Descrição de chapéu
Walter Carvalho

Aperto dos vagões lotados era o mesmo dos personagens de 'Central do Brasil'

Diretor de fotografia lembra da realização do filme, que completa 20 anos

Fernanda Montenegro no set de 'Central do Brasil', de Walter Salles, em foto  feita pelo diretor de fotografia Walter Carvalho.

Fernanda Montenegro no set de 'Central do Brasil', de Walter Salles, em foto feita pelo diretor de fotografia Walter Carvalho. Walter Carvalho

Walter Carvalho

O cineasta Walter Carvalho foi diretor de fotografia de 'Central do Brasil', filme dirigido por Walter Salles que completa duas décadas neste ano e ganha exibição especial na Mostra de São Paulo

Leia a seguir o depoimento do cineasta e veja fotos inéditas do set cedidas por ele.

 

Quando leio um roteiro para filmar procuro antes de tudo saber se aquele projeto exprime questões humanistas.

Recordo-me quando da primeira leitura do roteiro de 'Central do Brasil' compreendi na largada tratar-se de um filme sobre a descoberta do afeto. Me encantei.

Mergulhei imediatamente no projeto com Waltinho Salles para encontrar os caminhos que me levassem a construção da imagem cromática do filme.

Passei a frequentar a estação Central do Brasil de câmera em punho documentando o universo da arquitetura e da imensa população usuária, um verdadeiro mar de gente que desembarca dos trens superlotados todas as manhãs, e a volta frenética no final de cada dia para casa depois do trabalho.

Durante o período de conceituação observei que de dia a luz natural espargia pelas frestas do teto alto uma insuficiente e tímida luminosidade, e à noite as luminárias sem lâmpadas mal iluminavam os espaços entre barracas, quiosques e os acessos às sombrias plataformas de embarque.

Foi desse convívio que aos poucos encontrei o viés para construção da luz do filme. Passei a trabalhar no ambiente sem interferir e de maneira quase invisível com pequenos refletores escondidos atrás de colunas e portas.

Aos poucos fomos entendendo que o aperto dos vagões superlotados bem como de seus acessos e dos cubículos de suas casas nos levou a apertar o quadro do cinema usando lentes mais fechadas. Como se todos estivessem espremidos em seus próprios mundos.

Quando Dora (Fernanda Montenegro) se aproxima de Josué (Vinicius de Oliveira) e os dois avançam na direção do centro do Brasil, as lentes generosamente vão abrindo seus ângulos como se abrangência panorâmica dessas lentes abrisse também o coração dos personagens.

A câmera sem enfeite, sem filtros de efeitos e sem nenhum verniz para embelezar a imagem, agora enquadra a paisagem árida do sertão nordestino, a paisagem agora é ampla e o limite e o horizonte, é o Brasil profundo.

Central do Brasil é um filme necessário.

 

Central do Brasil
Direção: Walter Salles. Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira. 12 anos.
Mostra: ter. (30), às 21h, no Espaço Itaú -Augusta

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.