Descrição de chapéu Livros

'O Oficial Prussiano', de D. H. Lawrence, é lançado em volume bilíngue

Conto do escritor inglês é o 19º volume da coleção que chega às bancas no domingo (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A impossibilidade de um capitão aceitar seus sentimentos por seu jovem assistente faz com que a violência tome o lugar do que poderia ser afeto.

O conto "O Oficial Prussiano", de 1914, escrito pelo inglês D. H. Lawrence (1885-1930), é tema do 19º volume da Coleção Folha Inglês com Clássicos da Literatura, que chega às bancas no dia 12 de agosto.

O escritor inglês D.H. Lawrence e sua mulher, Frieda, durante viagem de navio ao Egito - Reprodução

O conto integra a fase mais questionadora do escritor. Autor de clássicos como "O Amante de Lady Chatterley", Lawrence é considerado um dos grandes nomes do modernismo inglês, ao lado de Virginia Woolf (1882-1941), Joseph Conrad (1857-1924) e E. M. Forster (1879-1970).

A narrativa descritiva de "O Oficial Prussiano" percorre diversos temas psicanalíticos, como a repressão dos desejos, os abusos de poder decorrentes das tensões sexuais e os mecanismos de defesa que surgem como consequência dos impulsos reprimidos.

No enredo, o protagonista é um aristocrata prussiano, altivo e dominador. Nunca se casou, pois seu cargo não lhe permitia, mas às vezes tinha uma ou outra amante. Por sua vez, seu assistente, um jovem de 23 anos, estava comprometido com uma mulher.

O capitão passa a impedir que o subordinado se dedique ao seu relacionamento, os desejos latentes e mútuos ganham novos contornos e a história caminha para um final trágico.

O conto é apresentado na Coleção Folha em versão bilíngue, com textos lado a lado em cada idioma, permitindo que o estudante de língua inglesa compare o original e a tradução para o português.

O volume dá acesso a uma plataforma digital, com versões em PDF e áudio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.