Descrição de chapéu Leonardo da Vinci, 500

Justiça italiana reafirma empréstimo de obras de Da Vinci ao Louvre

Países vizinhos disputam obras do renascentista para mostras nos 500 anos de sua morte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A Justiça italiana autorizou nesta quarta (16) o empréstimo de várias obras de Leonardo Da Vinci ao Museu do Louvre, incluindo o "Homem Vitruviano", que uma associação de defesa do patrimônio não queria que deixasse o território italiano.

O tribunal administrativo regional do Veneto rejeitou o recurso da associação Italia Nostra, constatando que seu pedido "não foi suficientemente fundamentado", abrindo caminho para o empréstimo das obras para o museu de Paris para uma grande exposição dedicada ao artista da Toscana, que será inaugurada em 24 de outubro.

'Homem Vitruviano', de Leonardo da Vinci - Reprodução

O tribunal argumentou que a escolha do governo italiano de emprestar as obras, em um acordo com a França, deveu-se "à notável importância global da exposição, à aspiração do país em maximizar seu potencial de sua herança, bem como o valor da cooperação e do intercâmbio entre Estados".

A ação movida pela Italia Nostra, que estima que a saída do Homem Vitruviano da Itália viola o código de propriedade cultural italiano, fez com que a justiça suspendesse seu empréstimo ao Louvre no dia 8 de outubro.

Na sua decisão, o TAR também suspendeu o acordo assinado no final de setembro em Paris entre o Ministério da Cultura italiano e o Louvre para a troca de obras de Leonardo da Vinci e do pintor Raphael.

Segundo este acordo, Roma emprestará ao museu de Paris cinco obras de Leonardo da Vinci para a grande exposição comemorativa dos 500 anos da morte do mestre renascentista, realizada no Louvre de 24 de outubro a 24 de fevereiro de 2020.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.