Mostra 'Verão Otaku' reúne clássicos da animação nipônica no CCSP

Crédito: Reprodução Cena da animação 'O Rapaz e o Monstro', de Mamoru Hosoda
Cena da animação 'O Rapaz e o Monstro', de Mamoru Hosoda

RICARDO AMPUDIA
DE SÃO PAULO

O Centro Cultural São Paulo começa nesta terça (16) o "Verão Otaku". Até 23/1, a mostra de animação japonesa faz sessões diárias de filmes e maratonas de séries para fãs do universo anime, mas serve também de oportunidade aos iniciantes no assunto.

Entre os destaques está o longa "O Rapaz e o Monstro" –traduzido na mostra como "O Garoto e o Demônio"–, de Mamoru Hosoda, conhecido por ter criado a série Digimon.
A trama conta a história de Kyuta, um órfão perdido nas ruas de Tóquio que acaba encontrando uma passagem para uma outra dimensão.

Lá, ele encontra Kumatetsu, guerreiro besta-fera que lembra um urso e é conhecido pela impaciência e pelo temperamento explosivo.

Os dois desenvolvem uma conflituosa relação de pai e aprendiz, até que Kyuta tem de usar suas habilidades de guerreiro iniciante para salvar o mundo das trevas.

O filme, de 2015, recebeu o prêmio de melhor animação da Academia Japonesa de Cinema e concorreu no festival de San Sebastián.

A mostra também traz clássicos como o apocalíptico "Akira" (1988), obra obrigatória para entender o anime.

O filme conta a história de uma gangue de motoqueiros que esbarra em um projeto ultrassecreto do governo japonês que pode levar o mundo à Terceira Guerra Mundial. Cabe a eles, como em toda boa animação japonesa, salvar o mundo das trevas.

Outro clássico é de Hayao Miyazaki, um dos maiores diretores da animação no país.

"Nausicaä do Vale do Ventos", de 1984, se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde florestas de fungos e plantas venenosas ameaçam o que sobrou da humanidade. A princesa de um reino sobrevivente se encanta com a vida na mata e se propõe a entendê-la, em vez de destruí-la.

A tônica de crítica social à beligerância e o respeito à natureza sagrada das coisas são pontos fundamentais na obra do mestre japonês.

"Nausicaä" é um dos primeiros longas da carreira de Miyazaki e é considerado a pedra fundamental do universo do estúdio Gibhli, de onde saíram sucessos mundiais como "Meu Vizinho Totoro" e "A Viagem de Chihiro", vencedor do Oscar de melhor animação de 2003.

Para os veteranos, haverá maratonas das séries "One Punch Man" e "Usagi Drop".

VERÃO OTAKU
ONDE CCSP - r. Vergueiro, 1.000
QUANDO De 16 a 23/1 - 15 às 19h
QUANTO grátis

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.