Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz, em versão bilíngue, três contos de Virginia Woolf

Sexto volume da série de clássicos da língua inglesa chega às bancas em 13/5

Escritora britânica Virginia Woolf - Reprodução
Cristiane Martins
São Paulo

Obras da escritora britânica Virginia Woolf suscitam a seguinte dúvida: como a descrição de um fato tão trivial como o caminhar até uma loja de luvas pode ser tão envolvente e significativo?

O sexto volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, que chega às bancas no domingo (13), traz três contos da autora que ampliam essa percepção por meio de um mergulho na mente dos personagens —o chamado fluxo de consciência.

Woolf (1882-1941), referência do feminismo na literatura, inovou na linguagem e fugiu do formato tradicional de narrativas. A falta de linearidade e o uso de detalhes aparentemente banais levam o estudante da língua inglesa a aprender palavras e formatos de escrita.

A edição traz ao leitor os contos em versão bilíngue, com textos de cada idioma lado a lado, o que permite uma comparação rápida do original e da tradução. Há ainda as versões em PDF e em áudio.

"A sra. Dalloway em Bond Street", esboço da obra-prima "Mrs. Dalloway", de 1925, abre o volume. O conto narra o percurso de Clarissa Dalloway até uma loja a fim de comprar luvas. A princípio, nada de extraordinário ocorre, mas surge aos poucos o valor das ruas londrinas e das pessoas com as quais a protagonista cruza.

O monólogo interior, presente no primeiro conto, surge de forma amena no segundo conto, "A Dama no Espelho". A história, protagonizada pela casa vazia de Isabella Tyson, descreve objetos que sugerem um estilo de vida e uma personalidade da moradora, mas a realidade outra é.

Já o terceiro, "A Duquesa e o Joalheiro", mostra a relação do joalheiro Oliver Bacon com a Duquesa de Lambourne, um viciada em jogos endividada.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.