'Não nos resignamos a viver na América Latina', diz cineasta argentina

Diretora participou de debate organizado pela Folha, após sessão de pré-estreia do filme 'Zama'

Diana Lott
São Paulo

A diretora Lucrecia Martel comparou os personagens de seu novo filme, “Zama”, com os de seu primeiro longa, "Pântano", e afirmou que o ponto em comum entre eles é o fato de que não se conformam em viver na América Latina.

“A classe média branca argentina, que eu conheço bem e a qual eu pertenço, é composta de pessoas que não se resignam em viver aqui”, disse durante debate organizado pela Folha, na terça-feira (28), no Espaço Itaú do Shopping Frei Caneca (SP), após sessão de pré-estreia.

“São pessoas que estão prestando atenção em atentados na Europa, em acontecimentos nos Estados Unidos; que vão a Miami fazer compras”, afirmou.

Diretora Lucrecia Martel em debate após sessão de pré-estreia do filme 'Zama'
Diretora Lucrecia Martel em debate após sessão de pré-estreia do filme 'Zama' - Folhapress

O roteiro de “Zama” foi escrito por Lucrecia a partir do romance homônimo de Antonio di Benedetto (1922-1956). A obra conta a história de Diego de Zama (interpretado pelo ator mexicano Daniel Giménez Cacho), um burocrata espanhol do século 18 que quer deixar a colônia e aguarda uma transferência que nunca vem.

A frustração do protagonista, que depende da boa vontade de seus hierárquicos superiores para se reunir com a sua família, dita o ritmo do filme, que se desenvolve em meio a paisagens bucólicas do atual Paraguai.

Para Íris Kantor, professora de história da USP, que participou do debate, a obra capta o tipo sociológico do funcionário da colônia que vive uma espécie de desterro. “Embora Zama seja um crioulo [descendente de europeu nascido na América do Sul], ele é um americano que já se encontra em um contexto de tomada de consciência de sua condição de inferioridade perante os espanhóis”, afirma.

Sua angústia exemplifica o “mercado de expectativas” criado pelos colonizadores, segundo a professora. “A Coroa espanhola concedia benefícios de forma desigual aos seus agentes do sistema metropolitano desde o início da colonização”, disse. 

COLONIZADOS

Uma das preocupações de Lucrecia foi mostrar os personagens índios e negros de uma forma diferente da “representação da submissão total, com a qual crescemos e estamos acostumados”.

A decisão de interpretar a escrava africana Malemba não foi fácil, afirmou a atriz brasileira Mariana Nunes durante o debate.

“É muito difícil e complexo fazer uma personagem como essa nos dias de hoje”, disse. Por outro lado, contou ter visto características que diferenciavam Malemba da figura tradicional da escrava que a motivaram a participar do projeto.

“Apesar de ser muda e de o papel ser pequeno, a Malemba mostra suas vontades de forma muito clara no filme”, afirmou.

“Ela fugiu de seus antigos donos, quer se casar [mesmo sendo escrava] e enfrenta o personagem de Zama olhando-o nos olhos." Segundo Mariana, a maioria dos roteiros que recebe tem personagens negros que são submissos —"infelizmente”, diz.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.