Pinturas de amigo inspiram suíte 'Quadros de uma Exposição'

28º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças e chega às bancas no domingo (26)

Cristiane Martins
São Paulo

Dois amigos percorrem uma mostra de pinturas e encontram ali inspiração para outras formas de arte. Este é o enredo do 28º volume da Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças, que chega às bancas no domingo (26/8).

A peça de 1874 foi escrita para piano pelo russo Modest Mussorgsky (1839-81), que conseguiu recuperar a inspiração que lhe faltava ao visitar a exposição de pinturas de seu amigo Viktor Hartmann (1834-73).

Mussorgsky o homenageia escolhendo uma dezena de telas expostas e destinando a cada uma delas canções da suíte "Quadros de uma Exposição". Há referências, por exemplo, a trovadores, quebra-nozes, catacumbas e lendas russas.

Na versão ilustrada apresentada ao pequeno leitor, o personagem Modest, um compositor com bloqueio criativo, recebe a visita do amigo Viktor, que o convida a ver seus quadros expostos. À medida que o protagonista vê as obras, sua inspiração volta: começa ali mesmo a imaginar melodias.

O 28º volume inclui também atividades lúdicas para as crianças e um CD com uma gravação de nove faixas do compositor Mussorgsky com o pianista húngaro Jenö Jandó.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.