Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha para as crianças apresenta ópera 'Sheherazade'

O 11º volume com gravação da obra de Rimsky-Korsakov chega às bancas em 29/4

Artista do Mariinsky Ballet dança em versão de ‘Sheherazade’ no Segerstrom Center for the Arts, nos EUA  Natasha Razina/Divulgação
Artista do Mariinsky Ballet dança em versão de ‘Sheherazade’ no Segerstrom Center for the Arts, nos EUA - Natasha Razina/Divulgação
Cristiane Martins
São Paulo

É possível uma história ser contada com tanta força a ponto de o ouvinte se apaixonar pelo narrador? A jovem Scheherazade, de olho no coração do rei da Pérsia, acredita que sim.

Ela é protagonista da trama que leva seu nome e é tema do 11º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças. A edição chega às bancas em 29/4.

"Sheherazade" dá ao pequeno leitor a chance de conhecer, por meio de uma versão ilustrada e outra orquestral, o mundo de "As Mil e Uma Noites", clássico que reúne contos a partir do século 9º do Egito, Mesopotâmia, Índia e Pérsia.

O enredo se passa no palácio do rei da Pérsia, que está em busca de uma mulher para casar. A tarefa se mostra árdua para ele, pois se aborrece com todas as pretendentes. Certo dia, conhece a jovem Scheherazade.

Ela ouviu dizer que, para conquistar o coração do rei, é preciso prender a sua atenção até que ele adormeça. Logo, a jovem decide lhe contar várias histórias, começando pela do marinheiro Simbad.

O rei fica fascinado pela capacidade de sua pretendente de contar (e emendar) histórias, uma a uma, todas as noites antes de dormir. Será que eles ficarão juntos?

Dedicação, a força das palavras e romantismo são alguns dos temas apresentados ao jovem leitor na Coleção Folha.

Esse volume, que inclui passatempos para o pequeno leitor, traz também um CD com a versão de "Sheherazade" para orquestras composta pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). A gravação é da Sinfônica de Seattle, sob regência do americano Gerard Schwarz. A obra também foi adaptada para o balé.

O compositor foi oficial da Marinha russa por muitos anos, o que leva à transposição de sons do mar para suas obras. Na suíte "Sheherazade", violoncelos simulam o balançar do navio, e pizzicatos (pinçadas em instrumento de corda) remetem a respingos.

Rimsky-Korsakov queria escrever uma peça que apenas lembrasse o clássico árabe. A versão em balé estreou em 1910 na Ópera de Paris e alcançou bastante sucesso graças à beleza harmônica e à coreografia com traços orientais.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.