Prada inaugura complexo de arte em Milão
Com programação que vai de exposições a exibição de filmes, novo local não receberá desfiles do ícone da moda
Centro cultural tem 19 mil m² e foi construído em uma área antiga da cidade, preservando elementos da arquitetura
Eles adornam corpos bronzeados com produtos luxuosos desde 1913, fornecem ternos elegantes e sapatos de solas vermelhas a astros e estrelas e criaram um império de US$ 10 bilhões com mais de 300 lojas em todo o mundo.
Mas o mais ambicioso projeto da Prada até o momento nada tem a ver com produtos têxteis: é a Fondazione Prada, espécie de centro cultural e museu. "Não queremos poluir a fundação com moda", diz Patrizio Bertelli, diretor-executivo do conglomerado e marido da principal estilista, Miuccia Prada. "Seria explorar os artistas, e eles não gostam de ser usados como ferramenta de propaganda."
Estabelecida em 1993, a instituição montou exposições itinerantes para artistas, de Anish Kapoor a Steve McQueen, encomendou instalações a nomes como Carsten Höller e Thomas Demand, organizou simpósios de filosofia, produziu filmes de arte e publicou 40 livros e catálogos –foi até convidada a entregar o Turner, o mais importante prêmio de arte britânico.
Quatro anos atrás, a fundação estabeleceu uma galeria permanente no Grande Canal de Veneza e neste ano inaugurou uma sede nova em uma velha destilaria na parte sul de Milão, com 19 mil metros quadrados.
Mesmo assim, vista de fora, a única indicação da presença da Fondazione Prada é uma torre dourada que se projeta por sobre os telhados da antiga destilaria. A torre exigiu o uso de quatro quilos de ouro, simplesmente aplicado à superfície.
Dentro do complexo, uma galeria de vidro cria uma vitrine para a atual mostra de estátuas clássicas, com silhuetas musculosas. O local é encimado por um segundo espaço, projetado sobre estrutura metálica e grossa viga exposta. Esses momentos de tensão se repetem em todo o espaço, onde o novo e velho se equilibram sem colidir.
A fachada pode se abrir como uma caixa de 30 metros de comprimento, para permitir que filmes sejam exibidos a céu aberto, e o mesmo vale para a parede de vidro da galeria –o que cria um espaço com a dimensão perfeita para a instalação de uma passarela para desfiles (Bertelli insiste, porém, que não há planos para realizar esse tipo de evento no local, defendendo a separação entre igreja e Estado que vigora na Prada).
Embora seja um local atraente para passar o dia (a entrada custa € 10), a questão é se essa nova cidadezinha da arte realizará o potencial do espaço. Dado o ritmo com que formula desfiles e sua capacidade de reunir famosos do mundo das artes, Prada provavelmente fará com que a ideia funcione. O que Miuccia quer, Miuccia tem.