Descrição de chapéu Livros

Coleção Folha traz adaptação do bailado 'Dafne e Cloé', de Ravel, para os pequenos

O 26º volume da coleção chega às bancas no domingo (19)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estudantes de dança ensaiam para o espetáculo 'Dafne e Cloé', em Berlim - Fabrizio Bensch/Reuters
São Paulo

O 26º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (19/8), apresenta ao pequeno leitor uma versão adaptada do bailado "Dafne e Cloé", do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937).

No enredo, os jovens pastores Dafne e Cloé estão apaixonados. Certo dia, um grupo de piratas sequestra Cloé após invadir a festa de celebração da nova estação. Dafne, desesperado, pede ajuda às ninfas e a Pã, deus da primavera, para que traga sua amada de volta.

A narrativa é carregada de romantismo, de personagens da mitologia grega, da luta contra o mal, da superação de obstáculos e do poder da intervenção divina.

Festas regadas à cantoria, danças e brincadeiras tomam conta na obra.

"Dafne e Cloé" estreou em 1912 com libreto inspirado no romance pastoril homônimo do escritor grego Longo de Lesbos, que viveu no século 2 d.C, e coreografia e cenografia assinada por Mikhail Fokine (1880-1942). A parceria conturbada levou três anos para ser concluída.

A composição foi feita após uma proposta do empresário Sergei Diaghilev (1872-1929), da companhia de balé russa Ballet Russes, sediada em Paris. Ravel também assina a música do volume 20 da Coleção Folha: "Mamãe Gansa". A Coleção Folha oferece além do livro, atividades lúdicas como "encontre as 5 diferenças" entre desenhos do deus Pã.

Disponibiliza também um CD com gravação do poema sinfônico executado pela MDR Rundkunkchor (Leipzig)/Orchestre National de Lyon, sob regência do maestro alemão Jun Märkl; e explica a relação entre trechos da história e faixas do álbum do volume.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.