Morre ex-doméstica e poeta que ficou conhecida em saraus paulistanos

Em seus poemas, Tula Pilar Ferreira dedicou-se a temas como erotismo e racismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A poeta Tula Pilar Ferreira
A poeta Tula Pilar Ferreira - Reprodução/Facebook
 
São Paulo

Morreu, nesta quinta (11), aos 48 anos, a poeta e escritora mineira Tula Pilar Ferreira.

A família informou por meio de página no Facebook que a provável causa de sua morte foi um problema cardiorrespiratório.

Ex-empregada doméstica, Ferreira declamava seus poemas em saraus tradicionais de São Paulo, como o da Cooperifa e do Binho. Publicou livros como “Palavras Inacadêmicas” e "Sensualidade de Fino Trato".

Mãe de três filhos, tinha como uma de suas maiores inspirações a obra de Carolina Maria de Jesus. Erotismo, racismo e luta de classes eram temas frequentes em sua obra.

Em entrevista à Folha, em 2016, ela falou sobre sua ídola: "Comparo a vida de Carolina de Jesus com a minha. Nós tivemos três filhos e criamos eles sozinhas. A diferença é que ela passa fome enquanto adulta e eu, criança. O mesmo tipo de fome. De revirar o lixo. Catar frango podre e levar pra minha tia cozinhar. Eu não tenho vergonha de falar."

No poema "Sou uma Carolina", conta parte de sua trajetória: "Sou uma Carolina/ Trabalhei desde menina/ Na infância lavei, passei, engraxei…/Filhos dos outros embalei" (...) "Hoje uso salto alto/ Vestido decotado, meio curto e com babados/ Estou na sala de estar/ No meu sofá aveludado".

A poeta também trabalhou vendendo, nas ruas de São Paulo, edições da revista Ocas, onde publicou pela primeira vez um poema.  

Com a notícia de sua morte, Tula foi homenageada por diversos artistas nas redes. A cineasta Tata Amaral disse: "Puxa, que tristeza! Tula foi uma artista incrível, vital e bem humorada".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.