Descrição de chapéu Oscar 2018 Oscar

Veja os 10 momentos mais marcantes da cerimônia do Oscar

Noite foi marcada por piadas contidas e discursos inflamados

Os atores Sam Rockwell, Frances McDormand, Allison Janney e Gary Oldman empunham suas estatuetas
Os atores Sam Rockwell, Frances McDormand, Allison Janney e Gary Oldman empunham suas estatuetas - FREDERIC J. BROWN/AFP
Guilherme Genestreti
São Paulo

Apenas cinco anos atrás, o apresentador do Oscar, da ocasião, Seth McFarlane entoava uma música enumerando atrizes que já tinham mostrado os seios em cena: Meryl Streep, Nicole Kidman, Angelina Jolie... 

Na cerimônia do último domingo (4), sob o amparo dos movimentos #MeToo e Time’s Up, a apresentação foi inflamada nos discursos e contida nas troças. Na falta de uma gafe retumbante como a do ano passado, sobraram piadas que não pegaram e alguns poucos momentos marcantes.

Saiba 10 momentos mais marcantes

LEVANTA, TODO MUNDO
No palco, Frances McDormand pediu que as mulheres indicadas se levantassem. "Nos convide a seus escritórios, senhores, e falaremos sobre os nossos projetos."

IRRITANDO A CASA BRANCA
Jimmy Kimmel brincou que Trump só aprova "Corra!" até a parte em que os brancos morrem, e que "Me Chame pelo Seu Nome", com temática gay, foi feito para incomodar o vice, Mike Pence.

MULHER-FRANQUEZA
Ao ser convidada a distribuir brindes ao público de um cinema, Gal Gadot (atriz de 'Mulher-Maravilha') foi bem sincera: "Isso aqui é muito melhor que o Oscar".

'HOMEM PERFEITO'
Além de zombar de Harvey Weinstein, Kimmel acrescentou que a estatueta do Oscar é o único homem confiável em Hollywood: "Suas mãos estão onde se pode ver e ele não tem pênis".

 
SATURADO
A decoração do cenário, cheia de cristais e brilhos, foi desancada por Jane Fonda, que citou seu "Barbarella": "Me lembra do Orgasmotron", disse, referindo-se à máquina espalhafatosa do filme.

SONHADORES
Lupita Nyong'o e Kumail Nanjiani fizeram loas pró-imigrantes. Ela lembrou que sua família veio do Quênia; ele, do Paquistão. "Os EUA são formados por sonhadores", disseram, em alusão aos "dreamers" (imigrantes sob ameaça de deportação). 

JET SKI NAUFRAGA
O autor do discurso mais curto ganharia um jet ski. A piada não pegou. Vencedor em fotografia, Roger Deakins fez pouco: "Melhor eu pensar em algo a dizer ou vou ganhar aquele jet ski".

ELES VOLTARAM
Em menção à gafe do ano passado, Warren Beatty e Faye Dunaway foram novamente chamados a apresentar a categoria de melhor filme. 

ELAS TAMBÉM
Vítimas de assédio por Weinstein, Salma Hayek, Ashley Judd e Annabella Sciorra foram ao palco apresentar um vídeo em que membros de minorias falavam de representatividade.

QUASE JULES RIMET
Frances McDormand teve o seu Oscar furtado no baile pós-cerimônia. Segundo relatos, o ladrão, flagrado, o devolveu instantes depois.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.