Descrição de chapéu Artes Cênicas

Arrigo e Paulo Barnabé resgatam projeto com Itamar

Irmãos criam musical sobre a banda Navalha; Denise Assunção faz a persona do irmão morto

Thales de Menezes
São Paulo

Em 1979, Arrigo Barnabé ganhou o Festival Universitário da MPB, promovido pela TV Cultura. Foi o marco zero da Vanguarda Paulista, movimento que misturou música popular e som experimental. Na banda estavam seu irmão, Paulo, e Itamar Assumpção (1949-2003)

Quase 40 anos depois, os irmãos se reúnem nesta sexta (29) para o musical "Banda Navalha, um Espanto!", que conta a história de um fértil período de convivência dos três, anos antes do festival.

Navalha era um quarteto que trazia também Antonio Carlos Tonelli. Em 1974, eles alugaram uma chácara de frente para a represa Billings, em São Paulo, onde ensaiaram por quase um ano.

Buscavam um repertório para tocar nos bares do Bexiga, então o bairro boêmio paulistano. Mas a Navalha não vingou. "Estávamos nesse processo, aí o Itamar teve uma filha e avisou que precisava ganhar dinheiro. Então entregamos a casa e cada um foi fazer suas coisas", diz Arrigo.

Ele entrou no festival da TV Cultura com as músicas "Infortúnio" e "Diversões Eletrônicas", que foi a vencedora. Nos anos seguintes, cada um trilhou caminhos diferentes de inquietude sonora.

Arrigo e Itamar seguiram carreiras solo celebradas. Paulo criou a Patife Band, ainda em atividade e fazendo música de vanguarda. "O Paulo é o baterista nos dois álbuns seminais da Vanguarda Paulista. Meu primeiro, 'Clara Crocodilo', e o primeiro do Itamar, 'Beleléu, Leléu, Eu', em 1980", diz Arrigo.

Foi de Paulo a ideia de resgatar músicas da Navalha, que praticamente não gravou. A exceção é a trilha para uma pornochanchada de 1976, "A Ilha das Cangaceiras Virgens".

A cantora Denise Assunção foi convidada para fazer no palco a persona do irmão Itamar, morto em decorrência de um câncer há 15 anos. Estarão no show os músicos Paulo Lepetit, Mario Manga e Vitor Cabral. A cantora Neuza Pinheiro, vocalista nas músicas de Arrigo no festival da Cultura, fará uma participação.

"Tentaremos mostrar como era o clima na chácara, que teve uma fase bem natureba, de fogueira e violão, e depois muito trabalho com banda", conta Paulo. Uma das músicas é "Tô Tenso", única composição que Arrigo, Paulo e Itamar escreveram juntos, como trio.


Banda Navalha, um Espanto!

Sexta (29), às 21h, no Sesc Belenzinho, r. Padre Adelino, 1.000, tel. (11) 2076-9700. Ing.: R$ 6 a R$ 20.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.