Diretor François Ozon volta a se esbaldar na perversidade

'O Amante Duplo', que estreia na quinta (21), repete as obsessões do francês

O diretor Francois Ozon posa para foto com as atrizes Marine Vacth (esq.) e Geraldine Pailhas - Regis Duvignau - 16.mai.2013/Reuters
GUILHERME GENESTRETI
São Paulo

O cineasta François Ozon já passeou pela comédia escrachada, pelo drama de época e pelo fantástico. Mas seu DNA é outro. Revolve em torno de mulheres algo perturbadas em suspenses eróticos e despudorados.

"O Amante Duplo", que estreia nesta quinta (21), é um Ozon em estado puro. Chloé (Marine Vacth) é uma jovem sexualmente reprimida que tem auxílio do psicólogo Paul (Jérémie Renier), por quem acaba se apaixonando. Encerrado o tratamento, ela busca outro terapeuta, Louis, o irmão gêmeo e de personalidade oposta sobre quem Paul nunca havia comentado.

O tema do duplo, ancorado na figura dos irmãos gêmeos, é o mote para que o diretor francês se esbalde nos temas que parecem ser os seus favoritos, como a perversidade e complexidade da luxúria.

"Não quero me entediar, não tenho interesse em filmar uma longa conversa de casal num café", diz o cineasta à Folha, desancando o clichê do que se entende por um filme francês. "Prefiro falar de conflitos internos, de perversões. É mais interessante até como composição da cena."

Em "O Amante Duplo", que competiu no Festival de Cannes do ano passado, isso significa despir Vacth e Renier enquanto seus personagens cruzam as raias da sanidade.

O gosto pelo perverso foi o que fez a geração de diretores a que Ozon pertence despontar na virada do século 21.

Em texto que ficou famoso na revista Artforum, o crítico James Quandt chamou a onda de novo extremismo francês, um movimento cinematográfico que propunha uma resposta narcisista, dosada por sexo e violência, como resposta ao colapso das ideologias. Nesse balaio ele também incluiu Bruno Dumont, Catherine Breillat e Gaspar Noé.

No caso de Ozon, em particular, isso deságua no fetiche por deixar a câmera rente à pele dos atores, revelando gotas de suor, pelos arrepiados e marcas de um desejo que tem força insuportável.

"É porque os corpos não mentem", explica o cineasta. "E estar perto da pele é a melhor forma de se chegar à verdade desses corpos todos."

Para o papel de Chloé, o francês voltou a escalar Marine Vacth, atriz de 27 anos que interpretou uma prostituta adolescente em "Jovem e Bela" (2013), também de Ozon. "Não era a minha primeira opção", diz.

"Na minha cabeça, ela ainda era aquela menina, e eu precisava de uma mulher. Mas nesse período ela ficou mãe, achei que já tinha maturidade suficiente."

A atriz se junta a nomes como Jeanne Moreau, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert nessa longa lista de protagonistas femininas da carreira do diretor de 50 anos.

"Como homem, fica mais fácil trabalhar com mulheres porque crio um distanciamento", diz. "E acho atrizes mais espertas do que atores."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.