'Minha música não era para ser em português', diz Ed Motta, que lança disco

Com músicas em inglês, 'Criterion of the Senses' saiu em vinil e CD na Europa e no Japão

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São Paulo

Aconteceu na sexta (21), na Europa e no Japão, o lançamento —em vinil, CD e plataformas digitais— do disco “Criterion of the Senses” (critério dos sentidos) do cantor e compositor Ed Motta, 47. No Brasil, o trabalho é encontrado somente em iTunes, Spotify, Deezer e outras.

Segundo o artista, que falou à Folha por telefone, o lançamento em vinil é resultado do sucesso recuperado pelo formato. “Desde 2012, na Europa, meus discos em vinil vendem, no final de meus shows, muito mais do que os CDs. No Brasil, a gravadora disse que apenas a versão digital resolveria.”

Ed Motta em show em Porto Alegre em 2017
Ed Motta em show em Porto Alegre em 2017 - Junior Careca /Fotoarena/Folhapress

Em outubro, Motta, dará início a uma turnê de dois meses por países europeus, com 17 shows. O Brasil deve assistir à apresentação do disco, com oito faixas autorais e letras em inglês, a partir de 2019.

Questionado sobre o motivo das letras em inglês, respondeu: “Preciso ser honesto com aquilo que eu escuto e com o que meu toca-discos me ensinou nesses anos todos. Sempre achei que, idiomaticamente, minha música não era para ser em português.”

No disco, Motta —que completa 30 anos de carreira— diz que buscou “expressar um pouco de tudo” o que já teve de experiência com música. 

O artista começou em uma banda de soul e funk aparecendo em programas de TV, antes de gravar discos experimentais jazzísticos, compor trilhas para cinema e teatro, além de atacar com uma pegada mais pop em rádios.

Meticuloso durante o processo de gravação, Motta disse ser obsessivo. Trocou inúmeras vezes de microfones e misturou válvulas novas com velhas em amplificadores até encontrar o som que deseja.

“Esse disco é uma espécie de tapeçaria chinesa de estúdio. Adoro música espontânea, como a dos discos do selo Blue Note, gravados, às vezes, em apenas um dia. Mas também tenho obsessão por uma coisa perfeita de estúdio, quase asséptica. Ficamos mais velhos e cada vez mais chatos”, diz.

O músico dedicou bastante tempo à timbragem do disco, além da composição e do arranjo. “No Brasil, virei o ‘neto do João Gilberto’. Coloco o estúdio a serviço do arranjo.”

Entre as oito músicas do álbum, “Lost Connection to Prague” é um groove que remete a Al Jarreau, “Novice Never Notice”, um tema jazz-funk, mostra forte influência da banda Steely Dan, mas nem de longe chega a ser uma imitação. 

“The Required Dress Code” é um típico rock direcionado para adultos, caracterizado por sonoridade rica e repleta de camadas. A faixa favorita do artista é “X1 in Test”. 

“Ela traz a coisa da harmonia que adoro, com guitarras e pianos em camadas, tecendo uma tapeçaria interessante.” 

Mais etérea, “The Tiki’s Broken There” traz um solo de clarone de Ademir Junior. “Your Satisfacion Is Mine” celebra a música que Motta cresceu ouvindo, e continua a ouvir, o soul e o funk tradicionais.
 

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