Descrição de chapéu
Livros

Livro revela autor que ainda há de romper eixo Rio-São Paulo

Paraibano Roberto Menezes assina 'Palavras que Devoram Lágrimas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

ALFREDO MONTE
São Paulo

Palavras que Devoram Lágrimas

  • Preço R$ 38 (120 págs.)
  • Autoria Roberto Menezes
  • Editora Patuá

O paraibano Roberto Menezes, professor de física teórica, é uma das grandes revelações literárias dos últimos anos, porém não logrou romper os muros do Rio de Janeiro e de São Paulo para escritores "regionais".

Agora a Patuá edita uma segunda versão de seu romance "Palavras que Devoram Lágrimas", bastante alterada com relação à primeira (publicada na Paraíba), inclusive no aspecto gráfico. Mas os dois pilares narrativos se mantêm.

O primeiro é o sequestro de um vereador por sua ex-esposa, a protagonista, numa situação à Stephen King (é vasto o universo de referências no texto). Maria obriga seu prisioneiro a ficar com as pálpebras abertas, costura sua boca e divide com ele um coquetel de remédios tarja preta —o objetivo é fazê-lo ler o que escreve no computador.

"Palavras que Devoram Lágrimas" é o texto digitado por Maria. Como ela mesma afirma, é "uma fabricadora de frases de tirar o fôlego".

O segundo pilar narrativo é o relato de como Maria vai lixando as camadas da parede do quarto, dos sete anos de casamento. Cada camada traz associações, ganhando apelidos: temos bege leite condensado, verde anágua, azul inferno (que domina o relato) e por aí vai...

A parte final mostra o efeito dos remédios e adquire um tom alucinatório.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.