Descrição de chapéu Livros

Serial killer pede carona na coleção Grandes Diretores

'O Mundo Odeia-Me', de Ida Lupino, chega às bancas em 14/10

Frank Lovejoy, Edmond O’Brien, e William Talman em ‘O Mundo Odeia-me’
Frank Lovejoy, Edmond O’Brien, e William Talman em ‘O Mundo Odeia-me’ - Divulgação
Cristiane Martins
São Paulo

Dois amigos pegam a estrada para pescar e, num determinado momento, dão carona a um estranho que os tornará reféns e forçará a dupla a levá-lo para o México, além de cometer crimes.

O clima claustrofóbico domina "O Mundo Odeia-Me", de 1953, da cineasta e atriz inglesa radicada nos EUA Ida Lupino. O longa é tema do 12º volume da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, edição que chega às bancas em 14/10.

No filme, Emmett Myers (William Talman) é um psicopata que tornará refém a dupla de amigos Roy Collins (Edmond O'Brien) e Gilbert Bowen (Frank Lovejoy). O roteiro foi inspirado na história de William Cook, serial killer que matou seis pessoas que lhe deram carona em 1950.

O longa passa por um estudo de personagem e da relação entre os dois amigos. Há uso de closes e aproximações até o rosto dos atores, principalmente de Talman, com ecos de vilões como Norman Bates, de "Psicose" (1960).

Ida, que morreria aos 77 anos em 1995, atuou em mais de uma centena de filmes e foi além. Assumiu a direção na Hollywood dos anos 1950, época em que havia poucas mulheres na função. Estavam circunscritas a segmentos como figurino, roteiro e edição, além, obviamente, das atrizes.

Suas produções eram baratas, pouco conhecidas, embora bem construídas. Dirigiu cinco filmes independentes entre 1949 e 1953. Quatro deles foram protagonizados por mulheres. Tratou em seus longas de temas como estupro, assassinato e bigamia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.