalidade que paga para a manutenção de seu aparelho odontológico.
Antes, ela recebia um boleto de R$ 98 em casa e, após o pagamento no banco, tinha de levá-lo à clínica para mostrar que havia sido pago.
Agora recebe faturas mensais de R$ 75.
RELAÇÃO AFETIVA
Algumas empresas buscam conquistar espaço nas carteiras dos consumidores com programas de fidelidade. É o caso do Instituto PET Brasil, organização de apoio ao mercado varejista do setor pet, que lançou neste mês seu cartão próprio em parceria com a administradora Credz.
O cartão é distribuído em pet shops, mas seu uso não é restrito a lojas do segmento.O dinheiro gasto dá direito a pontos que podem ser doados a ONGs que cuidam de animais ou trocados em pet shops parceiras do programa.
A empresa possibilita ainda que o cliente estampe no cartão de crédito a imagem de seu animal de estimação.
A meta do Instituto PET Brasil é colocar no mercado 18 mil cartões em um ano.
A relação afetiva com o cartão de crédito também vem sendo explorada por companhias de outros setores.
O cartão pré-pago da Gaviões da Fiel, a torcida organizada do Corinthians, foi lançado recentemente em parceria entre MasterCard e Acesso.
As companhias também têm um pré-pago para sócios do Bahia e cartões personalizados com temas dos jogos eletrônicos Angry Birds e MiniMundos.