Game 'Sunset Overdrive' é ode ao 'nonsense'
Jogo de Xbox One tenta resgatar a diversão de títulos antigos e dá pouca importância ao roteiro
Poucas coisas fazem sentido no mundo de "Sunset Overdrive", game de ação em terceira pessoa que será lançado nesta terça (28) exclusivamente para Xbox One. E isso não é algo ruim.
O novo título da Insomniac Games se passa num futuro em que as pessoas foram transformadas em mutantes após beberem uma marca de energético. Simples assim --o foco é a diversão de jogar o título e não o roteiro, dizem os desenvolvedores.
A missão do jogador é sobreviver ao apocalipse (extremamente colorido, em contraste com cenários de games típicos de fim do mundo, mais sombrios) enfrentando monstros, outros sobreviventes e robôs malignos.
Essa dinâmica provavelmente teria se mostrado chata e repetitiva se não fossem as habilidades sobrenaturais da protagonista de correr pelas paredes e deslizar sobre corrimões, no melhor estilo dos jogos de skate da série "Tony Hawk".
Tudo isso ao som de muito punk rock e com um arsenal de armas surrealistas como lançadores de ursinhos de pelúcia explosivos. Para Marcus Smith, diretor-criativo na Insomniac, isso significa uma "volta as raízes" dos games, a busca pela diversão em vez de tentar "transformar os jogos em filmes de cinema".
"Sunset Overdrive" é repleto de boas sacadas. Faz referências a outros produtos da indústria de entretenimento e por vezes tira sarro de sua própria estrutura narrativa.
A mistura de elementos da cultura pop se reflete nas roupas e nos acessórios dos personagens, que podem vestir desde camiseta e calça jeans até máscaras de lutadores e armaduras medievais.
Lançado nesta terça por R$ 199, "Sunset Overdrive" rende pouco mais de dez horas de jogo, algumas risadas e sequências explosivas que seriam a cara de uma animação criada por Michael Bay, de "Transformers".