Descrição de chapéu Livros

Conto de Edgar Allan Poe traz narrativa de pânico e horror à Coleção Folha

Sétimo volume da série de clássicos da língua inglesa chega às bancas em 20/5

O escritor e poeta Edgar Allan Poe (1809-49) - W.S Hartshorn/The Library of Congress
Cristiane Martins
São Paulo

"Eu estava abatido —abatido até a morte com aquela longa agonia; e quando finalmente me desacorrentaram e me permitiram sentar, senti que estava perdendo os sentidos."

A dor, o medo da morte e a esperança de escapar são os principais temas do conto "O Poço e o Pêndulo", de Edgar Allan Poe (1809-49). A trama faz parte do sétimo volume da Coleção Inglês com Clássicos da Literatura.

A edição, que chega às bancas no domingo (20/5), traz o conto em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, o que possibilita ao estudante de língua inglesa comparar rapidamente o original e a tradução.

O volume da Coleção Folha também dá acesso a uma plataforma digital, com versões da trama em PDF e em áudio.

Edgar Allan Poe era um escritor prolífico: produziu em diversos estilos, entre os quais conto, poesia ("O Corvo" é o poema mais famoso), ensaio e romance ("A Narrativa de Arthur Gordon Pym"). Curiosamente, foi na Europa que surgiu o reconhecimento do autor americano.

Pioneiro no gênero de romance policial, Poe se dedicava a narrativas de mistério, amor e morte, carregadas de doenças e segredos obscuros da mente humana.

Do mesmo modo, distanciava-se do senso comum na construção de seus personagens: comportamentos desviantes e obsessivos.

"O Poço e o Pêndulo", conto tema do sétimo volume da Coleção Folha, foi escrito em 1842 e narra o sofrimento de um prisioneiro condenado à morte que é torturado pela Inquisição Espanhola. Em um ambiente inóspito, claustrofóbico, carregado de pânico e horror, a realidade e a alucinação se alternam.

A narrativa em primeira pessoa e a linguagem detalhista aproximam o leitor das angústias do protagonista. O conto não traz um elemento sobrenatural, comum em suas obras, mas a lacuna é preenchida pela descrição profunda da mente do protagonista.

A edição permite que o estudante da língua inglesa tenha contato com um vocabulário rico em verbos e adjetivos que remetem à ansiedade e ao medo da morte iminente, por exemplo.

Poe exige uma leitura bastante atenta, mas "altamente recompensadora, já que estamos diante de um autor que conseguiu descrever os elementos misteriosos com uma linguagem que flerta com a linguagem científica", afirma o jornalista e consultor desta Coleção Folha, Manuel da Costa Pinto.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.