Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz conto da autora americana Edith Wharton em edição bilíngue

'Os Outros Dois', 14º volume da coleção, chega às bancas no domingo (8)

Casa de campo da escritora Edith Wharton (1862-1937) - Julio Abramczyk/Folhapress
CRISTIANE MARTINS
São Paulo

O divórcio na virada do século 20 é tema de "Os Outros Dois", 14º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, que chega às bancas no domingo (8/7).

O conto é apresentado em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, permitindo que o estudante de língua inglesa compare rapidamente o original e a tradução. O volume dá acesso a uma plataforma digital, com versões em PDF e em áudio.

"Os Outros Dois" foi escrito em 1904 pela escritora americana Edith Wharton (1862-1937). A autora frequentava a alta burguesia nova-iorquina do fim do século 19 antes de abandonar o país e seu marido, para desembarcar em Paris; onde, de longe, encontrou o estilo de sua escrita.

Wharton, que sempre questionou sua classe de origem em sua produção, apresenta em "Os Outros Dois" uma história permeada por tensões e inseguranças, porém, com o decoro tradicional da época.

Traz também reflexões sobre as consequências sociais do divórcio e temas feministas, apresentando uma protagonista em seu terceiro casamento --um fato impressionante para uma mulher daquela época.

No enredo, Alice casa-se com o sr. Waythorn, seu terceiro marido, que acolhe com alegria ela e sua filha, Lily. Uma sequência de acontecimentos faz com que ele passe a se encontrar com os ex-maridos de Alice, que lida bem com a situação. É partir daí que o atual companheiro dele passa a entender os motivos que levaram a sua mulher a divorciar-se duas vezes.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.