Descrição de chapéu música

Rappers alemães acusados de antissemitismo ganham prêmio e causam polêmica

Kollegah e Farid Bang fazem referência ao campo de extermínio nazista na canção '0815'

AFP | AFP

Uma polêmica cresceu neste sábado (14), na Alemanha, após uma dupla de rap —acusada de antissemitismo— receber um prêmio no Dia da Lembrança do Holocausto. 

Na letra da canção, eles se comparam com presos de Auschwitz. 

Os rappers alemães Kollegah e Farid Bang fazem referência ao campo de extermínio nazista na canção "0815", na qual dizem que seus corpos estão "mais definidos que o de um preso de Auschwitz".

Na quinta-feira (12), eles venceram o prêmio Echo na categoria Hip-Hop/Urbano, após venderem mais de 200 mil cópias de seu álbum "Jovem, Brutal e Belo 3".

Os dois rappers disseram que rejeitam qualquer forma de antissemitismo e Kollegah ofereceu ingressos gratuitos "por toda a vida" para os fãs judeus da dupla.

Os rappers alemães Kollegah & Farid Bang durante performance no Echo Music Awards 2018T
Os rappers alemães Kollegah & Farid Bang durante performance no Echo Music Awards 2018T - AFP

Mesmo assim, as letras da música geraram um forte debate na Alemanha. 

O ministro alemão de Justiça, Heiko Maas, disse que tais "provocações antissemitas" são "simplesmente repugnantes". "É uma vergonha que este prêmio tenha sido entregue no Dia da Lembrança do Holocausto".

"Agora na Alemanha alguém é recompensado por depreciar as mulheres, por exaltar a violência e por fazer piada das vítimas de Auschwitz", disse o presidente do Congresso Judeu Mundial ao jornal Bild Ronald Lauder. 

"O fato de que responsáveis da indústria musical premiem tais comentários com a desculpa da arte e da liberdade de expressão é escandaloso", declarou Josef Schuster, presidente do Conselho Central de Judeus na Alemanha.

Antes dos rappers vencerem o prêmio Echo, o Comitê Internacional de Auschwitz disse que sua presença na cerimônia de premiação era "um tapa na cara dos sobreviventes do Holocausto".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.